PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Estela Maris Camargo Bernardelli |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicopatologia |
0-20222 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Teorias da psicopatologia. Critérios de (a)normalidade na sociedade. Níveis dinâmico, descritivo e fenomenológico dos sintomas psicopatológicos. Semiologia das funções psíquicas e alterações. Introdução nosográfica dos manuais de classificação diagnóstica. Características clínicas e critérios diagnósticos dos transtornos psiquiátricos vida adulta e velhice. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a Psicopatologia e processo diagnóstico, manejo e tratamento dos transtornos psiquiátricos em adultos e velhice. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer conceitos de psicopatologia e os métodos empregados na avaliação psicopatológica - Identificar conceitos de normalidade psíquica e os critérios para caracterização do normal ou patológico - Identificar as funções psíquicas afetadas nas diferentes patologias psiquiátricas - Conhecer diferentes classificações e características dos transtornos mentais atuais. - Analisar diagnósticos dos transtornos mentais na vida adulta e velhice, seus aspectos e prognósticos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
PSICOPATOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DAS PATOLOGIAS PSIQUIÁTRICAS |
08 |
2 |
CRITÉRIOS DE NORMALIDADE |
04 |
3 |
SINTOMAS PSICOPATOLÓGICOS DOS TRANSTORNOS MENTAIS |
12 |
4 |
AVALIAÇÃO DAS PATOLOGIAS PSICOLÓGICAS E PSIQUIÁTRICAS |
20 |
5 |
NOSOGRAFIA DAS PATOLOGIAS PSICOLÓGICAS E PSIQUIÁTRICAS |
08 |
6 |
CRITÉRIOS DIAGNOSTICOS DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS |
28 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: EX Unidade 4 – exercício de fixação casos clínicos SE Unidade 6 – Seminário DSM – 5 - TR |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; SE – Seminário; AI – avaliação integrativa; ET – estudo de textos |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os estudantes deverão ter domínio de recursos para identificar os diferentes tipos de patologias e elaborar avaliação psicopatológica de acordo com os recursos instrumentais disponíveis. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Os estudantes serão avaliados pela sua habilidade em demonstrar o conhecimento adquirido a respeito dos conteúdos, como também, pelo aproveitamento demonstrado. |
|||||||||||
ATITUDES |
Será considerado a pontualidade na entrega dos trabalhos, frequência, participação nas atividades grupais e respeito ao professor e colegas. |
|||||||||||
OUTRAS |
A verificação de presença será efetuada em todas as aulas. As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas diretamente à coordenação do curso, sendo que se considera frequência mínima o equivalente a 75% (setenta e cinco por cento). A professora reserva-se no direito de não responder, contato feito por meio de redes sociais ou aplicativo de mensagens, devendo, os acadêmicos se dirigem aos representantes de turma, ou sanadas em sala de aula. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional da Coordenação do Curso de Psicologia, sendo facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com o líder da turma. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
01,02,03,04 |
|
|
|
1.5 |
28/10/2024 |
|
|
||||
Estudo textos/filme |
03/04 |
|
|
|
2.0 |
05/08/2024 |
|
|
||||
Exercício casos clínicos |
04 |
|
|
|
3.5 |
16/09/2024 |
x |
30/09/2024 |
||||
SE DSM - 5 |
06 |
|
|
|
3.0 |
28/10/2024 |
x |
25/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000. 271 p. ISBN 8573075953 |
|||||||||||
2 |
WHITBOURNE, Susan Krauss; HALGIN, Richard P. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. ISBN 9788580554861. |
|||||||||||
3 |
MANUAL diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM 5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p. ISBN 978-85-8271-088-3. |
|||||||||||
4 |
BERGERET, J.; BECACHE, A.; BOULANGER, J.-j; CHARTIER, J.-p. Psicopatologia: teoria e clínica. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 308 p. ISBN 9788536307077 |
|||||||||||
5 |
JOHN W. BARNHILL. Casos Clínicos do DSM-5. 2015 ISBN 9788582711569 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
PAULO AMARANTE. Saúde Mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro Fiocruz 2007 ISBN 9788575414309 |
|||||||||||
2 |
BERGERET, Jean. A personalidade normal e patológica. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. 261 p. ISBN 8573074108 |
|||||||||||
3 |
BERGERET, J.; BECACHE, A.; BOULANGER, J.-j; CHARTIER, J.-p. Psicopatologia: teoria e clínica. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 308 p. ISBN 9788536307077 |
|||||||||||
4 |
ASSUMPÇÃO JÚNIOR, Francisco Baptista. Psicopatologia: aspectos clínicos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2009. 150 p. (Fundamentos de Psicologia) ISBN 9788527715225 |
|||||||||||
5 |
VAN DEN BERG, J.H. O paciente psiquiátrico: esboço de uma psicopatologia fenomenológica. São Paulo: Livro Pleno editora, 2000. 120p. ISBN 8587622560 |
|||||||||||
obs:Todas as atividades devem ser realizadas e entregues no prazo estipulado no plano de ensino. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo *As atividades que permitem recuperação devem ser solicitadas pelos acadêmicos, caso desejem realiza-las. *É de responsabilidade dos acadêmicos a frequência as aulas e o acompanhamento de sua situação acadêmica no portal acadêmico * Os materiais de aula e atividades serão postados pela professora no classroom com as orientações necessárias. |
Para a atenticação do plano de ensino |