PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Suely Terezinha de Liz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Avaliação Psicológica em Adultos |
0-20221 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Pressupostos, instrumentos e técnicas para avaliação psicológica de adultos. Técnicas objetivas e projetivas. Aspectos éticos gerais da avaliação: elaboração de laudos, pareceres e devolução de resultados. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Avaliar fenômenos e processos psicológicos em adultos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Caracterizar os aspectos gerais e os conceitos básicos dos instrumentos psicológicos (psicométricos/objetivos e projetivos) para avaliação psicológica em adultos; -Conhecer as principais técnicas objetivas e projetivas de avaliação psicológica para adultos; -Caracterizar os procedimentos básicos envolvidos com a utilização de técnicas e testes psicológicos para adultos; -Analisar e interpretar dados coletados por meio de instrumentos psicológicos como meio de avaliação psicológica em adultos; -Avaliar os aspectos éticos relativos ao uso de instrumentos psicológicos para medir fenômenos e processos psicológicos para avaliação e diagnóstico psicológicos; -Comunicar de diferentes formas os resultados de avaliação psicológica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Pressupostos e Conceitos Básicos de instrumentos de medida utilizados em avaliação psicológica de adultos: |
12 |
2 |
2. Testes projetivos e as técnicas projetivas no processo de avaliação psicológica de adultos: funções básicas; procedimentos básicos para aplicação e análise; comunicação do resultado do teste; síntese e elaboração de informes psicológicos. |
24 |
3 |
3. Testes objetivos para avaliação psicológica em adultos: funções básicas; procedimentos básicos para aplicação e análise; comunicação do resultado do teste; síntese e elaboração de informes psicológicos. |
32 |
4 |
4. A produção de conhecimento e intervenção profissional a partir da medida e da avaliação psicológica com pessoas adultas. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Aula Expositiva. Atividade Prática de aplicação, coleta, análise, síntese e devolução de resultados dos instrumentos. Estudo Dirigido sobre questões éticas na avaliação psicológica. Análise crítica de um livro. Trabalho em Grupo de pesquisa a campo sobre intervenção profissional na avaliação psicológica com pessoas adultas. |
Estratégias:Estratégias Unidade 01:Apresentação de Slides, aula dialogada e expositiva. Análise e discussão de textos. Estudo de Caso. Estratégias Unidade 02:Aula Expositiva. (Atividade extraclasse) Atividade Prática de aplicação, coleta, análise, síntese e devolução de resultados dos instrumentos. Estratégias Unidade 03:Aula Expositiva Dialogada; Trabalho em Grupo (atividade extraclasse) no Atividade Prática de aplicação, coleta, análise, síntese e devolução de resultados dos instrumentos. Estratégias Unidade 04:Apresentação de Trabalho em grupo e seminário. AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação por meio de atividades em sala de aula e extraclasse, atividades práticas, estudos dirigidos, trabalhos individuais e em equipes, elaboração e apresentação de trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Desenvolver habilidade para aplicar e corrigir instrumentos psicológicos objetivos e projetivos para Avaliação Psicológica de adultos, bem como capacidade de análise e devolução dos dados. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação em sala de aula, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia indicada, postura ética e comprometida com docente e colegas. Postura consoante com as diretrizes do Código de Ética do Psicólogo no processo de Avaliação Psicológica. |
|||||||||||
OUTRAS |
Interesse e compromisso com a aquisição de novos conhecimentos por meio das leituras e debates em sala de aula. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa Vídeo. |
|
x |
x |
x |
15 |
28/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 01: Participação, Estudo de Caso Ético e Correção Testagens. |
1,2,3,4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02: Resenha Crítica e Seminário- Cartas a um Jovem Terapeuta. |
4 |
x |
x |
x |
1.0 |
12/09/2024 |
x |
26/09/2024 |
||||
Avaliação 03: Estudo de Caso. |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04: Laudo Psicológico. |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
4.5 |
28/11/2024 |
x |
05/12/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PASQUALI, Luiz. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. 559p. ISBN 9788536321066 |
|||||||||||
2 |
PRIMI, Ricardo. Temas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, Porto Alegre: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2005. 324 p. ISBN 8573964103 |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Ernesto; SILVA NETO, Norberto Abreu. A ética no uso dos testes psicológicos, na informatização e na pesquisa. 1.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. 356 p. ISBN 8573960787 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ANASTASI, Anne; URBINA, Susana; VERONESE, Maria Adriana Veríssimo. Testagem psicológica. 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 575 p. ISBN 8573076151 |
|||||||||||
2 |
ALCHIERI, João Carlos; CRUZ, Roberto Moraes. Avaliação psicológica: conceito, métodos e instrumentos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. 122 p. (Coleção Temas em Avaliação Psicológica) ISBN 8573962429 |
|||||||||||
3 |
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico -V. 5.ed.rev. e ampl. São Paulo: Artmed, 2003. 677 p. ISBN 8573077220 |
|||||||||||
4 |
CRUZ, Roberto Moraes; ALCHIERI, João Carlos; SARDÁ JÚNIOR, Jamir J. Avaliação e medidas psicológicas: produção do conhecimento e da intervenção profissional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 277 p. ISBN 8573961864 |
|||||||||||
5 |
HUTZ, Claudio Simon. Avanços e polêmicas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. 318p. ISBN 9788573966466 |
|||||||||||
6 |
PASQUALI, Luiz. Técnicas de exame psicológico - TEP: manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. 233 p. (Fundamentos das técnicas psicológicas) ISBN 8573961600 |
|||||||||||
7 |
PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 397 p. ISBN 8532628893 |
|||||||||||
8 |
SHINE, Sidney Kiyoshi. Avaliação psicológica e lei: adoção, vitimização, separação conjugal, dano psíquico e outros temas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 245 p. ISBN 8573964855. |
|||||||||||
9 |
URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007. 320 p. ISBN 9788536307473 |
|||||||||||
10 |
WECHSLER, Solange Muglia; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Avaliação psicológica: perspectiva internacional. 2.ed.rev.ampl. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 481 p. ISBN 8573960493 |
|||||||||||
obs:Além das referências bibliográficas indicadas neste Plano de Ensino, serão utilizados resoluções do CRP e manuais de testes psicológicos que somente estão disponíveis no Serviço Escola de Psicologia, por serem de uso exclusivo do psicólogo e sigilosos. |
Para a atenticação do plano de ensino |