Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Sabrina Bet


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19360

2

40


EMENTA

Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras

e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar uma perspectiva da extensão universitária como processo acadêmico envolvendo aluno e professor, num constante intercâmbio com a sociedade, oportunizando uma relação multi, e interdisciplinares entre as partes, refletindo em ações articuladas interferindo na realidade local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular projetos e ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. Promover vivencias e a aplicação do conhecimento visando o aprimoramento da autonomia intelectual e acadêmica, assim como o desenvolvimento das questões comportamentais. Compreender e estimular a utilização das tecnologias da informação disponíveis para melhorar a qualificação dos negócios locais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina

2

2

Introdução ao conceito de extensão universitária

4

3

Diretrizes e metodologias para elaboração de projetos

8

4

Elaboração Projeto Extensionista

6

5

Desenvolvimento de prática extensionista

18

 

TOTAL DE HORAS

38 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos.

HABILIDADES

Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos.

ATITUDES

Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Projeto Integrador

01

x

x

x

3

A definir

Avaliação 02 – Relatórios parciais

02

x

x

x

4

A definir

x

A definir

Avaliação 03 – Apresentação seminário

03

x

x

x

3

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785

2

CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2

3

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19__]. 74 p. 6549

2

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403.

3

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991.

4

HASSE, Charles Roberto. Fórum de extensão universitária da Acafe,7: extensão universitária e comunidade : a reflexão e a ação docente e discente. Rio do Sul: UNIDAVI, 2006. 222 p.

5

HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.1, jan. 2005, p.256-265.

obs:

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