PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Priscila Schneider |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Gestalt |
0-17553 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Psicologia da Gestalt: histórico, autores e proposições teóricas. Teoria de campo. Teoria organísmica. Gestalt terapia: fundamentos filosóficos e conceituais, visão de saúde-doença, métodos e técnicas de intervenção. |
OBJETIVO GERAL |
Avaliar as contribuições das teorias Gestálticas em seus diversos momentos históricos junto a Psicologia. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Caracterizar a Psicologia da Gestalt, considerando seus determinantes históricos, sociais e científicos; - Analisar as proposições teóricas da psicologia da Gestalt, da Teoria de Campo e da Teoria Organísmica; - Examinar a emergência da Gestalt Terapia e seus fundamentos filosóficos e conceituais; - Avaliar a visão de homem e de saúde-doença da Gestalt Terapia; - Avaliar os métodos e técnicas de intervenção, junto a cuidados éticos na atuação profissional junto a perspectiva gestáltica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Psicologia da Gestalt |
12 |
2 |
Teoria de Campo |
8 |
3 |
Teoria Organísmica |
8 |
4 |
Gestalt Terapia |
52 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TG - Trabalho em grupo; OF - Oficinas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da psicologia da gestalt; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção da Psicologia da Gestalt. Observações consistentes dos processos psicológicos em foco. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados e receberão nota zero. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.5 |
28/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 01 – Conceitos das primeiras teorias da Gestalt |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.5 |
05/09/2024 |
x |
19/09/2024 |
||||
Avaliação 02 – Conceitos GT |
4 |
x |
x |
x |
2.5 |
31/10/2024 |
x |
21/11/2024 |
||||
Avaliação 03 – Estudo de caso GT |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
14/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Dramatização – técnicas de intervenção |
4 |
x |
x |
x |
1.5 |
05/12/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
D`ACRI, Glagys; LIMA, Patrícia Orgler, Sheila. Dicionário de gestalt-terapia: gestaltês. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2007. 227p. ISBN 9788532303820 |
|||||||||||
2 |
FRAZÃO, Lilian Meyer; FUKUMITSU, Karina Okajima. Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2013. 181p. ISBN 9788532309082 |
|||||||||||
3 |
PERLS, Frederick; HEFFERLINE, Ralph; GOODMAN, Paul. Gestalt-terapia. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1997. 266 p. ISBN 853230625x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SHEILA MARIA DA ROCHA ANTONY. Gestalt-Terapia - Cuidando de Crianças – Teoria e Arte. Editora Juruá 2012 ISBN 978853623939-2 |
|||||||||||
2 |
PERLS, Frederick S. Gestalt-terapia explicada: "gestalt therapy verbatim". São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1977. 371 p. ISBN 8532300316 |
|||||||||||
3 |
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Vade-mécum de gestalt-terapia: conceitos básicos. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 184p. ISBN 9788532303011 |
|||||||||||
4 |
LUCCA, Fernando J. de. A estrutura da transformação: teoria, vivência e atitude em Gestalt-terapia à luz da sabedoria organística. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 253p. ISBN 9788532308047 |
|||||||||||
5 |
GINGER, Serge. Gestalt: a arte do contato. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. 270p. ISBN 9788532634238 |
|||||||||||
6 |
PENNA, A.G. Introdução ao gestaltismo. Rio de Janeiro: Imago, 2000. |
|||||||||||
obs:Link para revista da abordagem gestáltica (com artigos de Gestalt, fenomenologia e existencialismo): http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php@p0script=sci_serial&pid=1809-6867&lng=pt&nrm=iso Vídeos: https://www.youtube.com/watch@p1v=jnCktDtX7vk&t=8s https://www.youtube.com/watch@p2v=rktVKesIHEA Gênese Fenomenológica da Gestalt-terapia: https://www.youtube.com/watch@p3v=PDsEBL47FpE&t=111s Sugestão de Filmes: "Feitiço do Tempo", "O Gênio Indomável", "A pessoa é para o que nasce", “Demonstração de Atendimento de Fritz Perls 1 e 2” https://www.youtube.com/watch@p4v=__mvB8jRo1w e https://www.youtube.com/watch@p5v=zoOL67inaG8 |
Para a atenticação do plano de ensino |