PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Luciana Genuino Machado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Sistêmica |
0-17552 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Gênese das teorias sistêmicas. Paradigma sistêmico. Investigação, intervenção e recursos instrumentais de teorias sistêmicas. Contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia. |
OBJETIVO GERAL |
Caracterizar as contribuições da história, método e teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e como profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar determinantes históricos da gênese das teorias sistêmicas; - Identificar e caracterizar as principais teorias sistêmicas; - Observar fenômenos sistêmicos interdisciplinares em constante interação com o ambiente, exercendo autonomia, forma de organização e adaptação através de suas interações; - Conhecer e aplicar conceitos básicos, método de investigação, intervenção e recursos instrumentais derivados das teorias sistêmicas, em vista a ética no cuidado. - Caracterizar a evolução histórica e as principais contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Teorias Sistêmicas e seus determinantes históricos, gênese e conceitos básicos. |
16 |
2 |
Modelos de Investigação; |
16 |
3 |
Métodos de Intervenção; |
16 |
4 |
Recursos Instrumentais; |
12 |
5 |
Evolução Histórica das teorias sistêmicas e o cuidado ético profissional; |
12 |
6 |
Principais contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimentos avaliados conforme participação nas aulas, manifestados através de comunicação clara, objetiva e de significativa ao tema em discussão. Apresentação de visão sistêmica do conteúdo e coordenada no decorrer do processo, com capacidade de análise e síntese do conteúdo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Realização das atividades propostas com coesão e clareza. Articulação e síntese na busca de materiais complementares para acompanhar o conteúdo proposto. Criatividade e organização na utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Pró-atividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais. |
|||||||||||
OUTRAS |
Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura da bibliografia indicada. Atitude ética perante todo o grupo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1 |
x |
x |
x |
1.5 |
28/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 01 – Avaliação escrita. |
1,2 |
x |
x |
x |
2.5 |
12/09/2024 |
x |
19/09/2024 |
||||
Avaliação 02 – Estudo de Caso |
3 |
x |
x |
x |
2.5 |
03/10/2024 |
x |
10/10/2024 |
||||
Avaliação 03 – Seminários (Estudos científicos em Psicologia Sistêmica). |
4 |
x |
x |
x |
2.5 |
17/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Exercícios realizados em sala de aula e participação. |
5 |
x |
x |
x |
1.0 |
07/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MINUCHIN, Salvador; FISHMAN, H. Charles. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2003. 285 p. ISBN 8536300310 |
|||||||||||
2 |
OSORIO, Luiz Carlos; VALLE, Maria Elizabeth Pascual do. Manual de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2009. 488 p. ISBN 9788536314648 |
|||||||||||
3 |
CARTER, Betty; MACCOLDRICK, Mônica (coord.). As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001. 510 p. ISBN 8573078332. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ELKAIM, Momy(ORG.). Terapia familiar em transformação. São Paulo: Summus, 2000. |
|||||||||||
2 |
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 2.ed.rev. Campinas: Papirus, 2003. |
|||||||||||
3 |
MINUCHIN, Salvador; FISHMAN, H. Charles. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, v2. 2003. |
|||||||||||
4 |
KREPPNER, Kurt; DESSEN, Maria Auxiliadora. Aplicando a metodologia de observação em psicologia do desenvolvimento e da família. Curitiba: Editora Juruá, 2011. 161p. ISBN 9788536235530 |
|||||||||||
5 |
CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias: abordagens atuais. 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |