PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19360 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma perspectiva da extensão universitária como processo acadêmico envolvendo aluno e professor, num constante intercâmbio com a sociedade, oportunizando uma relação multi, e interdisciplinares entre as partes, refletindo em ações articuladas interferindo na realidade local. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Estimular projetos e ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. Promover vivencias e a aplicação do conhecimento visando o aprimoramento da autonomia intelectual e acadêmica, assim como o desenvolvimento das questões comportamentais. Compreender e estimular a utilização das tecnologias da informação disponíveis para melhorar a qualificação dos negócios locais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
2 |
2 |
Introdução ao conceito de extensão universitária |
4 |
3 |
Diretrizes e metodologias para elaboração de projetos |
8 |
4 |
Elaboração Projeto Extensionista |
6 |
5 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
18 |
|
TOTAL DE HORAS |
38 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Projeto Integrador |
01 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Relatórios parciais |
02 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Apresentação seminário |
03 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 |
|||||||||||
2 |
CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2 |
|||||||||||
3 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19__]. 74 p. 6549 |
|||||||||||
2 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
|||||||||||
3 |
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991. |
|||||||||||
4 |
HASSE, Charles Roberto. Fórum de extensão universitária da Acafe,7: extensão universitária e comunidade : a reflexão e a ação docente e discente. Rio do Sul: UNIDAVI, 2006. 222 p. |
|||||||||||
5 |
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, jan. 2005, p.256-265. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |