Uniplac - Graduação - Serviço Social - Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Audrilara Arruda Rodrigues Campos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social I

0-18367

4

80


EMENTA

Operacionalização do projeto de pesquisa e elaboração do referencial teórico para construção do trabalho de conclusão de curso em Serviço Social. Concepção de trabalho de conclusão de curso. Planejamento do TCC. Elementos constitutivos do projeto de TCC (aspectos estruturais, éticos e metodológicos).


OBJETIVO GERAL

Sistematizar o conhecimento resultante de um processo investigativo, originário de uma indagação teórica relacionada ao Serviço Social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Orientar a construção das fases de um trabalho científico de conclusão de curso; - Refletir sobre os pressupostos definidores dos métodos sociológicos aplicados ao Serviço Social; - Operacionalizar o projeto de pesquisa; - Desenvolver uma revisão teórica, de acordo com o objeto escolhido.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I – Introdução a Pesquisa
- Apresentação Regulamento de TCC do Curso;
- Apresentação dos elementos constitutivos da pesquisa;
- Busca o estado da arte (conhecer o que existe sobre o tema escolhido);
- Oficina busca de textos para revisão bibliográfica (livros, artigos científicos do scielo, google acadêmico, entre outros);
- Inserção do currículo na Plataforma Lattes;
- Ética na pesquisa;
- Orientação dos passos do Projeto de Pesquisa Social (TCC)

20

2

Unidade II – Construção do Projeto
- Submissão do projeto ao CEP (Plataforma Brasil) com apoio dos respectivos orientadores;
- Orientação Individual com os respectivos orientadores

48

3

Unidade III - Qualificação dos Projetos
Bancas de Qualificação dos Projetos de Pesquisa (TCCs)

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AED (Aula Expositiva Dialogada); ARM (Aula com Recursos Multimídia); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros. Avaliação dos Projetos; Bancas


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Organização, representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias.

HABILIDADES

As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas e orientações, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros.

ATITUDES

Ética, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, pró-atividade, comprometimento, postura adequada à situação, senso crítico, assiduidade, participação das atividades previstas para o desenvolvimento do TCC, responsabilidade no cumprimento dos prazos para conclusão das atividades relativas ao TCC. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

OUTRAS

Capacidade de argumentar, criticar, questionar e sugerir. A banca avaliadora do TCCs será pública de modo que a participação de todos os acadêmicos será fundamental, sendo aberta a todos aqueles que tenham interesse em participar. Após as considerações da banca o aluno deverá entregar no prazo estabelecido ao orientador(a) nova versão do TCC com as correções para ser posteriormente atribuída a nota, ou seja, a nota da banca estará atrelada aos ajustes necessários pontuados pela mesma. O cronograma1 está disponível para os acadêmicos especificando as atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho enquanto pesquisador, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina. As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Banca de Qualificação do TCC: será avaliado de acordo com o conteúdo escrito e apresentação oral, considerando os aspectos formais, conforme instrumento de avaliação da banca com os referidos quesitos, normas ABNT, organização, clareza, originalidade, aportes teóricos utilizados, metodologia utilizada, desenvolvimento do trabalho, processo de orientação constituído pelo professor orientador e professor da disciplina durante o decorrer do semestre como: cumprimento dos prazos, assiduidade nas orientações e sala de aula, comprometimento, respeito, ética, escrita lógica, entre outros. A banca de avaliação do TCC será composta pelo professor da disciplina de TCC, professor orientador e um professor do curso de serviço social e/ou membro externo, sendo este analisado pelo orientador e professor da disciplina. (NOTA: 7,0) avaliado conhecimento, habilidade e atitude. - Orientação/Projeto: será avaliado o andamento do processo no decorrer do semestre, sobre as produções científicas realizadas pelo aluno, comprometimento com o processo de ensino aprendizagem, produção do material, cumprimento das solicitações realizadas pelo orientador, cumprimento de prazos, frequência durante as orientações, normas ABNT, organização do projeto, métodos adequados, capacidade do aluno dialogar com os autores trabalhados, argumentação e defesa das ideias, superação das dificuldades, apresentação das produções com periodicidade ao orientador, entre outros. OBS: As orientações acontecem de forma individual, com horário a ser acordado com o respectivo orientador, sendo que cada aluno terá um orientador que ficará responsável pelo acompanhamento da construção do TCC no respectivo semestre. (NOTA: 3,0) avaliado conhecimento, habilidade e atitude. ¹ Conforme cronograma as datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. 2 A recuperação acontecerá de forma simultânea durante o processo de elaboração do TCC, através do respectivo orientador. - Todos os Trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída aos alunos a nota zero.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Orientação/Construção Projeto

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Banca TCC

x

x

x

7.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: PUC/SP, 2013. 108 p. (Série trilhas) ISBN 9788528304084

2

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. 407 p. ISBN 9788527101813

3

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão popular, 2011. 59p. ISBN 9788577431823


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COSTA, Marco Antônio F. da; COSTA, Maria de Fátima. Metodologia da pesquisa: conceitos e técnicas. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2001. 135 p. ISBN 851193048-1.

2

DIEZ, Carmen Lucia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis: Vozes, 2005. 122 p. ISBN 853263091.

3

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022. 186 p. ISBN 978-65-597-7163-9.

4

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8.ed. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2004. ISBN 8501049654

5

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2013. 175 p. ISBN 97885-224-0273-1

obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Será disponibilizado pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática