Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia e Pessoas com Deficiência/Altas Habilidades - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Joseane de Oliveira Luz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia e Pessoas com Deficiência/Altas Habilidades

0-17554

4

80


EMENTA

Psicologia, sociedade e deficiência. Evolução histórica e aspectos psicossociais da deficiência. Tipos de deficiências. Preconceito, estigma, estereótipos e valores humanos. Reabilitação. Integração/inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho. Deficiência e sexualidade. Altas Habilidades. Políticas Públicas.


OBJETIVO GERAL

Aprofundar conhecimentos psicossociais no âmbito das pessoas com deficiência/altas habilidades e suas especificidades, para assegurar o processo de inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender a deficiência/ altas habilidades em seus determinantes históricos sociais; Identificar a deficiência/ altas habilidades na sociedade atual e as possibilidades de atuação da psicologia com esta população; Conhecer as principais deficiências existentes; Conhecer as políticas públicas e principais paradigmas relacionados às pessoas com deficiência/altas habilidades. Compreender as barreiras relacionadas as deficiências; Apresentar propostas de intervenção sobre inclusão das pessoas com deficiência/altas habilidades nos diferentes âmbitos da sociedade; Identificar possibilidades de atuação da psicologia no processo de reabilitação/habilitação das pessoas com deficiência;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Evolução histórica e aspectos psicossociais da deficiência

08

2

Deficiência/ altas habilidades na sociedade atual, possibilidades de atuação da psicologia e cuidados éticos

08

3

Principais deficiências existentes

12

4

Barreiras relacionadas as deficiências

10

5

Políticas públicas e principais paradigmas relacionados às pessoas com deficiência/altas habilidades

10

6

Atuação da psicologia no processo de reabilitação/habilitação das pessoas com deficiência

12

7

Propostas de intervenção sobre inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho das pessoas com deficiência/altas habilidades

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Textos; Construção de diários de campo e projeto de intervenção.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; Elaboração de projetos de intervenção


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimentos avaliados conforme participação nas aulas, busca de leituras complementares e avaliações escritas, relacionados aos aspectos psicossociais no âmbito das pessoas com deficiência/altas habilidades e suas especificidades.

HABILIDADES

Habilidades para trabalhos em grupos. Articulação da teoria com a prática relacionada à atuação da psicologia e pessoas com deficiência/altas habilidades. Produção de documentos de acordo com as normas da ABNT.

ATITUDES

Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, trabalho em grupo, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. Leitura sistemática dos textos trabalhados em aula.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Diário de Campo e Observação

06

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02 – Entrega do Projeto de Intervenção Fundamentado

1,2,3,4 e 5

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03 – Apresentação do Projeto de Intervenção

1,2,3,4 e 5

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação Prova Individual

1,2,3,4,5,6,7,8

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5,6,7,8

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

COLL, César; PALACIOS, Jesús; MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1996. 1069 ISBN 85-7307-119-2

2

CRUZ, Mafalda Luzia Coelho Madeira da. Crianças com necessidades especiais: importância da intervenção essencial para o desenvolvimento emocional e afetivo. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 113p. ISBN 9788536238159

3

PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro; BAHIA, Sara. Criatividade na escola: o desenvolvimento de potencialidade, altas habilidades/superdotação (AH/SD) e talentos. Curitiba: Editora Juruá, 2013. 201p. ISBN 9788536242699


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALVIM, Cristina Gonçalves; GUIMARÃES, Fabiano Gonçalves; MEINBERG, Niriana Lara Santos; AGUIAR, Larissa Tavares; CAETANO, Lívia Cristina Guimarães; CARRUSCA, Loyane Cabral; CAETANO, Luciana Machado; LABANCA, Ludimila; FONSECA, Nathália de Magalhães; PAULO, Rafael Antônio Madeira; TAGLIAFERRI, Thaysa Leite. A avaliação do desenvolvimento infantil: um desafio interdisciplinar. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.1 sup. , p. 51-56, jan. 2012.

2

BATES, Janet. Trabalhando com alunos superdotados, talentodos e com altas habilidades: Janet Bates, Sarah Munday. São Paulo: Galpão editora, 2007. 133p. ISBN 9788599311066

3

COHEN, Claudio. Bioética: pesquisa e deficiência. Boletim de Psicologia, São Paulo, v.51, n.115 , p. 151-158, jul. 2001.

4

DINIZ, Débora. Autonomia reprodutiva: um estudo de caso sobre a surdez. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.19, n.1, jan. 2003, p.175-181.

5

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE.. Política nacional de saúde da pessoa com deficiência. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 23 p.

6

Gesser, M.; Bo¨ck, G. L. K.; Lopes, P.H. (ORGs). Estudos da deficie^ncia: anticapacitismo e emancipac¸a~o social. Curitiba : CRV, 2020. 248 p.

obs:Outras bibliografias podem ser indicadas no decorrer do semestre.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática