PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Jean Gell Pires |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Terapias Cognitivas |
0-17556 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Histórico das terapias cognitivas. Desenvolvimento das terapias cognitivas do Brasil. Diferentes tendências teóricas e práticas das teorias cognitivas. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a compreensão dos principais aspectos teóricos e metodológicos das terapias cognitivas, sua aplicabilidade e contribuições para a Psicologia como ciência e atuação profissional do psicólogo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar os princípios teóricos das terapias cognitivas; - Conhecer os principais conceitos e métodos de intervenção das terapias cognitivas; - Caracterizar as técnicas Cognitivas e sua utilização no tratamento das diversas psicopatologias; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
– Epistemologia e História das terapias cognitivas; |
16 |
2 |
– Princípios fundamentais das terapias cognitivas; |
30 |
3 |
– Técnicas Cognitivas nas diversas psicopatologias e questões éticas; |
34 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Leitura e produção de textos por meio de estudo Dirigido. Atividades Práticas Extraclasse; Trabalho integrado ; |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir da análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca das terapias cognitivas; estabelecer relações entre os diversos pontos de vistas e concisão de ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: produção de textos com coerência, coesão e clareza; Embasamento científico. Criatividade. Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas; Capacidade de trabalhar em grupo; Capacidade de sintetizar e refletir criticamente os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo; Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Nas atitudes serão consideradas: a postura ética e respeitosa com o professor, pares e outros sujeitos envolvidos nos estudos da disciplina; Participação em sala de aula; Frequência; Pontualidade; Assiduidade; Elaboração e entrega pontual de trabalhos; Leitura da bibliografia indicada; Desenvolvimento de autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas sem referências ou da internet (I.A.) não serão avaliados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 Integrativa; |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 Estudo Dirigido; |
1 |
x |
x |
x |
1.5 |
21/08/2024 |
x |
28/08/2024 |
||||
Avaliação 3 Avaliação Escrita Objetiva(Prova) 01; |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
25/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação 4 Avaliação Escrita Objetiva(Prova) 02; |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/10/2024 |
x |
06/11/2024 |
||||
Avaliação 5 Seminário de Casos Clínicos; |
2,3, |
x |
x |
x |
2.0 |
27/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 6 Leitura dos textos, participação, entrega de Mini escritos; |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
04/12/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BECK, Judith S. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997. 348 p. ISBN 8573072261 |
|||||||||||
2 |
BECK, Aaron T.; ALFORD, Brad A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. 173 p. ISBN 8573077077 |
|||||||||||
3 |
FRIEDBERG, Robert D.; MCLURE, Jessica. A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004. 272 p. ISBN 853630281x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CLARK, David A. Terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade tratamentos que funcionam: guia do terapeuta |
|||||||||||
2 |
FRIEDBERG, Robert D.; MCLURE, Jessica. A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004. 272 p. ISBN 853630281x |
|||||||||||
3 |
LEAHY, Robert L. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582714980. |
|||||||||||
4 |
LEAHY, Robert L. Terapia cognitiva contemporânea: teoria, pesquisa e prática. Porto Alegre: ArtMed, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788536322346. |
|||||||||||
5 |
WRIGHT, Jesse H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |