Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social e Seguridade Social II - Assistência Social - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Audrilara Arruda Rodrigues Campos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social e Seguridade Social II - Assistência Social

0-18361

4

80


EMENTA

Política de Assistência: gênese, concepções e determinantes. Organização e funcionamento da política de assistência social. Sistema Único da Assistência Social (SUAS): rede socioassistencial. Controle Social no SUAS. EDUCAÇÃO Permanente no SUAS. Intervenção do assistente social na política de assistência social.


OBJETIVO GERAL

Subsidiar a compreensão crítica da assistência social no Brasil, com ênfase no debate atual sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e a prática do assistente social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o marco legal da assistência social no Brasil, considerando o financiamento e os espaços de controle social; Possibilitar a apropriação crítica do debate sobre o SUAS, rede socioassistencial, educação permanente; Debater sobre a atuação do profissional de Serviço Social no âmbito da política de assistência social.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I - As determinações sócio-históricas da Assistência Social
Assistência Social no Brasil: trajetória histórica;
Perspectivas teórico-políticas em relação às Políticas sociais e à assistência social.

14

2

Unidade II - Assistência Social, Direito Social e Seguridade Social
- Assistência Social no Brasil: CF/88, LOAS, financiamento, espaços de controle social, a Política Nacional de Assistência Social e os planos municipais;
- O SUAS: Serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Benefício de Prestação Continuada e Programa Bolsa Família;
- Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais;
- Intersetorialidade na Política de Assistência Social e o SUAS;
- Sistemas de informação da assistência social, cadastro único e relatórios de gestão.

32

3

Unidade III - Assistência Social e Serviço Social
Parâmetros para atuação profissional na Assistência Social;
Espaços de atuação do assistente social nos serviços da Política de Assistência Social.

20

4

Unidade IV - Atividade Prática Extraclasse
- Rodas de Conversa/Visitas Técnicas
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AED (Aula Expositiva Dialogada); ARM (Aula com Recursos Multimídia); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Organização, representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias.

HABILIDADES

As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas e orientações, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros.

ATITUDES

Ética, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, pró-atividade, comprometimento, postura adequada à situação, senso crítico, assiduidade, participação das atividades previstas para o desenvolvimento da disciplina, responsabilidade no cumprimento dos prazos das atividades relativas à disciplina. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

OUTRAS

Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Todos os trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída aos alunos a nota zero. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho profissional, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina. As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Atividades Coletivas: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude pró-atividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, fundamentação teórica, escrita clara e objetiva, uso de recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, postura ética, texto coerente e coeso, produção do material, normas ABNT, organização, clareza, escrita lógica, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com os demais disciplinas, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individuais: será avaliado elaboração de síntese, escrita clara, objetiva, correção ortográfica, texto coerente e coeso, raciocínio lógico, análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordar questões pertinentes à situação, apresentar conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, comprometimento, senso crítico, dentre outros) (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Prova: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 4,0) será avaliado conhecimento e atitude

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

2.0

A definir

Atividades Coletivas

x

x

x

2.0

A definir

Prova I

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Prova II

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Atividades Individuais

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BATTINI, Odália. Assistência social: constitucionalização, representação, práticas. São Paulo: Editora Veras, 2001. 252 p. (Série Temas) ISBN 8587064029

2

OLIVEIRA, Heloisa Maria José de. Assistência social: do discurso do Estado à prática do serviço social. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1996. 211 p. ISBN 8532800688

3

REZENDE, Ilma. Serviço social e políticas sociais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. 180p. ISBN 9788571083097


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista: as funções da previdência e da assistência sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 175 p.

2

RAICHELIS, RAQUEL. ESFERA PÚBLICA E CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL : CAMINHOS DA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA. 2.ed.rev. CORTEZ 2000

3

Gestão social: uma questão em debate

4

TORRES, Iraildes Caldas. As primeiras-damas e a assistência social: relações de gênero e poder. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 206 p. ISBN 8524908793

5

COUTO, Berenice Rojas. Assistência social: direito social ou benesse@p0 Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.36, n.124 , p. 665-677, out. 2015.

obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática