PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Luciana Genuino Machado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia nas Organizações de Saúde II |
0-17562 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Avaliação psicológica em organizações de saúde. Exercício profissional do psicólogo em organizações de saúde. Referência e contra-referência. Terminalidade e morte no hospital. Acompanhamento pós-alta. |
OBJETIVO GERAL |
Planejar estratégias de intervenção às organizações de saúde de acordo com os conceitos, princípios e conhecimentos sobre os processos, alinhados de forma ética a estratégia de intervenção para ser realizada. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
? Identificar e caracterizar processos psicológicos no âmbito de organizações de saúde; ? Constatar possibilidades de atuação do psicólogo como etapa ou forma de intervenção; ? Sistematizar e interpretar dados para completar diagnóstico e contribuir no prognóstico; ? Discorrer sobre a atuação do psicólogo junto ao paciente, família e a equipe de saúde nos vários níveis de atenção à saúde: primário (prevenção), secundário (tratamento), terciário (reabilitação) e quaternário (cuidados paliativos). ? Ampliar o embasamento teórico-prático para atuação do psicólogo em organizações de saúde, em vista aplicação de métodos e técnicas adequadas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Possibilidades de atuação profissional do psicólogo na saúde, em diferentes |
40 |
2 |
Intervenção da Psicologia em processos saúde-doença: avaliação de demandas, |
30 |
3 |
Procedimentos de registros (projetos, planos, relatos, etc) sistemáticos com |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação no Seminário de Estágios e de TCC; Estudo de Textos; |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecer, utilizar e aplicar de forma adequada assuntos relacionados a atenção primaria, secundária e terciária em saúde nos atendimentos psicológicos; |
|||||||||||
HABILIDADES |
Os acadêmicos deverão desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica; e atuar nos contextos de saúde de forma coerente com os conhecimentos adquiridos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Atender os prazos estabelecidos, leitura sistemática dos textos sugeridos; demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva; |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação e envolvimento em atividades desenvolvidas pelo curso de Psicologia. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
28/01/2024 |
|
|
||||
Avaliação 01 – Avaliação – Apresentação artigo |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 – Avaliação Prova |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
17/09/2024 |
x |
24/09/2024 |
||||
Avaliação 03 – Mini Escritos Livro |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
22/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Intervenção Relatório / Artigo Versão Final |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
5 |
05/11/2024 |
x |
12/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto; TRUCHARTE, Fernanda Alves; KNIJNIK, Rosa Berger; SEBASTIANI, Ricardo Werner. Psicologia hospitalar: teoria e prática. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 106p. ISBN 978522107940 |
|||||||||||
2 |
ISMAEL, Sílvia Maria Cury. Temas de prevenção, ensino e pesquisa que permeiam o contexto hospitalar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 242 p. (Coleção Especialização em Psicologia Hospitalar) ISBN 8573964863 |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Simone Augusta de et al. (coord.). Saúde da família e da comunidade. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. (Manuais de especialização, 19"). ISBN 9788520461389. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto(ORG.). A psicologia no hospital. 2.ed. São Paulo: Thomson, 2003. |
|||||||||||
2 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; DIAS, Rosana Righetto. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. |
|||||||||||
3 |
FERREIRA NETO, J.L. & KIND, L. Promoção de Saúde: Práticas grupais na estratégia Saúde da Família. São Paulo: Hucitec/ Minas Gerais: FAPEMIG, 2011. |
|||||||||||
4 |
ZURBA, M.C. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. |
|||||||||||
5 |
CARNEGIE, D. Coleção de livros. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |