PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Joseane de Oliveira Luz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia e Pessoas com Deficiência/Altas Habilidades |
0-17554 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Psicologia, sociedade e deficiência. Evolução histórica e aspectos psicossociais da deficiência. Tipos de deficiências. Preconceito, estigma, estereótipos e valores humanos. Reabilitação. Integração/inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho. Deficiência e sexualidade. Altas Habilidades. Políticas Públicas. |
OBJETIVO GERAL |
Aprofundar conhecimentos psicossociais no âmbito das pessoas com deficiência/altas habilidades e suas especificidades, para assegurar o processo de inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender a deficiência/ altas habilidades em seus determinantes históricos sociais; Identificar a deficiência/ altas habilidades na sociedade atual e as possibilidades de atuação da psicologia com esta população; Conhecer as principais deficiências existentes; Conhecer as políticas públicas e principais paradigmas relacionados às pessoas com deficiência/altas habilidades. Compreender as barreiras relacionadas as deficiências; Apresentar propostas de intervenção sobre inclusão das pessoas com deficiência/altas habilidades nos diferentes âmbitos da sociedade; Identificar possibilidades de atuação da psicologia no processo de reabilitação/habilitação das pessoas com deficiência; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Evolução histórica e aspectos psicossociais da deficiência |
08 |
2 |
Deficiência/ altas habilidades na sociedade atual, possibilidades de atuação da psicologia e cuidados éticos |
08 |
3 |
Principais deficiências existentes |
12 |
4 |
Barreiras relacionadas as deficiências |
10 |
5 |
Políticas públicas e principais paradigmas relacionados às pessoas com deficiência/altas habilidades |
10 |
6 |
Atuação da psicologia no processo de reabilitação/habilitação das pessoas com deficiência |
12 |
7 |
Propostas de intervenção sobre inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho das pessoas com deficiência/altas habilidades |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Textos; Construção de diários de campo e projeto de intervenção. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; Elaboração de projetos de intervenção |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimentos avaliados conforme participação nas aulas, busca de leituras complementares e avaliações escritas, relacionados aos aspectos psicossociais no âmbito das pessoas com deficiência/altas habilidades e suas especificidades. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Habilidades para trabalhos em grupos. Articulação da teoria com a prática relacionada à atuação da psicologia e pessoas com deficiência/altas habilidades. Produção de documentos de acordo com as normas da ABNT. |
|||||||||||
ATITUDES |
Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, trabalho em grupo, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. Leitura sistemática dos textos trabalhados em aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Diário de Campo e Observação |
06 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 – Entrega do Projeto de Intervenção Fundamentado |
1,2,3,4 e 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Apresentação do Projeto de Intervenção |
1,2,3,4 e 5 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Prova Individual |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
COLL, César; PALACIOS, Jesús; MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1996. 1069 ISBN 85-7307-119-2 |
|||||||||||
2 |
CRUZ, Mafalda Luzia Coelho Madeira da. Crianças com necessidades especiais: importância da intervenção essencial para o desenvolvimento emocional e afetivo. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 113p. ISBN 9788536238159 |
|||||||||||
3 |
PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; BAHIA, Sara. Criatividade na escola: o desenvolvimento de potencialidade, altas habilidades/superdotação (AH/SD) e talentos. Curitiba: Editora Juruá, 2013. 201p. ISBN 9788536242699 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALVIM, Cristina Gonçalves; GUIMARÃES, Fabiano Gonçalves; MEINBERG, Niriana Lara Santos; AGUIAR, Larissa Tavares; CAETANO, Lívia Cristina Guimarães; CARRUSCA, Loyane Cabral; CAETANO, Luciana Machado; LABANCA, Ludimila; FONSECA, Nathália de Magalhães; PAULO, Rafael Antônio Madeira; TAGLIAFERRI, Thaysa Leite. A avaliação do desenvolvimento infantil: um desafio interdisciplinar. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.1 sup. , p. 51-56, jan. 2012. |
|||||||||||
2 |
BATES, Janet. Trabalhando com alunos superdotados, talentodos e com altas habilidades: Janet Bates, Sarah Munday. São Paulo: Galpão editora, 2007. 133p. ISBN 9788599311066 |
|||||||||||
3 |
COHEN, Claudio. Bioética: pesquisa e deficiência. Boletim de Psicologia, São Paulo, v.51, n.115 , p. 151-158, jul. 2001. |
|||||||||||
4 |
DINIZ, Débora. Autonomia reprodutiva: um estudo de caso sobre a surdez. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.19, n.1, jan. 2003, p.175-181. |
|||||||||||
5 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE.. Política nacional de saúde da pessoa com deficiência. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 23 p. |
|||||||||||
6 |
Gesser, M.; Bo¨ck, G. L. K.; Lopes, P.H. (ORGs). Estudos da deficie^ncia: anticapacitismo e emancipac¸a~o social. Curitiba : CRV, 2020. 248 p. |
|||||||||||
obs:Outras bibliografias podem ser indicadas no decorrer do semestre. |
Para a atenticação do plano de ensino |