Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Governança de TI II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Cristian Alves dos Santos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Governança de TI II

0-18437

4

80


EMENTA

Gerenciamento de serviços e ciclo de vida do serviço. ITIL e seus estágios do ciclo de vida. Estratégia de serviços. Desenho de serviços. Transição de serviços. Operação de serviços. Melhoria contínua de serviços. Modelo Melhoria de Serviços. Monitoramento da qualidade de serviços de TI. Plano diretor de informática.


OBJETIVO GERAL

Ao término da disciplina os alunos devem ter condições de analisar e compreender as principais leis da área de TI, documentações técnicas e infraestrutura de TI. Conhecer técnicas e metodologias utilizadas para auditorias, certificações e carreiras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os principais conceitos e aplicabilidade das principais legislações do setor de TI; Desenvolver documentações técnicas; Compreender e analisar a infraestrutura de TI; Apresentar as principais ferramentas e melhores práticas de gerenciamento de acesso, backup, equipes e serviços de TI.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Legislações:
1.1. General Data Protection Regulatuon - GDPR;
1.2. Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD;
1.3. Marco Civil da Internet;
1.4. Lei de Acesso à Informação – LAI.

20

2

2. Documentações
2.1. Política de Privacidade;
2.2. Política de Segurança da Informação - PSI;
2.3. Políticas de Backup’s;
2.4 Plano Diretor de TI (PDTI)

24

4

3. Infraestrutura:
3.1. Análise de infraestrutura;
3.2. Inventário de máquinas e softwares.

12

4

4. Gerenciamento:
4.1 Análise e gerenciamento de acessos;
4.2 Gerenciamento de Equipes;
4.3 Gerenciamento de Serviços.

16

5

5. Metodologias de Auditoria e Certificação
5.1 Conhecer e aplicar metodologias de auditoria em TI;
5.2 Conhecer certificações na área de TI.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais como Atividade Prática Extraclasse: Projeto Integrador - Estratégias: APE/TIG/ED


Estratégias:ARS, AGM, AGC, AEX, APE, ARM, ED, EX, EC, SE, LAB e TG


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o aluno atingiu aos objetivos da disciplina.

HABILIDADES

Capacidade de compreender, identificar, avaliar e aplicar as técnicas e conceitos estudados para envolver a tecnologia da informação nas estratégias organizacionais.

ATITUDES

Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética.

OUTRAS

Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Integrativa

Todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 02 - Avaliação de conteúdo

2

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 03 - Seminários

3

x

x

x

1

A definir

Avaliação 04 - Atividades complementares

4

x

x

x

2

A definir

Avaliação 05 - Avaliação de conteúdo

3 a 5

x

x

x

2

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GARCIA, Lara Rocha et al. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): guia de implantação. São Paulo: Blucher, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555060164.

2

EDITORA SARAIVA. Lei geral de proteção de dados (LGPD) e marco civil da internet. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. (Expressa de legislação). ISBN 9786553620384.

3

LIMA, Cíntia Rosa Pereira de. Autoridade nacional de proteção de dados e a efetividade da Lei Geral de Proteção de Dados: de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018 e as alterações da Lei n. 13.853/2019), o Marco civil da Internet (Lei n. 12.965/2014) e as sugestões de alteração do CDC (PL 3.514/2015). São Paulo: Almedina Brasil, 2020. 1 recurso online. (Teses). ISBN 9788584936397.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARINHO, Fernando. Os 10 mandamentos da LGPD: como implementar a Lei Geral de Proteção de Dados em 14 passos. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597026009.

2

JESUS, Damásio E. de. Marco civil da internet: comentários à Lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014. São Paulo: Saraiva, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502203200.

3

FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. O Marco civil da internet e o meio ambiente digital na sociedade da informação: comentários à Lei n. 12.965/2014. São Paulo: Saraiva, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788502627741.

4

GIL, Antonio de Loureiro; ARIMA, Carlos Hideo. Auditoria do negócio com TI: gestão e operação. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788553131143.

5

PINHEIRO, Patricia Peck. #Direito digital. 7. São Paulo: Saraiva Jur, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555598438.

obs: A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática