PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Estela Maris Camargo Bernardelli |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Saúde Mental Coletiva |
0-17555 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
História da loucura, doença e saúde mental. Reforma Psiquiátrica. Interdisciplinaridade em saude mental. Saúde mental e qualidade de vida. Políticas de assistência e organização dos serviços de saúde mental no Brasil. Níveis de atenção e intervenção do psicólogo em saúde mental coletiva. |
OBJETIVO GERAL |
Promover o estudo crítico das teorias que fundamentam a saúde mental coletiva, bem como o conhecimento a respeito das políticas de assistência e serviços de saúde mental e estratégias de intervenção da Psicologia no âmbito destas instituições |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer a história da loucura, doença e saúde mental; - Descrever a evolução historiográfica da reforma psiquiátrica brasileira; - Identificar a atuação interdisciplinar em saúde mental; - Relacionar saúde mental e qualidade de vida; - Demonstrar as políticas de assistência e organização dos serviços de saúde mental brasileiro; - Conhecer os níveis de atenção e intervenção da Psicologia em instituições de saúde mental; - Promover a construção de competências para a atuação nos diferentes contextos de intervenção nos serviços de saúde mental. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
HISTÓRIA DA LOUCURA, DOENÇA E SAÚDE MENTAL |
08 |
2 |
REFORMA PSIQUIÁTRICA |
16 |
3 |
INTERDISCIPLINARIDADE EM SAUDE MENTAL |
12 |
4 |
SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA |
16 |
5 |
NIVEIS DE ATENÇÃO E INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL |
12 |
6 |
POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA E SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
ARM - aula recursos multimídia AEX - aula expositiva TIG - trabalho integrado em grupo ET - estudo textos APE - atividade prática extra-classe SE - seminário |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; SE – Seminário; IG – Trabalho Integrado e em Grupo; . |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os estudantes deverão adquirir conhecimento para identificar as principais políticas de assistência e organização dos serviços de saúde mental brasileira. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Os estudantes deverão desenvolver habilidades em compreender e correlacionar os fenômenos em psicologia na saúde mental coletiva por meio de situações problema propostos nas diversas atividades em classe e extraclasse. |
|||||||||||
ATITUDES |
O estudante deverá valorizar e respeitar o professor e os colegas no contexto da sala de aula, trabalhar em equipe e ter compromisso e pontualidade na execução das atividades extraclasse e entrega de trabalho ou outras atividades propostas pelo professor. |
|||||||||||
OUTRAS |
A verificação de presença será efetuada em todas as aulas. As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso, sendo que se considera frequência mínima o equivalente a 75% (setenta e cinco por cento). A professora reserva-se no direito de não responder, contato feito por meio de redes sociais ou aplicativo de mensagens, devendo, os acadêmicos se dirigem aos representantes de turma, ou sanadas em sala de aula. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional da Coordenação do Curso de Psicologia, sendo facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com o líder da turma. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
01, 02,03,04,05 |
|
|
|
1.5 |
28/10/2024 |
|
|
||||
TIG – Trabalho integrado em grupo 3,0 12/08 02/09 30/09 |
02,03,06 |
|
|
|
2.5 |
27/09/2024 |
x |
06/12/2024 |
||||
APE – Atividades práticas extraclasse |
05 |
|
|
|
4.0 |
04/10/2024 |
x |
22/11/2024 |
||||
SE - Seminário |
04 |
|
|
|
2.0 |
08/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ASSUMPÇÃO JÚNIOR, Francisco Baptista. Psicopatologia: aspectos clínicos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2009. 150 p. (Fundamentos de Psicologia) ISBN 9788527715225 |
|||||||||||
2 |
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA. SUS: o que você precisa saber sobre o Sistema Único de Saúde, volume 1. São Paulo: Atheneu, 2010. 254 p. ISBN 978-85-7379-524-7. |
|||||||||||
3 |
SIDRIM, Maria Ifigênia Costa. As representações sociais da reablilitação psicossocial: um estado sobre os CAPs. Curitiba: Editora Juruá, 2010. 151p. ISBN 9788536223209 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ACERVO: Revista do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,. ISSN 0102-700-x |
|||||||||||
2 |
ALEXANDER, Franz; SELESNICK, Sheldon T.; ARRUDA, Aydano. História da psiquiatria. 2.ed. São Paulo: Editora IBRASA, 1980. 573 p. (Biblioteca Psicologia E Educação) |
|||||||||||
3 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Bem-estar e saúde mental. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958255. |
|||||||||||
4 |
SATO, Leny; BERNARDO, Márcia Hespanhol. Saúde mental e trabalho: os problemas que persistem.. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.10, n.4, out. 2005, p.869-878. |
|||||||||||
5 |
MALBERGIER, André (ed.). Abordagem clínica da dependência de drogas, álcool e nicotina: manual para profissionais de saúde mental. Barueri: Manole, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788520462218. |
|||||||||||
obs:*Todas as atividades devem ser realizadas e entregues no prazo estipulado no plano de ensino. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo *As atividades que permitem recuperação devem ser solicitadas pelos acadêmicos, caso desejem realizá-las. *É de responsabilidade dos acadêmicos a frequência as aulas e o acompanhamento de sua situação acadêmica no portal acadêmico * Os materiais de aula e atividades serão postados pela professora no classroom com as orientações necessárias. |
Para a atenticação do plano de ensino |