PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Kenny Secchi, Priscila Schneider, Estela Maris Camargo Bernardelli, Glaucia Machado Moreira Domingues |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio em Psicologia Clínica II |
0-17577 |
10 |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos psicoterapêuticos em contextos clínicos. |
OBJETIVO GERAL |
Intervir por meio de processos terapêuticos em condições e processos psicológicos de pessoas com diferentes tipos de situações, problemas, condições, demandas e necessidades, de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e relevante para a sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar necessidades e possibilidades de atuação profissional do psicólogo no âmbito da Psicologia Clínica; - Planejar intervenção em Psicologia Clínica, explicitando etapas, procedimentos, recursos humanos e materiais necessários para modificar variáveis envolvidas na situação objeto de intervenção; - Intervir e registrar sistematicamente informações e indicadores relevantes relacionados à situação objeto da intervenção; - Avaliar o conjunto dos trabalhos de intervenção realizados, considerando as implicações éticas em Psicologia Clínica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Terapêuticos. |
20 |
2 |
Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Terapêuticos. |
40 |
3 |
Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Terapêuticos. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:TG - Trabalhos em grupo RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo ORE- Orientação das atividades de estágio AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio REQ - Reunião com equipes de trabalho dos locais de estágio REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio. Essas estratégias serão utilizadas com o apoio ou por meio de tecnologias da informação como e-mail, whatsapp, google meet, google docs, google formulários e classroom durante o período de isolamento social. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apropriação e capacidade de avaliação dos conceitos de psicoterapia, psicopatologias evidenciadas na psicologia clínica e aplicação ética profissional |
|||||||||||
HABILIDADES |
Aplicar conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Realização de leituras, respeito aos colegas de grupo de supervisão e professoras, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Estágio e Orientação - Profª. Orientadora |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Diário de campo |
1,2,3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Supervisor local |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório/artigo |
|
x |
x |
x |
4 |
A definir |
|
|
||||
Seminário de estágio |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HOLANDA, Adriano Furtado. O campo das psicoterapias: reflexões atuais. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 183p. ISBN 9788536237633 |
|||||||||||
2 |
EIZIRIK, Cláudio Laks; AGUIAR, Rogério Wolf de; SCHESTATSKY, Sidnei S. Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582711491. |
|||||||||||
3 |
SOUZA, Alberto Carneiro Barbosa de. Introdução à psicologia clínica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881742. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
WRIGHT, Jesse H et al. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715420. |
|||||||||||
2 |
ETCHEGOYEN, R. Horacio. Fundamentos da técnica psicanalítica. 2.ed.ampl. Porto Alegre: Artmed, 2004. 471 p. ISBN 8536302062 |
|||||||||||
3 |
ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759. |
|||||||||||
4 |
LUCCA, Fernando J. de. A estrutura da transformação: teoria, vivência e atitude em Gestalt-terapia à luz da sabedoria organística. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 253p. ISBN 9788532308047 |
|||||||||||
5 |
CARNEIRO, Stella Luiza Moura Aranha. Principais abordagens em psicologia clínica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589965039. |
|||||||||||
obs:CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 31, de 15 de dezembro de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Estabelece diretrizes para realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, Regulamenta o sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 13, de 15 de junho de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 06, de 29 de março de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 12ª REGIÃO. Comissão de Orientação e Fiscalização. Elaboração de Documentos Psicológicos. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. AGOSTO/2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 30 de março de 2009. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 21 de julho de 2005. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Link para revista da abordagem gestáltica (com artigos de Gestalt, fenomenologia e existencialismo): http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php@p0script=sci_serial&pid=1809-6867&lng=pt&nrm=iso Vídeos: https://www.youtube.com/watch@p1v=jnCktDtX7vk&t=8s https://www.youtube.com/watch@p2v=rktVKesIHEA Gênese Fenomenológica da Gestalt-terapia: https://www.youtube.com/watch@p3v=PDsEBL47FpE&t=111s Sugestão de Filmes: "Feitiço do Tempo", "O Gênio Indomável", "A pessoa é para o que nasce", “Demonstração de Atendimento de Fritz Perls 1 e 2” https://www.youtube.com/watch@p4v=__mvB8jRo1w e https://www.youtube.com/watch@p5v=zoOL67inaG8 |
Para a atenticação do plano de ensino |