PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Patricia Fatima de Oliveira Furtado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social e Políticas Setoriais: Criança e Adolescente, Idoso e Mulher |
0-18369 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Infância e adolescência no Brasil: mudança do paradigma legal e institucional no trato da questão. Estatuto da Criança e do Adolescente e políticas sociais. Papel dos Conselhos Tutelares e de Defesa de Direitos. Política Nacional do Idoso e programas. Intervenções e respostas profissionais junto à criança, adolescente, idoso e mulher. Política de Atenção à Mulher. |
OBJETIVO GERAL |
- Contribuir para a formação profissional do estudante do curso de Serviço Social, por meio do aprimoramento de sua capacidade crítica propositiva na realidade sócio institucional habilitando-o para um processo de trabalho competente, criativo, crítico e comprometido com os princípios democráticos numa sociedade em transformação no que diz respeito as seguintes categorias a serem estudadas: criança, adolescente, idoso e mulher. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Aprofundar o conhecimento sobre a contextualização histórica, marcos legais da criança e do adolescente, bem como programas, serviços e a atuação do Assistente Social na política supracitada. - Possibilitar o conhecimento sobre a Política Nacional do Idoso, no que tange a contextualização histórica, marcos legais da política do idoso, bem como programas, serviços e atuação do Assistente Social para a garantia aos direitos aos idosos. - Oportunizar o conhecimento sobre a Política de Atenção à Mulher; em relação a contextualização histórica e conceito sobre a questão do gênero feminino, marcos legais da política da mulher, programas, serviços existentes e a atuação do Assistente Social frente a política de atenção à mulher. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Contextualização histórica em relação a leis de proteção à criança |
22 |
2 |
Contextualização histórica em relação a leis de proteção aos |
22 |
3 |
Contextualização histórica em relação a política de atenção a |
22 |
4 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
*Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; LAB – Aula em Laboratório; MM – Mapa Mental; PAL – Palestra; SE – Seminário; QC – Questões Comentadas; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo, VT – Visita Técnica, OM- Outras Modalidades |
Estratégias:AED ET SE AED, ET, TG AED, ET, TI APE, TIG, VT |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Saber articular conteúdo teórico com prática; - Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico; - Interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso; - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos; pertinentes, ter senso crítico; - Ampliar as buscas por referenciais teóricos; - Domínio das Normas da ABNT |
|||||||||||
HABILIDADES |
Interpretação lógica de pensamento e escrita; Expressar-se em público; - Saber trabalhar em grupo; - Escrever de forma clara e objetiva; - Diagnosticar as categorias na disciplina presentes no cotidiano; Saber utilizar as ferramentas/interne |
|||||||||||
ATITUDES |
Postura ética, respeitando os pressupostos do código de ética - Responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, participação, raciocínio lógico e analítico; – Capacidade Investigativa; Senso crítico; Organização dos trabalhos apresentados. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, demonstrando qualidade na elaboração/apresentação dos trabalhos |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.00 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho individual |
|
x |
x |
x |
2.00 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1ª prova |
|
x |
x |
x |
2.00 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2ª prova |
|
x |
x |
x |
2.00 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho coletivo |
|
x |
x |
x |
2.00 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BASTOS, Tatiana Barreira. Violência doméstica e familiar contra a mulher: análise da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) : um diálogo entre a teoria e a prática. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2011. 213p. ISBN 9788576993124 |
|||||||||||
2 |
NOCCHI, Andrea Saint Pastous; VELLOS, Gabriel Napoleão; FAVA, Marcos Neves. Criança, adolescente, trabalho. São Paulo: LTr Editora Ltda, 2010. 392p. ISBN 9788536116389 |
|||||||||||
3 |
SOUSA, Ana Maria Viola de. Tutela jurídica do idoso: a assistência e a convivência familiar. Campinas: Alínea, 2004. 245 p. ISBN 857516094x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Estatuto do idoso. 4ed. Brasília: Edições Camâra, 2009. 162 p. ISBN 978857365626-8. |
|||||||||||
2 |
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Velhice e diferenças: na vida contemporânea. Campinas: Alínea, 2006. 184 p. ISBN 8575161539 |
|||||||||||
3 |
ROSSATO, Luciano Alves. Estatuto da criança e do adolescente lei nº 8.069/90: comentado artigo por artigo. 10.ed. São Paulo: Revista dos tribunais, 2018. 601p. ISBN 9788520343661. |
|||||||||||
4 |
SARAIVA, João Batista Costa. Compêndio de direito penal juvenil adolescente e ato infracional. 4.ed.rev. e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ltda., 2010. 296p. ISBN 9788573486902. |
|||||||||||
5 |
MURARO, Rose Marie. A mulher no terceiro milênio: uma história da mulher através dos tempos e suas perspectivas para o futuro. 6.tir. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2000. 205 p. ISBN 858536345-2 |
|||||||||||
6 |
SALES, Mione Apolinário; MATOS, Maurílio Castro de (Org.). Política social, família e juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez Editora, 2004. 317 p. ISBN 852491029-1. |
|||||||||||
7 |
SOUZA, Daniele Graciane de; LIMA, Silvia Maria Amorim. Políticas sociais setoriais e os desafios para o serviço social. Curitiba: InterSaberes, 2017. 224 p. (Série Polícas Soaciais Públicas). ISBN 978-85-5972-484-4. |
|||||||||||
8 |
RIBEIRO, Djamila. Cartas para minha avó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. 198 p. ISBN 978-65-5921-091-6. |
|||||||||||
obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) |
Para a atenticação do plano de ensino |