Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia da Saúde e Redes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Priscila Schneider


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia da Saúde e Redes

0-20223

4

80


EMENTA

Concepções de saúde e doença. Políticas de saúde no Brasil. Contexto atual da saúde pública,

níveis de atenção e integrações em sistema unificado de saúde. Condições sociais e saúde.

Dimensões sociais da saúde mental. Intervenções do psicólogo no contexto de saúde coletiva nos

níveis de atenção. Integralidade da atenção e do cuidado. Intervenções do psicólogo em redes de

saúde. Integralidade do cuidado na rede de saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas

de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Projetar intervenções psicológicas no âmbito da saúde coletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Avaliar implicações de diferentes concepções de saúde e doença; - Relacionar condições sociais e saúde coletiva; - Analisar dimensões sociais da saúde mental; - Avaliar as políticas de saúde no Brasil, considerando seus aspectos históricos e condições de saúde da população; - Analisar os níveis de atenção em saúde coletiva e os diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em Saúde; - Sintetizar a integralidade da atenção e do cuidado na rede de saúde; - Perspectivar intervenções psicológicas junto às redes de atenção em saúde, tendo em vista a integralidade e a ética do cuidado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A Psicologia em Saúde
- Aspectos históricos e conceituais da Psicologia em Saúde;

8

2

Concepções de saúde e doença
- Concepções (modelos, referenciais, “paradigmas”) em Saúde e Doença;

16

3

Condições sociais e saúde coletiva
- Epidemiologia, necessidades sociais e principais problemas de saúde no Brasil e na região;
- Dimensões sociais da saúde mental

12

4

Políticas de Saúde no Brasil
- Antecedentes históricos do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Princípios e organização do SUS;

16

5

Níveis de atenção e integrações em sistema unificado de saúde
- Níveis de atenção e Rede de Saúde;
- Integralidade da atenção e do cuidado na rede de saúde;

16

6

Intervenções do Psicólogo no contexto de saúde coletiva nos níveis de atenção.
- Intervenções do psicólogo em redes de saúde.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Atividades Extra-classe: Participação na Semana da Psicologia; Estudo de Textos; Realização de entrevistas com profissionais de saúde; Construção de diários de campo, relatório e projeto de intervenção.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação/Entrevistas; OR – Orientações dos grupos de estágio; SE- Seminário; PN- Problematização de notícias de saúde; Trabalho em grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da psicologia da saúde; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados.

HABILIDADES

Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção da Psicologia da saúde. Observações consistentes dos processos psicológicos em foco. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa.

ATITUDES

Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados e receberão nota zero.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Prova bases da Psicologia da saúde

1,2

x

x

x

2.5

21/08/2024

x

04/09/2024

Avaliação 02 – Seminário Problemas de Saúde e sua abordagem no SUS

3,4

x

x

x

2.5

25/09/2024

x

09/10/2024

Avaliação 03 – Diários de campo: Entrevistas + Atividade em classe

5

x

x

x

2.0

16/10/2024

Avaliação 04 – Pré-projeto de intervenção

6

x

x

x

1.5

13/11/2024

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

1.5

21/10/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6.

2

STRAUB, Richard O. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2005. 676 p. ISBN 8536303379

3

DINA CZERESNIA; ELVIRA MARIA GODINHO DE SEIXAS MACIEL; RAFAEL ANTÔNIO MALAGON OVIEDO. Os sentidos da saúde e da doença. Rio de Janeiro Fiocruz 2013 ISBN 9788575414330


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AGUIAR, Zenaide Neto. Sus - Sistema Único de Saúde - Antecedentes, Percurso, Perspectivas e Desafios. Martinari 2011

2

SPINK, Mary Jane. A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 239 p. ISBN 9788573965353

3

SIMONE PAULON; ROSANE NEVES. Saúde Mental na Atenção Básica: a territorialização do cuidado. Porto Alegre Sulina 2013 ISBN 9788520504558

4

AMARANTE, Paulo. Saúde mental e arte: práticas, saberes e debates. São Paulo: Zagodoni, 2012. 221p. ISBN 9788564250345

5

ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é saúde@p0. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011. 155p. ISBN 9788575412206

obs:A atividade prática prevista nesse disciplina ocorrerá por meio de projeto de extensão, no qual está prevista a realização de observações, especialmente por meio de entrevistas que deverão ser realizadas junto a profissionais da rede de saúde e alunos em estágios profissionalizantes em Organizações de saúde. Essas entrevistas terão como foco a organização da rede e dos serviços municipais de saúde; as condições de saúde da população (atendida); o papel e intervenções psicológicas realizadas e projetadas; e limitações da prática. Links interessantes: http://clinicampliadaereformapsiquiat.weebly.com/ DATASUS www.datasus.gov.br Ministério da Saúde www.saude.gov.br Fundação Nacional de Saúde www.funasa.gov.br IBGE www.ibge.gov.br Sugestão de Filmes: - Trajetória da Psicologia Hospitalar em São Paulo. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/videos.aspx - História da Saúde Pública no Brasil Um século de luta pelo direito à saúde. Disponível em: http://www.youtube.com/watch@p1v=SP8FJc7YTa0 - A História da Saúde Pública do Brasil – 500 anos na busca de soluções (Fiocruz vídeo) - Anima Saúde – 3 divertidas animações premiadas pelo Selo Fiocruz Vídeo - O Golpe do Destino; - Terra das Sombras; - Antes de Partir; - Cria Cuervos; - Shine Brilhante; - Tempo de Despertar; - Bicho de Sete Cabeças; - Despedida em Las Vegas; - 21 gramas; - E a Vida Continua; - Sicko; - Para sempre Alice; - Nise: o coração da loucura; - Extraordinário; Se enlouquecer não se apaixone; Álbum de família.

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