Uniplac - Graduação - Psicologia - Terapias Cognitivas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Jean Gell Pires


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Terapias Cognitivas

0-17556

4

80


EMENTA

Histórico das terapias cognitivas. Desenvolvimento das terapias cognitivas do Brasil. Diferentes tendências teóricas e práticas das teorias cognitivas.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar a compreensão dos principais aspectos teóricos e metodológicos das terapias cognitivas, sua aplicabilidade e contribuições para a Psicologia como ciência e atuação profissional do psicólogo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar os princípios teóricos das terapias cognitivas; - Conhecer os principais conceitos e métodos de intervenção das terapias cognitivas; - Caracterizar as técnicas Cognitivas e sua utilização no tratamento das diversas psicopatologias;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

– Epistemologia e História das terapias cognitivas;
– Panorama atual da terapia cognitiva no Brasil

16

2

– Princípios fundamentais das terapias cognitivas;

30

3

– Técnicas Cognitivas nas diversas psicopatologias e questões éticas;

34

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Leitura e produção de textos por meio de estudo Dirigido. Atividades Práticas Extraclasse; Trabalho integrado ;


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir da análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca das terapias cognitivas; estabelecer relações entre os diversos pontos de vistas e concisão de ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados.

HABILIDADES

Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: produção de textos com coerência, coesão e clareza; Embasamento científico. Criatividade. Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas; Capacidade de trabalhar em grupo; Capacidade de sintetizar e refletir criticamente os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo; Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa.

ATITUDES

Nas atitudes serão consideradas: a postura ética e respeitosa com o professor, pares e outros sujeitos envolvidos nos estudos da disciplina; Participação em sala de aula; Frequência; Pontualidade; Assiduidade; Elaboração e entrega pontual de trabalhos; Leitura da bibliografia indicada; Desenvolvimento de autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas sem referências ou da internet (I.A.) não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 Integrativa;

1,2,3

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação 2 Estudo Dirigido;

1

x

x

x

1.5

21/08/2024

x

28/08/2024

Avaliação 3 Avaliação Escrita Objetiva(Prova) 01;

2

x

x

x

2.0

25/09/2024

Avaliação 4 Avaliação Escrita Objetiva(Prova) 02;

2,3

x

x

x

2.0

30/10/2024

x

06/11/2024

Avaliação 5 Seminário de Casos Clínicos;

2,3,

x

x

x

2.0

27/11/2024

Avaliação 6 Leitura dos textos, participação, entrega de Mini escritos;

1,2,3

x

x

x

1.0

04/12/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BECK, Judith S. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997. 348 p. ISBN 8573072261

2

BECK, Aaron T.; ALFORD, Brad A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. 173 p. ISBN 8573077077

3

FRIEDBERG, Robert D.; MCLURE, Jessica. A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004. 272 p. ISBN 853630281x


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CLARK, David A. Terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade tratamentos que funcionam: guia do terapeuta

2

FRIEDBERG, Robert D.; MCLURE, Jessica. A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004. 272 p. ISBN 853630281x

3

LEAHY, Robert L. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582714980.

4

LEAHY, Robert L. Terapia cognitiva contemporânea: teoria, pesquisa e prática. Porto Alegre: ArtMed, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788536322346.

5

WRIGHT, Jesse H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática