PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado II |
0-18360 |
6º |
7 |
140 |
EMENTA |
|||
Elaboração do plano de intervenção a partir da experiência vivenciada no estágio. Articulação da dimensão investigativa e interventiva da profissão. Sistematização da prática. Oficina de supervisão. Aprofundamento do conhecimento das demandas, serviços oferecidos, caracterização dos usuários, modelos de gestão institucional e ação profissional. Apresentação dos campos de estágio em eventos científicos. |
OBJETIVO GERAL |
Construir as atividades de estágio a partir da problematização e delimitação de intervenção relacionados ao campo de estágio em Serviço Social, possibilitando a construção do projeto de intervenção mediadas pelas dimensões constitutivas da profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Reconhecer a diversidade de elementos da prática profissional do Serviço Social nos campos de estágio; - Analisar as práticas sociais e instrumentalização para a construção do projeto de intervenção; - Identificar as demandas, os métodos e instrumentos de trabalho do Assistente Social, bem como as legislações e aportes teóricos que contribuem para o embasamento da práxis profissional; - Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Estimular a capacidade de argumentação do estagiário acerca das práticas nas quais participa, utilizando o método da problematização (Arco de Marguerez); - Desenvolver habilidades e atitudes investigativa, propositiva e interventiva para um agir profissional competente. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aportes teóricos que subsidiam o processo de estágio no que se refere a relação teoria e prática; |
40 |
2 |
- Acompanhamento do supervisor de campo; |
85 |
|
TOTAL DE HORAS |
125 h |
|
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, entre outros. Aula Expositiva e Dialogada (EAD) - Trabalho em Grupo - Pesquisa Aula Expositiva e Dialogada (AED) - Orientação - Painéis (Mostra Científica) - Pesquisa - Projeto Intervenção |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, atitude proativa, interlocução entre teoria e prática, fundamentação teórica, referenciais teóricos apropriados e de fontes seguras, seguir os passos metodológicos do portfólio, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, texto coerente e coeso, produção do material, domínio das Normas ABNT, organização, clareza, responder aos apontamentos do supervisor e orientador, escrita lógica, senso crítico e investigativo, entre outros. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização, habilidade de trabalhar com o coletivo; escrita e apresentação oral; criatividade; iniciativa, domínio de recursos de digitação. As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de atividades) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas e orientações, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação; assiduidade; cumprimento dos prazos, respeito, maturidade nas relações institucionais, com os usuários, com o supervisor de estágio e orientador; responsabilidade; iniciativa e postura ética, assiduidade e pontualidade nas orientações e entrega do portfólio e demais atividades solicitadas pelo professor orientador, da disciplina e supervisor de estágio, ética, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, pró-atividade, comprometimento, postura adequada à situação, senso crítico, participação das atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina, responsabilidade no cumprimento dos prazos das atividades relativas à disciplina. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo supervisor de campo, orientador de estágio e professor da disciplina; Participação nas oficinas da disciplina de estágio; Cumprir o estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado. Todas as atividades da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Em caso de identificação de plágio nas atividades será atribuída aos alunos a nota zero. O/a estudante que não entregar as atividades nas datas indicadas no plano de ensino ou acordada com a turma terá descontado de sua nota 0,25 pontos por dia de atraso. A avaliação do estágio em serviço social é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da prática profissional. Desta forma, a recuperação acontecerá de forma simultânea ao longo do processo de ensino aprendizagem no portfólio e construção do diagnóstico institucional, não havendo recuperação no que se refere ao estágio da prática. A nota para aprovação do/a aluno/a é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alterações, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Aplicação Projeto de Intervenção |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Oficina de Problematização |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Supervisor de Campo |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Orientações Estágio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Portfólio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Mostra Científica |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório Estágio |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo editorial, 2009. 96 p. (Coleção amencar) ISBN 858622517-7 |
|||||||||||
2 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003 |
|||||||||||
3 |
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 232p. ISBN 9788524914928. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MORAES, Carlos Antônio de Souza. A "viagem de volta": significados da pesquisa na formação e prática profissional do Assistente Social. Serviço Social e Sociedade, n.114 , p. 240-265, abr. São Paulo, 2013. |
|||||||||||
2 |
BONETTI, Dilséia Adeodata; SILVA, Marlise Vinagre; SALES, Mione Apolinário. Serviço social e ética: convite a uma nova práxis. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003. |
|||||||||||
3 |
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 2011. |
|||||||||||
4 |
Temporalis/Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. ABEPSS - Ano 1, n.1 (jan./jun.2000) - Brasília: ABEPSS. 2000. |
|||||||||||
5 |
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005. |
|||||||||||
obs: As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. |
Para a atenticação do plano de ensino |