PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Suely Terezinha de Liz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Personalidade |
0-19349 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Concepções de personalidade nas principais teorias psicológicas. Construção social e cultural da personalidade. |
OBJETIVO GERAL |
Identificar a contribuição das teorias da personalidade para a compreensão da realidade humana. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer o processo de constituição das diferentes teorias da personalidade; - Compreender os aspectos filosóficos e antropológicos que mediaram o surgimento da evolução da ideia de pessoa; - Identificar os vínculos da noção de personalidade com o desenvolvimento histórico do homem; - Compreender diferenças e estabelecer uma reflexão critica sobre diferentes modelos de teorias de personalidade e métodos característicos de pesquisa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I- Introdução ao estudo das teorias de Personalidade. |
30 |
2 |
UNIDADE II – Perspectiva Psicanalítica. |
10 |
3 |
UNIDADE III – Perspectiva Behaviorista. |
10 |
4 |
UNIDADE IV – Perspectiva da Gestalt. |
10 |
5 |
UNIDADE V – Perspectiva Fenomenológica-Existencial. |
10 |
6 |
UNIDADE VI – Perspectiva Histórico-Cultural. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: trabalho em grupo – grupo de reflexão sobre os autores da teorias da Personalidade e a relação com suas histórias de vida. |
Estratégias:Aula Expositiva e Dialogada(AED) Trabalho em Grupo (TG). Seminário (SEM) Estudo Dirigido (ED). Atividades práticas extraclasses (APE) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre os conhecimentos teóricos aprendidos, e os fenômenos psicológicos. Realizar análise crítica a respeito de suas observações da realidade e questões relacionadas a Personalidade. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilizar em suas vivências acadêmicas conceitos sobre personalidade: cultura, constituição social, construção histórico-social, nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstrar cuidado ético com os conceitos/realidade trabalhados, avaliações e atividades realizadas; Participação em sala de aula, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia indicada, postura ética e comprometida |
|||||||||||
OUTRAS |
A Avaliação Integrativa será uma questão a ser respondida nos dias de seminários de estágio. Avaliação Integrativa (1,5) |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² - Seminários de Estágios. |
Outras |
x |
x |
x |
1.5 |
13/11/2023 |
|
|
||||
Avaliação 01 – Seminário mais trabalho escrito. |
2,3,4,5,6. |
x |
x |
x |
3.0 |
28/09/2023 |
|
|
||||
Avaliação 02- Prova Teóricos. |
2,3,4,5,6. |
x |
x |
x |
2.0 |
20/11/2023 |
x |
27/11/2023 |
||||
Avaliação 03- Participação nos Seminários. |
2,3,4,5,6. |
x |
x |
x |
2.0 |
28/09/2023 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 200 p. ISBN 857307909-6 |
|||||||||||
2 |
BOYD, Denise; BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre Artmed 2011 |
|||||||||||
3 |
DAINE E. PAPALIA. Desenvolvimento Humano. 13º. 2013 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CASTORINA, José Antonio; FERREIRO, Emília; LERNER, Delia; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky: novas contribuições para o debate. 6.ed. São Paulo: Editora Ática, 2000. 175 p. (Série Fundamentos) 18954 ISBN 850805653-2 |
|||||||||||
2 |
JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1986. 223 p (Obras Completas De C G Jung) 17383 |
|||||||||||
3 |
KLAUS, Marshall H.; KENNELL, John H.; KLAUS, Phyllis H.; HOLFMEISTER, Maria Rita. Vínculo: construindo as bases para um apego seguro e para independência. Porto Alegre: Artmed, 2000. 187 p. ISBN 8573075775 |
|||||||||||
4 |
JUSTO, Henrique. Carl Rogers: teoria da personalidade aprendizagem centrada no aluno. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Santo Antônio, 1975. 131 p. |
|||||||||||
5 |
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2001. 168 p. ISBN 853237620. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |