Uniplac - Graduação - Psicologia - Princípios em Psicologia Organizacional e do Trabalho - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Mayara Haveroth Vandresen


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Princípios em Psicologia Organizacional e do Trabalho

0-17566

4

80


EMENTA

História da Psicologia Organizacional e do Trabalho e suas áreas de atuação. Ambiente organizacional. Cultura e clima organizacional. Descrição de cargos. Recrutamento, seleção e integração de pessoas. Treinamento e desenvolvimento profissional. Avalição de desempenho. Processo de desligamento. Identificação e prevenção de riscos psicossociais e danos.


OBJETIVO GERAL

Conhecer os principais fatores da história e possibilidades de atuação/prática da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer os fatos históricos relacionados à Psicologia Organizacional e do Trabalho; - Identificar as áreas de atuação do psicólogo nesta área; - Conhecer os principais processos práticos da Psicologia Organizacional e do Trabalho; - Identificar possíveis fontes de risco psicossocial; - Estabelecer possibilidades de prevenção de riscos e danos psicossociais no ambiente de trabalho.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

História da POT e possibilidades de atuação na área.
Ambiente Organizacional, cultura e clima organizacional.

24

2

Práticas e processos na área de POT: descrição de cargos, recrutamento, seleção e integração de pessoas.
Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Processo de Desligamento.

40

3

Identificação e prevenção de riscos psicossociais e danos.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação no Seminário de Estágios e de TCC; Estudo de Textos;


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Participação em sala de aula, trabalhos individuais e em equipe, estudos de casos, visitas técnicas, análise de filme e exercícios práticos.

HABILIDADES

Capacidade de planejamento, organização, proatividade, capacidade de análise, criatividade.

ATITUDES

Comprometimento, participação, iniciativa, relacionamento interpessoal, assiduidade e pontualidade, postura ética.

OUTRAS

Não consta.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação 01 – Avaliação I

1

x

x

x

2.0

13/08/2024

x

A definir

Avaliação 02 – Avaliação II - Atividade em Sala.

2

x

x

x

3.0

24/09/2024

Avaliação 03 – Avaliação III

3

x

x

x

2.0

12/11/2024

x

A definir

Avaliação 04 – Participação em Sala.

Todas

x

x

x

1.5

01/12/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BORGES, Livia de Oliveira; MOURÃO, Luciana. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788565852753.

2

ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246.

3

ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo: Artmed, 2004. 520 p. ISBN 853630364-6


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CRP - Conselho Federal de Psicologia (2010) Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea. Brasília: CFP edição on-line: disponível em http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2010/05/psic_trabalhoFINAL.pdf

2

FERREIRA, P. I. Atração e seleção de talentos. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

3

HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007. 378p.

4

ROBBINS, S. R. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12 ed., Pearson, 2014.

5

DUTRA, Joel Souza. DUTRA, Tatiana Almendra. DUTRA, Gabriela Almendra. Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.

6

SBPOT-Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho. http://www.sbpot.org.br/home

7

SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva - Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática