PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Rafael Gattino Furtado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Banco de Dados |
0-19357 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Arquitetura de SGBD. Modelo relacional, restrições de integridade e normalizações. Modelo de dados: conceitual, lógico e físico. Linguagem de definição de dados, manipulação e controle de dados. Implementação de projetos de banco de dados. Gerenciamento de transações. Administração de SGBD. |
OBJETIVO GERAL |
Entender e avaliar as técnicas utilizadas por sistemas de gerenciamento de banco de dados, além de compreender aspectos de seu núcleo, acompanhando a evolução desta tecnologia. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Explicar as diferenças entre banco de dados e o processamento tradicional de arquivos; • Compreender os conceitos e arquitetura de Bancos de Dados e Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados; • Capacitar os alunos para a construção de modelos conceituais e modelos lógicos de banco de dados; • Aplicar os conceitos de modelagem e banco de dados, entendendo o contexto do Projeto e Implementação de um BD na Engenharia da Informação; • Compreender o mecanismo interno de execução de expressões SQL; • Formular expressões SQL que executem com melhor desempenho; • Organizar e atribuir os direitos de acesso para os objetos do banco de dados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Disciplina: professor, alunos, plano de ensino, forma de trabalho. |
4 |
2 |
Conceitos Básicos e Estrutura de um SGBD |
4 |
3 |
Modelagem de Banco de Dados |
20 |
4 |
SQL - DDL (Definindo Dados) |
12 |
5 |
SQL - DML (Manipulando Dados) |
8 |
6 |
SQL - DQL (Consultando Dados) |
22 |
7 |
Gerenciamento de transações. |
4 |
8 |
Tópicos especiais em banco de dados. |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; AGC - Atividade Google Classroom. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o aluno atingiu aos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de Resolução das atividades propostas e qualidade dos trabalhos. Compreensão e interpretação de textos técnicos. Criatividade e originalidade. Saber trabalhar em equipe. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência em sala de aula, interesse e participação das aulas, assiduidade, responsabilidade e compromisso do aluno |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa – REUNI |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Atividades Práticas |
1 - 7 |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividade Final |
1 - 7 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DATE, C. J. Introdução a sistemas de bancos de dados. 7.ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 674 p. 13937 ISBN 8570015968 |
|||||||||||
2 |
HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de banco de dados. 6. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2009. 204 p. (Série livros didáticos) ISBN 9788577803828 |
|||||||||||
3 |
ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de banco de dados. São Paulo: Pearson Education, 2011. 788p. ISBN 9788579360855 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GARCIA-MOLINA, Hector; ULLMAN, Jeffrey D.; WIDOM, Jennifer. Implementação de sistemas de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001. 685 p. ISBN 853520749-x |
|||||||||||
2 |
HARRINGTON, Jan L.; FURMANKIEWICZ, Edson. Projetos de bancos de dados relacionais: Teoria prática. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002. 360 p. ISBN 853521112-8 |
|||||||||||
3 |
SUEHRING, Steve. My Sql: a bíblia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. |
|||||||||||
4 |
SUEHRING, Steve. Mysql: a bíblia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. 674 p. ISBN 8535210849. |
|||||||||||
5 |
LEBLANC, Patrick. Microsoft SQL Server 2012. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. (Passo a passo). ISBN 9788582602249. |
|||||||||||
obs: Os materiais da disciplina e atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp |
Para a atenticação do plano de ensino |