PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Patricia Fatima de Oliveira Furtado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão, Planejamento, Assessoria e Consultoria em Serviço Social |
0-20257 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Teorias organizacionais e os modelos gerenciais na organização do trabalho e nas políticas sociais. Planejamento e gestão dos serviços nas diferentes áreas sociais. Elaboração, coordenação e execução de programas e projetos na área de Serviço Social. Assessoria e Consultoria em Serviço Social. Gestão de recursos humanos e assistente social. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos (as) acadêmicos (as) do Curso de Serviço Social, conhecimento acerca da contextualização histórica, fundamentos teóricos e métodos de planejamento, administração e gestão de políticas sociais, no intuito de contribuir para o desenvolvimento de competências e senso crítico profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar os principais conceitos de planejamento, gestão de políticas sociais e Responsabilidade Social; - Compreender a importância de elaborar, coordenar e executar programas e projetos na área do Serviço Social; - Apresentar os principais conceitos de Gestão de Recursos Humanos e o papel do Assistente Social neste contexto; -Compreender a dinâmica das ações profissionais, oportunidades e possibilidades de atuação do assistente social na consultoria e assessoria. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I |
22 |
2 |
Unidade II |
20 |
3 |
Unidade III |
12 |
4 |
Unidade IV |
12 |
5 |
Unidade V |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
- A nota para aprovação do acadêmico/a é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alteração, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. - Todos os trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. -Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - Avaliação Integrativa acontecerá na modalidade definido em reunião de colegiado. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AED – Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED – Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG – Trabalho em Grupo; TI – Trabalho Individual; TIG- Trabalho Integrativo em Grupo, MM- Mapa Mental; VT – Visitas Técnicas, QC- Questões Comentadas, entre outros. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT, entre outros |
|||||||||||
HABILIDADES |
Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, pró-atividade |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação, assiduidade, cumprimento dos prazos, pontualidade, respeito, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa, postura ética, pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes |
|||||||||||
OUTRAS |
As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Atividade Coletiva: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica. Postura ética com colegas e professores. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude pró-atividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com as demais disciplinas. Postura ética com colegas e professores. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individual: Será realizado uma apresentação do estudante, e avaliado a coerência entre teórica e prática do assunto abordado, somado na análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordando questões pertinentes a situação apresentada, demonstrar conhecimento do assunto, ética, criatividade, posicionamento adequado a situação, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, iniciativa, comprometimento, senso crítico. Por fim postura ética com colegas e professores. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Prova I: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento e atitude - Prova II: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento e atitude |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Coletiva |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Prova I |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova II |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividade Individual |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BRAVO, Maria Inês Souza. Assessoria, consultoria & serviço social. São Paulo: Cortez, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788524924446. |
|||||||||||
2 |
RICO, Elizabeth de Melo; RAICHELIS, Raquel. Gestão social: uma questão em debate. São Paulo: Educ, 1999. 231 p. ISBN 8528301850 |
|||||||||||
3 |
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONG`S: principais funções gerenciais. 11.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. 126 p. (Coleção FGV Prática) ISBN 9788522506996 |
|||||||||||
4 |
BAPTISTA, Myrian Viegas. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. 2.ed. São Paulo: Editora Veras, Lisboa: CPIHTS, 2000. 155 p. ISBN 8587064051 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ANDRADE, Renato. Serviço Social, gestão e terceiro setor. São Paulo. Saraiva, 2015 [livro eletrônico]. (Coleção Serviço Social) |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Gestão social e trabalho social: desafios e percursos metodológicos. São Paulo: Cortez, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788524924040. |
|||||||||||
3 |
FREIRE, Lúcia M. de B. O serviço social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos do trabalho profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 328 p. ISBN 978-85-249-1663-2. |
|||||||||||
4 |
MARTINS, Silvia Santiago et al. Gestão e planejamento em serviço social. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028234. |
|||||||||||
5 |
TENÓRIO, Fernando Guilherme. Gestão social: metodologia e casos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. 100 p. ISBN 8522502439 |
|||||||||||
6 |
GIAMPAOLI, Maria Cristina. Serviço Social em empresas: consultoria e prestação de serviço. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.114 , p. 266-289, abr. 2013. |
|||||||||||
7 |
MOTA, Ana Elizabete da. O feitiço da ajuda: As determinações do serviço social na empresa. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1998. 143 p. ISBN 852490316-3 |
|||||||||||
obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). |
Para a atenticação do plano de ensino |