PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Sistemas de Informação |
0-18436 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Introdução ao Gerenciamento de Processos de Negócios. Conceitos e problemas relacionados à integração de sistemas. Padrões e tecnologias para integração de sistemas. Desenvolvimento de soluções para integração de sistemas. Infraestrutura de apoio aos negócios virtuais. |
OBJETIVO GERAL |
Ao final da disciplina os alunos devem ter condições de diagnosticarem, proporem e implantarem melhorias em processos de negócios já existentes nas empresas utilizando tecnologias de informação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar as áreas envolvidas em um negócio e as etapas necessárias para a execução de um processo e propor as mudanças necessárias. - Aplicar o BPM em casos de uso reais. - Diagnosticar e definir um sistema integrado de gestão para uma organização. - Conhecer as principais formas de integração de sistemas. - Praticar o planejamento de sistemas de informação através do uso prático. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Gerenciamento de Processos de Negócios. |
32 |
2 |
2. Integração de Sistemas |
32 |
3 |
4. Infraestrutura de apoio aos negócios virtuais |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Serão aplicados testes de conhecimentos e atividades práticas para verificar se o acadêmico atingiu os conhecimentos destacados nos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de assimilar novas tecnologias; Compreensão e interpretação de textos técnicos; Criatividade e originalidade; Trabalho em equipe. |
|||||||||||
ATITUDES |
Avaliação contínua através do desempenho em atividades práticas, participação nas aulas, trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. |
|||||||||||
OUTRAS |
- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Integrativa – Projeto Integrador |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Prática BPM - Avaliação estudo de caso |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Prática – Integração de Sistemas |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 – Prática IA Generativa |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CASSARRO, Antônio Carlos. Sistemas de informação para tomada de decisões. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2001. 129 p. ISBN 852210002-0 |
|||||||||||
2 |
VICO MAÑAS, Antonio. Administração de sistemas de informação: como organizar a empresa por meio dos sistemas de informação. 3. ed. São Paulo: Érica, 2002. 282 p. ISBN 8571946353. |
|||||||||||
3 |
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Education, 2007. 452 p. ISBN 9788576050896. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AUDY, Jorge Luis Nicolas; BRODBECK, Ângela Freitag. Sistemas de informação: planejamento e alinhamento estratégico nas organizações. Porto Alegre: Bookman, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788577803972. |
|||||||||||
2 |
VALLE, Rogerio; OLIVEIRA, Saulo Barbará de (org.). Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação bpmn (business process modeling notation). São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522479917. |
|||||||||||
3 |
DAY, George S; SCHOEMAKER, Paul J. H; GUNTHER, Robert E. Gestão de tecnologias emergentes. Porto Alegre: Bookman, 2003. 1 recurso online. ISBN 9788577807055. |
|||||||||||
4 |
VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 9. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2010. 267 p. ISBN 8530806816 |
|||||||||||
5 |
BOGHI, Cláudio; SHITSUKA, Ricardo. Sistemas de informação: um enfoque dinâmico. 2.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2005. 284 p. ISBN 8571949271 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |