PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Priscila Schneider |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Saúde e Redes |
0-20223 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Concepções de saúde e doença. Políticas de saúde no Brasil. Contexto atual da saúde pública, níveis de atenção e integrações em sistema unificado de saúde. Condições sociais e saúde. Dimensões sociais da saúde mental. Intervenções do psicólogo no contexto de saúde coletiva nos níveis de atenção. Integralidade da atenção e do cuidado. Intervenções do psicólogo em redes de saúde. Integralidade do cuidado na rede de saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Projetar intervenções psicológicas no âmbito da saúde coletiva. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Avaliar implicações de diferentes concepções de saúde e doença; - Relacionar condições sociais e saúde coletiva; - Analisar dimensões sociais da saúde mental; - Avaliar as políticas de saúde no Brasil, considerando seus aspectos históricos e condições de saúde da população; - Analisar os níveis de atenção em saúde coletiva e os diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em Saúde; - Sintetizar a integralidade da atenção e do cuidado na rede de saúde; - Perspectivar intervenções psicológicas junto às redes de atenção em saúde, tendo em vista a integralidade e a ética do cuidado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A Psicologia em Saúde |
8 |
2 |
Concepções de saúde e doença |
16 |
3 |
Condições sociais e saúde coletiva |
12 |
4 |
Políticas de Saúde no Brasil |
16 |
5 |
Níveis de atenção e integrações em sistema unificado de saúde |
16 |
6 |
Intervenções do Psicólogo no contexto de saúde coletiva nos níveis de atenção. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Atividades Extra-classe: Participação na Semana da Psicologia; Estudo de Textos; Realização de entrevistas com profissionais de saúde; Construção de diários de campo, relatório e projeto de intervenção. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação/Entrevistas; OR – Orientações dos grupos de estágio; SE- Seminário; PN- Problematização de notícias de saúde; Trabalho em grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da psicologia da saúde; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados. |
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HABILIDADES |
Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção da Psicologia da saúde. Observações consistentes dos processos psicológicos em foco. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa. |
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ATITUDES |
Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades. |
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OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados e receberão nota zero. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 – Prova bases da Psicologia da saúde |
1,2 |
x |
x |
x |
2.5 |
21/08/2024 |
x |
04/09/2024 |
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Avaliação 02 – Seminário Problemas de Saúde e sua abordagem no SUS |
3,4 |
x |
x |
x |
2.5 |
25/09/2024 |
x |
09/10/2024 |
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Avaliação 03 – Diários de campo: Entrevistas + Atividade em classe |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
16/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Pré-projeto de intervenção |
6 |
x |
x |
x |
1.5 |
13/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.5 |
21/10/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6. |
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2 |
STRAUB, Richard O. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2005. 676 p. ISBN 8536303379 |
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3 |
DINA CZERESNIA; ELVIRA MARIA GODINHO DE SEIXAS MACIEL; RAFAEL ANTÔNIO MALAGON OVIEDO. Os sentidos da saúde e da doença. Rio de Janeiro Fiocruz 2013 ISBN 9788575414330 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
AGUIAR, Zenaide Neto. Sus - Sistema Único de Saúde - Antecedentes, Percurso, Perspectivas e Desafios. Martinari 2011 |
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2 |
SPINK, Mary Jane. A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 239 p. ISBN 9788573965353 |
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3 |
SIMONE PAULON; ROSANE NEVES. Saúde Mental na Atenção Básica: a territorialização do cuidado. Porto Alegre Sulina 2013 ISBN 9788520504558 |
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4 |
AMARANTE, Paulo. Saúde mental e arte: práticas, saberes e debates. São Paulo: Zagodoni, 2012. 221p. ISBN 9788564250345 |
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5 |
ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é saúde@p0. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011. 155p. ISBN 9788575412206 |
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obs:A atividade prática prevista nesse disciplina ocorrerá por meio de projeto de extensão, no qual está prevista a realização de observações, especialmente por meio de entrevistas que deverão ser realizadas junto a profissionais da rede de saúde e alunos em estágios profissionalizantes em Organizações de saúde. Essas entrevistas terão como foco a organização da rede e dos serviços municipais de saúde; as condições de saúde da população (atendida); o papel e intervenções psicológicas realizadas e projetadas; e limitações da prática. Links interessantes: http://clinicampliadaereformapsiquiat.weebly.com/ DATASUS www.datasus.gov.br Ministério da Saúde www.saude.gov.br Fundação Nacional de Saúde www.funasa.gov.br IBGE www.ibge.gov.br Sugestão de Filmes: - Trajetória da Psicologia Hospitalar em São Paulo. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/videos.aspx - História da Saúde Pública no Brasil Um século de luta pelo direito à saúde. Disponível em: http://www.youtube.com/watch@p1v=SP8FJc7YTa0 - A História da Saúde Pública do Brasil – 500 anos na busca de soluções (Fiocruz vídeo) - Anima Saúde – 3 divertidas animações premiadas pelo Selo Fiocruz Vídeo - O Golpe do Destino; - Terra das Sombras; - Antes de Partir; - Cria Cuervos; - Shine Brilhante; - Tempo de Despertar; - Bicho de Sete Cabeças; - Despedida em Las Vegas; - 21 gramas; - E a Vida Continua; - Sicko; - Para sempre Alice; - Nise: o coração da loucura; - Extraordinário; Se enlouquecer não se apaixone; Álbum de família. |
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