PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Mayara Haveroth Vandresen, Leilane Vieira de Souza |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho II |
0-17576 |
10 |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos de trabalho. |
OBJETIVO GERAL |
Intervir sobre os processos básicos de gestão de pessoas, com práticas de recrutamento e seleção, entrevista, dinâmica de grupo, treinamento entre outros, desde que norteados pelos parâmetros éticos e técnicos da profissão e de maneira relevante para a sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
– Identificar e caracterizar processos no âmbito do contexto de trabalho; – Identificar possibilidades de atuação profissional do psicólogo em todos os âmbitos possíveis como etapa ou forma de intervenção em função das características do estágio de desenvolvimento dos processos de trabalho; – Elaborar objetivos e planejar intervenção sobre processos de trabalho, prevendo possíveis produtos da intervenção, com a explicitação do tipo, grau e direção do processo de mudança em função das necessidades de melhoria desses processos, a cada etapa da intervenção profissional; – Planejar e registrar procedimentos de registro apropriados e simples para garantir a permanência das informações de interesse para o prosseguimento do processo de intervenção sobre processos de trabalho; – Registrar, organizar, sistematizar e interpretar sistematicamente informações e indicadores pertinentes e relevantes relacionados à situação objeto da intervenção de um psicólogo em processos de trabalho de forma ética e cuidadosa com objetivo de intervenção de maneira a produzir conclusões que permitam verificar o prognóstico realizado, completar o diagnóstico feito, identificar outras variáveis determinantes potenciais ainda não consideradas sempre estabelecendo relações com o conhecimento existente em relação aos fenômenos e processos envolvidos na intervenção; – Relatar, a fim de promover e divulgar as descobertas feitas no trabalho de intervenção sobre processos de trabalho de maneira a tornar o conhecimento produzido acessível à comunidade acadêmica, científica e profissional, assim como à sociedade em geral. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto do trabalho. Acompanhamento do planejamento das atividades. Realização das intervenções nos locais de estágio. |
40 |
2 |
Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto do trabalho. Avaliação do processo de estágio. Avaliação das atividades realizadas. Avaliação do discente avaliação dos locais de estágio. |
20 |
3 |
3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto do trabalho. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação sistemática da elaboração e utilização dos conceitos teóricos na prática no decorrer do estágio. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de planejamento, organização, proatividade, capacidade de análise, criatividade. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, comprometimento com a instituição concedente do estágio, feedback do (a) supervisor (a) local. |
|||||||||||
OUTRAS |
Avaliação das atividades realizadas relatadas semanalmente na orientação, elaboração dos diários de campo. Avaliação supervisor local. Atividades de Estudo Orientado. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação I – Supervisor Local de Estágio |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação II – Estágio e Orientador de Estágio. |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação III – Diários de Campo |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação IV – Relatório Final de Estágio ou Artigo Final. |
|
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário de Estágios |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BORGES, Livia de Oliveira; MOURÃO, Luciana. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788565852753. |
|||||||||||
2 |
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo: Artmed, 2004. 520 p. ISBN 853630364-6 |
|||||||||||
3 |
ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CRP - Conselho Federal de Psicologia (2010) Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea. Brasília: CFP edição on-line: disponível em http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2010/05/psic_trabalhofinal.pdf |
|||||||||||
2 |
FERREIRA, P. I. Atração e seleção de talentos. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. |
|||||||||||
3 |
HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007. 378p. |
|||||||||||
4 |
ROBBINS, S. R. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12 ed., Pearson, 2014. |
|||||||||||
5 |
SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva - Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |