PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Maria Dulce de Franca |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia do Desenvolvimento Vida Adulta e Velhice |
0-20220 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Vida adulta e velhice: transformações históricas em diferentes culturas e grupos sociais. Processo de desenvolvimento na vida adulta e velhice. Contribuições de diferentes escolas e teorias psicológicas. Demandas e atuação de psicólogos com adultos e idosos. Importância da rede social na vida adulta e velhice. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a construção do conhecimento referente aos riscos e potencialidades para o desenvolvimento de processos psicológicos e sua relação nos períodos da vida adulta das pessoas: adulto jovem, meia idade e envelhecimento. Psicologia do Desenvolvimento Vida Adulta e Velhice |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
— Definir teoricamente vida adulta e velhice; — Identificar as principais contribuições dos diferentes tipos de conhecimento (escolas e teorias) em Psicologia para a compreensão do processo de desenvolvimento da vida adulta e velhice; — Caracterizar os principais aspectos do processo de desenvolvimento da vida adulta e velhice (interações sociais, reações emocionais, processos de pensamento e de percepção, identidade, sexualidade, aprendizagem...); — Possibilitar o conhecimento sobre as principais demandas relacionadas ao processo de desenvolvimento da vida adulta e velhice para intervenção profissional de psicólogos; — Caracterizar as possibilidades de atuação dos psicólogos em instituições que lidam com adultos e idosos; — Identificar contribuições de outras áreas do conhecimento e campos de atuação profissional para o estudo do desenvolvimento do adulto e idoso em Psicologia |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Vida adulta (jovem adulto) |
28 |
2 |
Vida adulta (meia idade) |
22 |
3 |
Vida adulta - Velhice |
30 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
*Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; SP –MC- Mostra Cientifica; PAL – Palestra; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e TI - Trabalho Individual; EI – Estudo Individualizado. |
Estratégias:AED EI ED SE TG OM |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
(Conhecimento) Comunicar-se de forma clara e objetiva oralmente e por escrito Visão sistêmica do conteúdo e coordenada de todo processo Raciocínio Lógico Capacidade de análise e síntese |
|||||||||||
HABILIDADES |
(Psicomotora) Postura Corporal Organização Usar a Criatividade Ter senso investigativo |
|||||||||||
ATITUDES |
Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Proatividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais. |
|||||||||||
OUTRAS |
Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura prévia da bibliografia indicada. Contribuição pertinente ao debate. Atitude ética perante o grupo. Curiosidade intelectual. Avaliação Escrita com Recuperação Apresentação teatro Trabalhos, Produções de Textos: Individual e em Grupo 1 Avaliação Integrativa Dinâmica de grupo |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
|
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 – Escrita |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 – Resenha |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - Seminário |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 - Participações |
|
|
|
|
2.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 200 p. ISBN 857307909-6 |
|||||||||||
2 |
NERI, Anita Liberalesso. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. 224 p. (Coleção vivaidade) ISBN 8530807359 |
|||||||||||
3 |
PAPALIA, Diane E; MARTORELL, Gabriela. Desenvolvimento humano. 14. Porto Alegre: ArtMed, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786558040132. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BEE, Helen L. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1997. |
|||||||||||
2 |
KOVÁCS, Maria Júlia; ROTHSCHILD, Daniela. Morte e desenvolvimento humano. 4.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. |
|||||||||||
3 |
NERI, Anita Liberalesso. Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. |
|||||||||||
4 |
VIORST, Judith. Perdas necessárias. 37.ed. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo Industria de Papel, 2010 |
|||||||||||
5 |
CRUZ, Lílian Rodrigues da. O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Vozes, 2012. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |