PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado IV |
0-18368 |
8º |
7 |
140 |
EMENTA |
|||
Avaliação do plano de intervenção de estágio. Sistematização e avaliação final do estágio, nas dimensões teórico-metodológica, ético-operativas. Oficinas de supervisão. Relatório final de estágio. Disseminação dos resultados do estágio. Apresentação dos resultados do projeto de intervenção de estágio em eventos científicos. |
OBJETIVO GERAL |
Construir as atividades de estágio a partir da problematização e delimitação de intervenção relacionados ao campo de estágio do Serviço Social, com avaliação do projeto de intervenção mediadas pelas dimensões constitutivas da profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Estimular a capacidade de argumentação do estagiário acerca das práticas nas quais participa, utilizando o método da problematização (Arco de Maguerez); - Analisar as práticas sociais e instrumentalização a partir da realidade vivenciada; - Identificar as demandas, os métodos e instrumentos de trabalho do Assistente Social, bem como as legislações e aportes teóricos que contribuem para o embasamento da práxis profissional; - Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Desenvolver habilidades e atitudes investigativas, propositiva e interventiva para um agir profissional competente; - Apresentação de trabalhos na Mostra Científica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aportes teóricos que subsidiam o processo de estágio no que se refere a relação teoria e prática; |
53 |
2 |
Acompanhamento do supervisor de campo; |
86 |
|
TOTAL DE HORAS |
139 h |
A avaliação do estágio em serviço social é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da prática profissional. Desta forma, a recuperação acontecerá de forma simultânea ao longo do processo de ensino aprendizagem no portfólio e construção do diagnóstico institucional, não havendo recuperação no que se refere ao estágio da prática. A nota para aprovação do aluno é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alterações, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, entre outros. - Orientação - Relatório - Mostra Científica |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, atitude proativa, interlocução entre teoria e prática, fundamentação teórica, referenciais teóricos apropriados e de fontes seguras, seguir os passos metodológicos do portfólio, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, texto coerente e coeso, produção do material, domínio das Normas ABNT, organização, clareza, responder aos apontamentos do supervisor e orientador, escrita lógica, senso crítico e investigativo, entre outros. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização, Habilidade de trabalhar com o coletivo; Escrita e apresentação oral; Criatividade; Iniciativa; Domínio de recursos de digitação. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação; Assiduidade; Cumprimento dos prazos, Pontualidade; Respeito, Presença; Maturidade nas relações institucionais, com os usuários, com o supervisor de estágio e orientador; Comprometimento Responsabilidade; Iniciativa e postura ética, assiduidade e pontualidade nas orientações e entrega do portfólio e demais atividades solicitadas pelo professor orientador, da disciplina e supervisor de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo supervisor de campo, orientador de estágio e professor da disciplina; Participação nas oficinas da disciplina de estágio; Cumprir o estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Seminário Apresentação Projeto |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Oficina de Problematização |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Supervisor de Campo |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Orientação Estágio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Portfólio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Relatório Avaliação Projeto Intervenção |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Mostra Científica |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003 |
|||||||||||
2 |
GUEDES, Olegna de Souza. Serviço social e políticas públicas: processo de trabalho e direitos sociais. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2009. 240 p. ISBN 978857216535-8 |
|||||||||||
3 |
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 232p. ISBN 9788524914928. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em serviço social. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 208 p. ISBN 852490667-7 |
|||||||||||
2 |
GRANEMANN, Sara. Trabalho, sobretrabalho e financiamento das políticas sociais. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.29, n.94 , p. 60-72, jun. 2008. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Ednéia Alves de. O atual estágio de acumulação capitalista: destruição criativa ou criação destrutiva@p0 Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.26, n.82 , p. 22-45, maio 2005. |
|||||||||||
4 |
OLIVEIRA, Cirlene Aparecida Hilário da Silva. O estágio supervisionado na formação profissional do assistente social: desvendando significados. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.25, n.80 , p. 59-81, set. 2004. |
|||||||||||
5 |
HILLESHEIM, Jaime; MANFROI, Vania Maria; CARTAXO, Ana Maria Baima (org.). Estágio supervisionado em serviço social: contradições no cotidiano de trabalho. Florianópolis: Emais, 2022. 264 p. ISBN 978-65-86439-81-6. |
|||||||||||
obs:BONETTI, Dilséia Adeodata; SILVA, Marlise Vinagre; SALES, Mione Apolinário. Serviço social e ética: convite a uma nova práxis. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003. CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de; STAMPA, Inez; SANTANA, Joana Valente; SILVA, Maria Liduín/(orgs.). Pesquisa em serviço social e temas contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2020. MAGALHÃES, Selma. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: editora papel social, 2019. |
Para a atenticação do plano de ensino |