PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos, Vanuza Brunetta |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa Social em Serviço Social I |
0-20258 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Pesquisa social: pressupostos científicos e epistemológicos. Ética na pesquisa. Tipos de pesquisa para o conhecimento social. Metodologias de pesquisa. Diferentes métodos de conhecimento da realidade social. Elaboração de um projeto de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
- Conhecer as perspectivas teóricas e questões metodológicas da pesquisa científica, subsidiando a elaboração do projeto de pesquisa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar as diferentes formas de conhecimento, em especial o conhecimento científico; - Possibilitar a identificação e formulação do objeto de investigação social; - Conhecer as questões metodológicas da pesquisa social, subsidiando para elaboração do projeto de pesquisa, a partir dos parâmetros éticos da pesquisa científica; - Propiciar aos alunos a construção de um perfil pesquisador. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I – Conhecimento Científico, Pesquisa Social no Serviço Social |
20 |
2 |
Unidade III – Construção do Projeto de Pesquisa |
25 |
3 |
Unidade II – Metodologia de Pesquisa |
22 |
4 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse. |
13 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; OM – Ensino com Pesquisa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Saber articular conteúdo teórico com prática; - Saber construir a estrutura de um projeto de pesquisa; - Acompanhar o processo de pesquisa de forma contínua, com retroalimentação das fases em tempo hábil; - Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico; - Interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso; - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas da disciplina; - Abordar conteúdo pertinentes; - Ter senso crítico; - Ampliar as fontes de pesquisa; - Domínio das Normas da ABNT. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Interpretação lógica de pensamento e escrita; - Saber trabalhar em grupo; - Escrever de forma clara e objetiva; - Desenvolver o perfil de pesquisador. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Postura ética, responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, participação, raciocínio lógico e analítico. |
|||||||||||
OUTRAS |
As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude pró-atividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com as demais disciplinas, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individual: será avaliado elaboração de síntese, escrita clara, objetiva, correção ortográfica, texto coerente e coeso, raciocínio lógico, análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordar questões pertinentes à situação, apresentar conhecimento do assunto, ética, criatividade, relação entre teoria e prática, posicionamento adequado a situação, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, iniciativa, comprometimento, senso crítico, dentre outros) (NOTA: 1,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Prova: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 4,0) será avaliado conhecimento e atitude - Projeto de Pesquisa e Seminário I: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica, entre outros. (NOTA: 3,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova I |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova II |
1,2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Projeto de Pesquisa e Seminário Apresentação Projeto |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Atividade Individual |
1,2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771653. |
|||||||||||
2 |
MARTINELLI, Maria Lúcia et al. A história oral na pesquisa em serviço social: da palavra ao texto. São Paulo: Cortez, 2019. 341 p. ISBN 978-85-249-2750-8. |
|||||||||||
3 |
SETUBAL, Aglair Alencar. Pesquisa em serviço social: utopia e realidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 199 p. ISBN 978-85-249-2026-4. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BAPTISTA, Myrian Veras. A investigação em serviço social. São Paulo: Editora Veras, 2012. 105p. ISBN 8587064274 |
|||||||||||
2 |
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6.ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. 142p. ISBN 978532633903. |
|||||||||||
3 |
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991. |
|||||||||||
4 |
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 315 p. ISBN 85-224-4015-8. |
|||||||||||
5 |
CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 80 p. (Temas sociais) ISBN 853261145-1 |
|||||||||||
obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de; STAMPA, Inez; SANTANA, Joana Valente; SILVA, Maria Liduín/(orgs.). Pesquisa em serviço social e temas contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2020. LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, 2007. Edição especial. LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa, uma introdução. São Paulo: EDUC, 1996. TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. |
Para a atenticação do plano de ensino |