PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Wander Galvão Lopes Fernandes |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19356 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover o conhecimento e habilidade junto ao acadêmico do exercício profissional e os espaços sócio ocupacionais, os marcos regulatórios da profissão de Serviço Social, atribuições e competências do Assistente Social no mercado de trabalho, áreas de atuação, demandas da profissão e articulação com práticas extensionistas na ampliação de um olhar crítico e construtivo na formação acadêmica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer as configurações e tendências das possibilidades de atuação profissional nos espaços de trabalho; - Compreender as lutas e os desafios dos assistentes sociais no cenário contemporâneo; - Oportunizar aos acadêmicos a construção da identidade profissional com visão crítica em meio ao ensino, pesquisa e extensão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Práticas curriculares e o serviço social nos dilemas da Universidade; |
12 |
2 |
Visitas Técnicas e rodas de conversa com as instituições do SAICA e Residencial Terapêutico |
16 |
3 |
• Espaços sócio ocupacionais na cena contemporânea e as expressões da Questão social; |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
AEX, VT, ARM, ET, SE, TG, DG, TIG, TI. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; Classroom; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. Habilidade (psicomotora) – organização e apresentação de trabalhos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa. |
|||||||||||
OUTRAS |
Agilidade, Espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação I – Seminário Temático |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Escrita |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Portfólio |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório final - atividades extensionistas |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486. |
|||||||||||
2 |
RAICHELIS, Raquel; VICENTE, Damares; ALBUQUERQUE, Valéria (org.). A nova morfologia do trabalho no serviço social. São Paulo: Cortez, 2018. 341 p. ISBN 978-85-249-2621-1. |
|||||||||||
3 |
VASCONCELOS, Ana Maria de. A prática do serviço social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. São Paulo: Cortez, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788524924361. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de; STAMPA, Inez; SANTANA, Joana Valente; SILVA, Maria Liduín/(orgs.). Pesquisa em serviço social e temas contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2020. |
|||||||||||
2 |
DORETO, Daniella Tech et al. Serviço social no poder judiciário. Porto Alegre: SAGAH, 2019. |
|||||||||||
3 |
ROSA, Lucia. Atenção psicossocial e serviço social. Editora: Papel Social. 2016. |
|||||||||||
4 |
SÁ, Jeanete Liasch Martins de. (Org.) Serviço Social e Interdisciplinaridade. Editora: Cortez. 2019. |
|||||||||||
5 |
SIERRA, Vânia Morales; REIS, Josélia Ferreira dos. Poder Judiciário e Serviço Social. Coleção Serviço Social. Editora Saraiva. 2018. |
|||||||||||
obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina; - os trabalhos das disciplinas devem seguir as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos; - obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença; - a avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Serão aulas ministradas em formato quinzenal. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Os alunos no decorrer da disciplina irão participar de atividades em dois serviços significativos sendo: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e adolescentes (SAICA II) e Residencial Terapêutico. |
Para a atenticação do plano de ensino |