Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio em Psicologia Clínica II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Kenny Secchi, Priscila Schneider, Estela Maris Camargo Bernardelli, Glaucia Machado Moreira Domingues


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio em Psicologia Clínica II

0-17577

10

4

80


EMENTA

Execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos psicoterapêuticos em contextos clínicos.


OBJETIVO GERAL

Intervir por meio de processos terapêuticos em condições e processos psicológicos de pessoas com diferentes tipos de situações, problemas, condições, demandas e necessidades, de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e relevante para a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar necessidades e possibilidades de atuação profissional do psicólogo no âmbito da Psicologia Clínica; - Planejar intervenção em Psicologia Clínica, explicitando etapas, procedimentos, recursos humanos e materiais necessários para modificar variáveis envolvidas na situação objeto de intervenção; - Intervir e registrar sistematicamente informações e indicadores relevantes relacionados à situação objeto da intervenção; - Avaliar o conjunto dos trabalhos de intervenção realizados, considerando as implicações éticas em Psicologia Clínica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Terapêuticos.
1.1 Levantamento de necessidades da população-alvo;
1.2 Triagem demandas apresentadas pela comunidade ou pelos indivíduos em contextos terapêuticos.
1.3 Plano de Intervenção.

20

2

Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Terapêuticos.
2.1. Realização das Intervenções nos Locais de Estágio em diversas demandas: transtornos mentais, conjugalidade, paternidade, educação/gestão ambiental, família, dependência química, gestação, direitos humanos (violência, situações de risco) entre outras.
2.2. Registro e análise sistemática das Intervenções realizadas no estágio;
2.3 Relato escrito e divulgação de descobertas realizadas durante o trabalho terapêutico.

40

3

Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em Processos Terapêuticos.
3.1 Avaliação das intervenções realizadas ao longo do estágio;
3.1.1 Avaliação contínua das intervenções;
3.1.2 Avaliação do conjunto de trabalhos efetuados durante o estágio;
3.2 Avaliação do processo de estágio;
3.2.1 Avaliação das atividades realizadas;
3.2.2 Avaliação dos discentes e docentes;
3.2.3 Avaliação dos locais de estágio.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:TG - Trabalhos em grupo RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo ORE- Orientação das atividades de estágio AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio REQ - Reunião com equipes de trabalho dos locais de estágio REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio. Essas estratégias serão utilizadas com o apoio ou por meio de tecnologias da informação como e-mail, whatsapp, google meet, google docs, google formulários e classroom durante o período de isolamento social.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação e capacidade de avaliação dos conceitos de psicoterapia, psicopatologias evidenciadas na psicologia clínica e aplicação ética profissional

HABILIDADES

Aplicar conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica.

ATITUDES

Realização de leituras, respeito aos colegas de grupo de supervisão e professoras, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Estágio e Orientação - Profª. Orientadora

1,2,3

x

x

x

1.5

A definir

Diário de campo

1,2,3

2.0

A definir

Supervisor local

x

x

x

1.0

A definir

Relatório/artigo

x

x

x

4

A definir

Seminário de estágio

x

x

x

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HOLANDA, Adriano Furtado. O campo das psicoterapias: reflexões atuais. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 183p. ISBN 9788536237633

2

EIZIRIK, Cláudio Laks; AGUIAR, Rogério Wolf de; SCHESTATSKY, Sidnei S. Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582711491.

3

SOUZA, Alberto Carneiro Barbosa de. Introdução à psicologia clínica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881742.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

WRIGHT, Jesse H et al. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715420.

2

ETCHEGOYEN, R. Horacio. Fundamentos da técnica psicanalítica. 2.ed.ampl. Porto Alegre: Artmed, 2004. 471 p. ISBN 8536302062

3

ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759.

4

LUCCA, Fernando J. de. A estrutura da transformação: teoria, vivência e atitude em Gestalt-terapia à luz da sabedoria organística. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 253p. ISBN 9788532308047

5

CARNEIRO, Stella Luiza Moura Aranha. Principais abordagens em psicologia clínica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589965039.

obs:CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 31, de 15 de dezembro de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Estabelece diretrizes para realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, Regulamenta o sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 13, de 15 de junho de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 06, de 29 de março de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 12ª REGIÃO. Comissão de Orientação e Fiscalização. Elaboração de Documentos Psicológicos. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. AGOSTO/2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 30 de março de 2009. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 21 de julho de 2005. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Link para revista da abordagem gestáltica (com artigos de Gestalt, fenomenologia e existencialismo): http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php@p0script=sci_serial&pid=1809-6867&lng=pt&nrm=iso Vídeos: https://www.youtube.com/watch@p1v=jnCktDtX7vk&t=8s https://www.youtube.com/watch@p2v=rktVKesIHEA Gênese Fenomenológica da Gestalt-terapia: https://www.youtube.com/watch@p3v=PDsEBL47FpE&t=111s Sugestão de Filmes: "Feitiço do Tempo", "O Gênio Indomável", "A pessoa é para o que nasce", “Demonstração de Atendimento de Fritz Perls 1 e 2” https://www.youtube.com/watch@p4v=__mvB8jRo1w e https://www.youtube.com/watch@p5v=zoOL67inaG8

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática