Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Vida Adulta e Velhice - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Maria Dulce de Franca


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia do Desenvolvimento Vida Adulta e Velhice

0-20220

4

80


EMENTA

Vida adulta e velhice: transformações históricas em diferentes culturas e grupos sociais. Processo

de desenvolvimento na vida adulta e velhice. Contribuições de diferentes escolas e teorias

psicológicas. Demandas e atuação de psicólogos com adultos e idosos. Importância da rede social

na vida adulta e velhice.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar a construção do conhecimento referente aos riscos e potencialidades para o desenvolvimento de processos psicológicos e sua relação nos períodos da vida adulta das pessoas: adulto jovem, meia idade e envelhecimento. Psicologia do Desenvolvimento Vida Adulta e Velhice

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

— Definir teoricamente vida adulta e velhice; — Identificar as principais contribuições dos diferentes tipos de conhecimento (escolas e teorias) em Psicologia para a compreensão do processo de desenvolvimento da vida adulta e velhice; — Caracterizar os principais aspectos do processo de desenvolvimento da vida adulta e velhice (interações sociais, reações emocionais, processos de pensamento e de percepção, identidade, sexualidade, aprendizagem...); — Possibilitar o conhecimento sobre as principais demandas relacionadas ao processo de desenvolvimento da vida adulta e velhice para intervenção profissional de psicólogos; — Caracterizar as possibilidades de atuação dos psicólogos em instituições que lidam com adultos e idosos; — Identificar contribuições de outras áreas do conhecimento e campos de atuação profissional para o estudo do desenvolvimento do adulto e idoso em Psicologia


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Vida adulta (jovem adulto)
1.1 Aspectos do processo de desenvolvimento adulto (interações sociais, reações emocionais, processos de pensamento e de percepção, identidade, sexualidade, aprendizagem...)
1.2 Variáveis (sociais, biológicas, genéticas e físicas) que interferem no desenvolvimento adulto
1.3 Contribuições das diferentes escolas e teorias psicológicas para a compreensão do desenvolvimento adulto
1.4 Separações, perdas, lutos nesta fase
1.5 Demandas relacionadas ao desenvolvimento adulto para intervenção profissional de psicólogos 1.6 Possibilidades de atuação dos psicólogos em instituições que lidam com adultos 1.7 Contribuições de outras áreas do conhecimento e campos de atuação profissional para o estudo do desenvolvimento adulto em Psicologia

28

2

Vida adulta (meia idade)
2.1 Definição de meia idade
2.2 Aspectos do processo de desenvolvimento adulto (interações sociais, reações emocionais, processos de pensamento e de percepção, identidade, sexualidade, aprendizagem...)
2.3 Contribuições das diferentes escolas e teorias psicológicas para a para a compreensão do desenvolvimento adulto (meia idade)
2.4 Variáveis (sociais, biológicas, genéticas e físicas) que interferem no desenvolvimento adulto
(meia idade)
2.5 Separações, perdas, lutos nesta fase
2.6 Demandas relacionadas ao desenvolvimento adulto (meia idade) para intervenção profissional de psicólogos
2.7 Possibilidades de atuação dos psicólogos em instituições que lidam com adultos (meia idade e velhice)
2.8 Contribuições de outras áreas do conhecimento e campos de atuação profissional para o estudo do desenvolvimento meia idade em Psicologia

22

3

Vida adulta - Velhice
3.1 Definição de velhice
3.2 Contribuições das diferentes escolas e teorias psicológicas para a compreensão do desenvolvimento idoso
3.3 Aspectos do processo de desenvolvimento idoso (interações sociais, reações emocionais, processos de pensamento e de percepção, identidade, sexualidade, aprendizagem...) 3.5 Variáveis (sociais, biológicas, genéticas e físicas) que interferem no desenvolvimento idoso
3.6 Separações, perdas, lutas nesta fase da vida
3.7 Espiritualidade na velhice
3.8 Demandas relacionadas ao desenvolvimento idoso para intervenção profissional de psicólogos 3.9 Possibilidades de atuação dos psicólogos em instituições que lidam com idosos
3.10 Contribuições de outras áreas do conhecimento e campos de atuação profissional para o estudo do desenvolvimento idoso em Psicologia

30

 

TOTAL DE HORAS

80 h

*Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; SP –MC- Mostra Cientifica; PAL – Palestra; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e TI - Trabalho Individual; EI – Estudo Individualizado.


Estratégias:AED EI ED SE TG OM


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

(Conhecimento) Comunicar-se de forma clara e objetiva oralmente e por escrito Visão sistêmica do conteúdo e coordenada de todo processo Raciocínio Lógico Capacidade de análise e síntese

HABILIDADES

(Psicomotora) Postura Corporal Organização Usar a Criatividade Ter senso investigativo

ATITUDES

Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Proatividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais.

OUTRAS

Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura prévia da bibliografia indicada. Contribuição pertinente ao debate. Atitude ética perante o grupo. Curiosidade intelectual. Avaliação Escrita com Recuperação Apresentação teatro Trabalhos, Produções de Textos: Individual e em Grupo 1 Avaliação Integrativa Dinâmica de grupo

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

1.5

A definir

Avaliação 01 – Escrita

2

A definir

x

A definir

Avaliação 02 – Resenha

2

A definir

x

A definir

Avaliação 03 - Seminário

2

A definir

Avaliação 04 - Participações

2.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 200 p. ISBN 857307909-6

2

NERI, Anita Liberalesso. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. 224 p. (Coleção vivaidade) ISBN 8530807359

3

PAPALIA, Diane E; MARTORELL, Gabriela. Desenvolvimento humano. 14. Porto Alegre: ArtMed, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786558040132.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BEE, Helen L. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1997.

2

KOVÁCS, Maria Júlia; ROTHSCHILD, Daniela. Morte e desenvolvimento humano. 4.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

3

NERI, Anita Liberalesso. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004.

4

VIORST, Judith. Perdas necessárias. 37.ed. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo Industria de Papel, 2010

5

CRUZ, Lílian Rodrigues da. O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Vozes, 2012.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática