PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Vanuza Brunetta |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Política Social e Serviço Social |
0-19354 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Determinações sócio históricas das políticas sociais. Perspectivas conceituais da política social. A construção das políticas sociais no século XX. A Constituição de 1988 e Seguridade Social. O Estado brasileiro e a regulamentação e implementação dos direitos sociais. |
OBJETIVO GERAL |
- Possibilitar reflexão teórico-crítica sobre as determinações sócio históricas da política social, seus princípios e as categorias Estado, Políticas Sociais e Direitos Sociais, aos estudantes de Serviço Social, de forma a instrumentalizar o exercício da prática profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos históricos da Política Social à luz da Constituição Federal enquanto um marco na história das políticas sociais e as perspectivas conceituais; - Refletir criticamente sobre o Estado brasileiro, a regulamentação e implementação dos direitos sociais; - Oportunizar reflexão teórico-crítica acerca da organização e gestão das políticas sociais no Brasil; - Reconhecer o controle social enquanto potencializador do empoderamento da sociedade civil; - Discutir sobre o trabalho do Assistente Social no âmbito das Políticas Públicas; - Proporcionar que o(a) estudante tenha um posicionamento crítico frente a Política Social na atualidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Contextualização da Política Social; Fundamentos históricos. |
16 |
2 |
- Identificação da Política Social nos períodos históricos: Ano 1930 – 1964 e Ano 1965 – 1988; |
16 |
3 |
- Identificação da Política Social pós Constituição Federal de 1988; - Princípios, diretrizes e gestão das políticas sociais; |
16 |
4 |
- Seguridade social; concepção e debate na contemporaneidade; |
18 |
5 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Saber articular conteúdo teórico com prática; - Interpretar textos, - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico; Construção de conceitos claros, organização na elaboração dos trabalhos; Interpretação e produção de texto coerente e articulado; - Domínio das Normas da ABNT. |
|||||||||||
HABILIDADES |
-Expressar-se em público; - Saber trabalhar em grupo; - Escrever de forma clara e objetiva; Organização e apresentação das atividades com criatividade; |
|||||||||||
ATITUDES |
-Postura ética, - Responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, – Capacidade Investigativa; Senso crítico; Organização dos trabalhos apresentados; Pontualidade na entrega dos trabalhos; Participação em sala de aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, demonstrando qualidade na elaboração/apresentação dos trabalhos. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Seminário |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação I |
1 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação II |
4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho Dupla |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Visita Técnica |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho Grupo |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de; ALENCAR, Mônica Maria Torres de. Serviço social: trabalho e políticas públicas. 1. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502145900. |
|||||||||||
2 |
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social: Fundamentos e História. 4 ed. São Paulo Cortez 2008 ISBN 9788524912597 |
|||||||||||
3 |
PEREIRA, Potyara Amazoneida P. Política social: temas & questões. 3.ed. São Paulo: Gryphus, 2011. 214p. ISBN 9788524913914 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ANHAIA, Alex. A judicialização de políticas públicas de assistência social: uma análise sobre o ativismo judicial e a discricionaridade administrativa no SUAS. Navegantes,SC: Ed. do Autor, 2022 |
|||||||||||
2 |
ANDRADE, Renato. Serviço social, gestão e terceiro setor: dilemas nas políticas sociais. São Paulo: Saraiva, 2015 |
|||||||||||
3 |
GUEDES, Olegna de Souza. Serviço social e políticas públicas: processo de trabalho e direitos sociais. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2009. |
|||||||||||
4 |
MORIGI, Valter. Cidades educadoras: possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2016 |
|||||||||||
5 |
SOUZA, Daniele Graciane de; LIMA, Silvia Amorim. Políticas sociais setoriais e os desafios para o serviço social. Série Políticas Sociais e Públicas - Dialógica. 1.ed. Editora Intersaberes, 2017. |
|||||||||||
obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. |
Para a atenticação do plano de ensino |