PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Brenda Gomes Farias |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Instrumentos Técnicos e Operativos do Serviço Social I |
0-19355 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Concepções e aspectos ético-políticos do instrumental técnico-operativo do serviço social. Perspectivas teórico-metodológicas na construção dos instrumentos de intervenção. Instrumentos e técnicas no exercício profissional. Atribuição e Competência Profissional. |
OBJETIVO GERAL |
Promover aos acadêmicos do Serviço Social reflexão crítica e propositiva acerca da instrumentalidade e suas dimensões, para construção de estratégias, em especial na elaboração dos instrumentos e técnicas da ação profissional, visando a apreensão sobre as possibilidades de aplicabilidade e intervenção, com intuito de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, habilidades e atitudes em relação ao fazer profissional, respeitando os princípios estabelecidos no projeto ético-político da categoria. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Subsidiar os acadêmicos a reflexão sobre as concepções e aspectos éticos-políticos do instrumental técnico-operativo; - Propiciar aos acadêmicos elementos teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo do Serviço Social para intervenção profissional; - Refletir sobre a atualidade do instrumental técnico da profissão diante das atuais demandas sócio ocupacionais; - Promover a reflexão sobre a habilidade técnica, atitudes e instrumentos que subsidiam a operacionalização do processo de trabalho do Assistente Social. - Desenvolver um olhar crítico sobre a totalidade, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; Proporcionar aos acadêmicos de S.S. momentos de integração, através de atividades em equipe, como forma de aproximação da relação entre teoria e prática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I - Serviço Social e a Instrumentalidade |
30 |
2 |
Unidade II - Intervenção e Instrumentos Técnicos-Operativos |
36 |
3 |
Unidade III - Atividade Prática Extraclasse |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, MM- Mapa Mental; QC- questões comentadas, entre outros. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT, entre outros. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, pró-atividade. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação, assiduidade, cumprimento dos prazos, pontualidade, respeito, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa, postura ética, pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
|||||||||||
OUTRAS |
As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Atividade Coletiva: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica, entre outros. (NOTA: 1,0 e 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude proatividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com as demais disciplinas, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individual: será avaliado elaboração de síntese, escrita clara, objetiva, correção ortográfica, texto coerente e coeso, raciocínio lógico, análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordar questões pertinentes a situação, apresentar conhecimento do assunto, ética, criatividade, relação entre teoria e prática, posicionamento adequado a situação, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara. (NOTA: 1,0) |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Atividade coletiva I |
1,2,3 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova I |
1,2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova II |
2,3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividade coletiva II |
2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Atividade individual |
2 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. São Paulo: Cortez, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788524924347. |
|||||||||||
2 |
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em serviço social. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 208 p. ISBN 852490667-7 |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Cláudia Mônica dos; BACKY, Sheila; GUERRA, Yolanda (org.). A dimensão técnico-operativa no serviço social: desafios contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 205 p. ISBN 978-85-249-2522-1. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de; ALENCAR, Mônica Maria Torres de. Serviço social: trabalho e políticas públicas. 1. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502145900. |
|||||||||||
2 |
BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486. |
|||||||||||
3 |
CHAUÍ, Marilena de Souza. Cultura e democracia. 5.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 309 p. ISBN 8524901381 |
|||||||||||
4 |
FREIRE, Lúcia M. B. O serviço social na reestruturação produtiva: espaços, programas e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788524924422. |
|||||||||||
5 |
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço social. 3. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2002. 198 p. ISBN 852490566-2. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |