Uniplac - Graduação - Psicologia - Avaliação Psicológica em Adultos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Suely Terezinha de Liz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Avaliação Psicológica em Adultos

0-20221

4

80


EMENTA

Pressupostos, instrumentos e técnicas para avaliação psicológica de adultos. Técnicas objetivas e

projetivas. Aspectos éticos gerais da avaliação: elaboração de laudos, pareceres e devolução de

resultados. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Avaliar fenômenos e processos psicológicos em adultos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Caracterizar os aspectos gerais e os conceitos básicos dos instrumentos psicológicos (psicométricos/objetivos e projetivos) para avaliação psicológica em adultos; -Conhecer as principais técnicas objetivas e projetivas de avaliação psicológica para adultos; -Caracterizar os procedimentos básicos envolvidos com a utilização de técnicas e testes psicológicos para adultos; -Analisar e interpretar dados coletados por meio de instrumentos psicológicos como meio de avaliação psicológica em adultos; -Avaliar os aspectos éticos relativos ao uso de instrumentos psicológicos para medir fenômenos e processos psicológicos para avaliação e diagnóstico psicológicos; -Comunicar de diferentes formas os resultados de avaliação psicológica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Pressupostos e Conceitos Básicos de instrumentos de medida utilizados em avaliação psicológica de adultos:
1.1. A ética na avaliação psicológica de adultos / código de ética do psicólogo.

12

2

2. Testes projetivos e as técnicas projetivas no processo de avaliação psicológica de adultos: funções básicas; procedimentos básicos para aplicação e análise; comunicação do resultado do teste; síntese e elaboração de informes psicológicos.



24

3

3. Testes objetivos para avaliação psicológica em adultos: funções básicas; procedimentos básicos para aplicação e análise; comunicação do resultado do teste; síntese e elaboração de informes psicológicos.



32

4

4. A produção de conhecimento e intervenção profissional a partir da medida e da avaliação psicológica com pessoas adultas.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Aula Expositiva. Atividade Prática de aplicação, coleta, análise, síntese e devolução de resultados dos instrumentos. Estudo Dirigido sobre questões éticas na avaliação psicológica. Análise crítica de um livro. Trabalho em Grupo de pesquisa a campo sobre intervenção profissional na avaliação psicológica com pessoas adultas.


Estratégias:Estratégias Unidade 01:Apresentação de Slides, aula dialogada e expositiva. Análise e discussão de textos. Estudo de Caso. Estratégias Unidade 02:Aula Expositiva. (Atividade extraclasse) Atividade Prática de aplicação, coleta, análise, síntese e devolução de resultados dos instrumentos. Estratégias Unidade 03:Aula Expositiva Dialogada; Trabalho em Grupo (atividade extraclasse) no Atividade Prática de aplicação, coleta, análise, síntese e devolução de resultados dos instrumentos. Estratégias Unidade 04:Apresentação de Trabalho em grupo e seminário. AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação por meio de atividades em sala de aula e extraclasse, atividades práticas, estudos dirigidos, trabalhos individuais e em equipes, elaboração e apresentação de trabalhos.

HABILIDADES

Desenvolver habilidade para aplicar e corrigir instrumentos psicológicos objetivos e projetivos para Avaliação Psicológica de adultos, bem como capacidade de análise e devolução dos dados.

ATITUDES

Participação em sala de aula, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia indicada, postura ética e comprometida com docente e colegas. Postura consoante com as diretrizes do Código de Ética do Psicólogo no processo de Avaliação Psicológica.

OUTRAS

Interesse e compromisso com a aquisição de novos conhecimentos por meio das leituras e debates em sala de aula.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa Vídeo.

x

x

x

15

28/10/2024

Avaliação 01: Participação, Estudo de Caso Ético e Correção Testagens.

1,2,3,4

2.0

A definir

Avaliação 02: Resenha Crítica e Seminário- Cartas a um Jovem Terapeuta.

4

x

x

x

1.0

12/09/2024

x

26/09/2024

Avaliação 03: Estudo de Caso.

1,2,3

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 04: Laudo Psicológico.

1,2,3,4

x

x

x

4.5

28/11/2024

x

05/12/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PASQUALI, Luiz. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. 559p. ISBN 9788536321066

2

PRIMI, Ricardo. Temas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, Porto Alegre: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2005. 324 p. ISBN 8573964103

3

SANTOS, Ernesto; SILVA NETO, Norberto Abreu. A ética no uso dos testes psicológicos, na informatização e na pesquisa. 1.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. 356 p. ISBN 8573960787


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANASTASI, Anne; URBINA, Susana; VERONESE, Maria Adriana Veríssimo. Testagem psicológica. 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 575 p. ISBN 8573076151

2

ALCHIERI, João Carlos; CRUZ, Roberto Moraes. Avaliação psicológica: conceito, métodos e instrumentos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. 122 p. (Coleção Temas em Avaliação Psicológica) ISBN 8573962429

3

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico -V. 5.ed.rev. e ampl. São Paulo: Artmed, 2003. 677 p. ISBN 8573077220

4

CRUZ, Roberto Moraes; ALCHIERI, João Carlos; SARDÁ JÚNIOR, Jamir J. Avaliação e medidas psicológicas: produção do conhecimento e da intervenção profissional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 277 p. ISBN 8573961864

5

HUTZ, Claudio Simon. Avanços e polêmicas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. 318p. ISBN 9788573966466

6

PASQUALI, Luiz. Técnicas de exame psicológico - TEP: manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. 233 p. (Fundamentos das técnicas psicológicas) ISBN 8573961600

7

PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 397 p. ISBN 8532628893

8

SHINE, Sidney Kiyoshi. Avaliação psicológica e lei: adoção, vitimização, separação conjugal, dano psíquico e outros temas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 245 p. ISBN 8573964855.

9

URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007. 320 p. ISBN 9788536307473

10

WECHSLER, Solange Muglia; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Avaliação psicológica: perspectiva internacional. 2.ed.rev.ampl. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 481 p. ISBN 8573960493

obs:Além das referências bibliográficas indicadas neste Plano de Ensino, serão utilizados resoluções do CRP e manuais de testes psicológicos que somente estão disponíveis no Serviço Escola de Psicologia, por serem de uso exclusivo do psicólogo e sigilosos.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática