PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Ney Kassiano Ramos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Data Science |
0-18444 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos de Data Science. Data Science e Big Data. Business Intelligence versus Data Science. Projetos em Data Science. Linguagem de programação para Data Science. Carreiras em Data Science. |
OBJETIVO GERAL |
Ao término da disciplina o aluno estará apto a compreender e desenvolver uma aplicação de manipulação e visualização de dados sob a óptica de Data Science. Será capaz de entender a sua atual importância e aplicabilidade em diversos setores, além de seus fundamentos e correlações. Por fim, o aluno entenderá como é formada a carreira em Data Science e as disciplinas que a compõem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os principais conceitos sobre Data Science e tecnologias correlatas. Desenvolver a mentalidade exploradora de estruturas de ciências de dados. Entender a sua aplicabilidade em setores, empresas ou organizações. Desenvolver aplicações para análise e manipulação de dados. Conhecer sumários estatísticos e as principais técnica gráficas de visualização de dados. Saber das principais linguagens de programação utilizadas na ciência dos dados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina e do plano de ensino |
4 |
2 |
2.1 Definições do termo Data Science |
4 |
3 |
3.1 Big Data |
4 |
4 |
4.1 Data Science: as fases e o fluxo em um projeto |
4 |
5 |
5.1 Linguagens de Programação para Data Science |
8 |
6 |
6.1 Estatística Descritiva e Python para Data Science |
8 |
7 |
7.1 Armazenamento de Dados |
12 |
8 |
8.1 Transformação e Limpeza de Dados |
12 |
9 |
9.1 Exploração e Visualização de Dados |
12 |
10 |
10.1.5 Correlações Espúrias |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AGC (Atividade Google Classroom); AEX (Aula expositiva dialogada); APE(Atividades Práticas Extraclasse); ARM (Aula com Recursos Multimídia); DG (Dinâmicas de Grupo); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET (Estudo de Texto); EX (Exercício de Fixação); LAB (Aula em Laboratório); MAC (Mapeamento Conceitual); PAL (Palestra); SE (Seminário); SI (Simulação); TG (Trabalho em Grupo); TIG (Trabalho Integrado e em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas), ARS (Aula Remota Síncrona); AGM (Aula Google Meet). |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Testes de conhecimento, atividades propostas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. Articula saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliações 1 a 5 – avaliações práticas e/ou teóricas |
Todas |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 6 – Seminários |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 7 – Projeto Integrador |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GRUS, Joel. Data science do zero: noções fundamentais com Python. 2. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788550816463. |
|||||||||||
2 |
SANTOS, Roger Robson dos et al. Fundamentos de big data. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901749. |
|||||||||||
3 |
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788522490455. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
COLAÇO JÚNIOR, Methanias. Projetando sistemas de apoio à decisão baseados em data warehouse. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004. |
|||||||||||
2 |
PADILHA, Juliana et al. Analytics para big data. Porto Alegre: SAGAH, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786556903477. |
|||||||||||
3 |
AMARAL, Fernando. Aprenda mineração de dados: teoria e prática_. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555206852. |
|||||||||||
4 |
MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Tecnologia e projeto de data warehouse. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2004. 318 p. ISBN 8536500123. |
|||||||||||
5 |
PRIMAK, Fábio Vinícius. Decisões como B.I. (Business Intelligence). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. 151 p. ISBN 9788573937143 |
|||||||||||
6 |
TURBAN, Efraim; SHARDA, Ramesh; ARONSON, Jay E.; KING, David. Business intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. São Paulo: Bookman, 2009. 253 p. ISBN 9788577803347 |
|||||||||||
obs:Os materiais da disciplina e atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom. O código da turma será disponibilizado no início das aulas. |
Para a atenticação do plano de ensino |