PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Vanuza Brunetta |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social e Seguridade Social III - Previdência Social |
0-18359 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Política da previdência social: gênese e determinantes. Organização e funcionamento da previdência social. Reforma da previdência social no Brasil. Intervenção do serviço social na política previdenciária. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos de Serviço Social reflexão crítica referente à Política da Previdência Social, os Serviços e Benefícios Previdenciários, bem como o conhecimento da prática do Assistente Social junto à política pública de Seguridade Social e Previdência Social. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender o desenvolvimento histórico do sistema e política previdenciária pública brasileira seu marco histórico, o papel do Estado e a posição da sociedade civil; - Conhecer a Previdência Social como política que compõe a Seguridade Social, bem como a prática profissional do Serviço Social junto a essa política; - Ofertar subsídios e teóricos no que tange os serviços e benefícios previdenciários: funcionamento, estrutura e operacionalização; - Subsidiar os acadêmicos de Serviço Social, o instrumental teórico para intervenção na Previdência Social como política pública, incluindo seus atuais desafios; - Viabilizar o conhecimento dos métodos e instrumentos técnicos- operativos utilizados pelo Assistente Social na área da Previdência Social. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Aspectos Introdutórios e determinantes: histórico da seguridade social e previdência social no mundo |
20 |
2 |
2. A Trajetória da Seguridade Social e Previdência Social no Brasil e suas determinações históricas conjunturais: |
20 |
3 |
3. Espaço ocupacional do assistente social e reflexões contemporâneas |
26 |
4 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Saber articular conteúdo teórico com prática; - Interpretar textos, - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico; Construção de conceitos claros, organização na elaboração dos trabalhos; Interpretação e produção de texto coerente e articulado; - Domínio das Normas da ABNT. |
|||||||||||
HABILIDADES |
-Expressar-se em público; - Saber trabalhar em grupo; - Escrever de forma clara e objetiva; Organização e apresentação das atividades com criatividade; |
|||||||||||
ATITUDES |
-Postura ética, - Responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, – Capacidade Investigativa; Senso crítico; Organização dos trabalhos apresentados; Pontualidade na entrega dos trabalhos; Participação em sala de aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
OUTRAS - Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, demonstrando qualidade na elaboração/apresentação dos trabalhos. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Prova I |
1,2 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova II |
3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário |
3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho Grupo |
3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Atividade Individual |
1 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Visita Técnica |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BRAGA, Lea. O serviço social na previdência: trajetória, projetos profissionais e saberes. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 205p. ISBN 9788524913235 |
|||||||||||
2 |
BOSCHETTI, Ivanete; SALVADOR, Evilasio. Orçamento da seguridade social e política econômica: perversa alquimia. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.26, n.87 , p. 25-57, set. 2006. |
|||||||||||
3 |
PREVIDÊNCIA e assistência social: legitimação e fundamentação constitucional brasileira. 2003 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BERBEL, Fábio Lopes Vilela. Teoria geral da previdência social. São Paulo: Quartier Latin, 2005. 272 p. ISBN 8576740559 |
|||||||||||
2 |
A política Social do Estado Capitalista: as funções da previdência e assistência social. |
|||||||||||
3 |
SEGALIN, Andreia. Serviço social e viabilização de direitos: a licença/salário-maternidade nos casos de adoção. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.115 , p. 581-594, jul. 2013. |
|||||||||||
4 |
SPOSATI, Aldaiza de Oliveira; FALCÃO, Maria do C.; TEIXEIRA, Sonia Maria Fleury. Os direitos (dos desassistidos) sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. ISBN 852490181-0. Número de chamada: 368.4 S762d |
|||||||||||
5 |
REZENDE, Ilma. Serviço social e políticas sociais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |