Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia nas Organizações de Saúde II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia nas Organizações de Saúde II

0-17562

4

80


EMENTA

Avaliação psicológica em organizações de saúde. Exercício profissional do psicólogo em organizações de saúde. Referência e contra-referência. Terminalidade e morte no hospital. Acompanhamento pós-alta.


OBJETIVO GERAL

Planejar estratégias de intervenção às organizações de saúde de acordo com os conceitos, princípios e conhecimentos sobre os processos, alinhados de forma ética a estratégia de intervenção para ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Identificar e caracterizar processos psicológicos no âmbito de organizações de saúde; ? Constatar possibilidades de atuação do psicólogo como etapa ou forma de intervenção; ? Sistematizar e interpretar dados para completar diagnóstico e contribuir no prognóstico; ? Discorrer sobre a atuação do psicólogo junto ao paciente, família e a equipe de saúde nos vários níveis de atenção à saúde: primário (prevenção), secundário (tratamento), terciário (reabilitação) e quaternário (cuidados paliativos). ? Ampliar o embasamento teórico-prático para atuação do psicólogo em organizações de saúde, em vista aplicação de métodos e técnicas adequadas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Possibilidades de atuação profissional do psicólogo na saúde, em diferentes
âmbitos, como etapa de intervenção (Educação/Gestão Ambiental, Saúde Mental,
Comunicação em Saúde, ESF, NASF, Educação em Saúde, Participação Social,
Vigilância em Saúde, Humanização, direitos em relação a saúde, etc.).

40

2

Intervenção da Psicologia em processos saúde-doença: avaliação de demandas,
identificação de variáveis determinantes, objetivos, planejamento (de atividades de intervenção), programação de condições necessárias para cada etapa de
intervenção e avaliação contínua.

30

3

Procedimentos de registros (projetos, planos, relatos, etc) sistemáticos com
organização, tratamento, análise e divulgação de informações e indicadores
pertinentes e relevantes, de forma ética e cuidadosa.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação no Seminário de Estágios e de TCC; Estudo de Textos;


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecer, utilizar e aplicar de forma adequada assuntos relacionados a atenção primaria, secundária e terciária em saúde nos atendimentos psicológicos;

HABILIDADES

Os acadêmicos deverão desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica; e atuar nos contextos de saúde de forma coerente com os conhecimentos adquiridos.

ATITUDES

Atender os prazos estabelecidos, leitura sistemática dos textos sugeridos; demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva;

OUTRAS

Participação e envolvimento em atividades desenvolvidas pelo curso de Psicologia.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

1,2,3

x

x

x

1.5

28/01/2024

Avaliação 01 – Avaliação – Apresentação artigo

2,3

x

x

x

2.0

30/08/2024

Avaliação 02 – Avaliação Prova

1,2,3

x

x

x

1.5

17/09/2024

x

24/09/2024

Avaliação 03 – Mini Escritos Livro

1,2,3

x

x

x

2.0

22/10/2024

Avaliação 04 – Intervenção Relatório / Artigo Versão Final

1,2,3,4

x

x

x

5

05/11/2024

x

12/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto; TRUCHARTE, Fernanda Alves; KNIJNIK, Rosa Berger; SEBASTIANI, Ricardo Werner. Psicologia hospitalar: teoria e prática. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 106p. ISBN 978522107940

2

ISMAEL, Sílvia Maria Cury. Temas de prevenção, ensino e pesquisa que permeiam o contexto hospitalar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 242 p. (Coleção Especialização em Psicologia Hospitalar) ISBN 8573964863

3

OLIVEIRA, Simone Augusta de et al. (coord.). Saúde da família e da comunidade. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. (Manuais de especialização, 19"). ISBN 9788520461389.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto(ORG.). A psicologia no hospital. 2.ed. São Paulo: Thomson, 2003.

2

BAPTISTA, Makilim Nunes; DIAS, Rosana Righetto. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

3

FERREIRA NETO, J.L. & KIND, L. Promoção de Saúde: Práticas grupais na estratégia Saúde da Família. São Paulo: Hucitec/ Minas Gerais: FAPEMIG, 2011.

4

ZURBA, M.C. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011.

5

CARNEGIE, D. Coleção de livros.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática