PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Rodrigo Branco |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estatística para Soluções em Tecnologia da Informação |
0-18446 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Análise estatística descritiva, exploratória e preditiva. Regressão linear, regressão múltipla, clustering. Álgebra Linear. Estatística com linguagem de programação. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar ao acadêmico as informações dos conceitos e ferramentas da estatística, onde, poderá relacionar a teoria com a prática da análise de problemas que visam na tomada de decisão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Reconhecer a estatística como ciência e seus métodos empregados; • Conhecer o significado e a utilização das medidas de estatística descritiva; • Aplicar a estatística relacionada as medidas de tendência central e de dispersão; • Utilizar a regressão na previsão de uma variável em relação a outra; • Extrair um modelo matemático que faça uma relação de uma variável em relação a outra com a regressão; • Reconhecer o clustering como um conjunto de técnicas que visa fazer agrupamentos automáticos de dados segundo o seu grau de semelhança; • Conhecer e utilizar a metodologia de inferência estatística; • Utilizar-se das linguagens de programação para análise de dados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentações de professor e alunos. Apresentação da disciplina |
2 |
2 |
Análise de estatística descritiva, exploratória e preditiva |
11 |
3 |
Regressão linear, regressão múltipla, clustering. |
10 |
4 |
Álgebra linear |
8 |
5 |
Estatística com linguagem de programação |
9 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Extraclasse: Elaboração de um projeto para tomada de decisão junto a análise de dados com as ferramentas estatísticas. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Testes de conhecimentos, atividades propostas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Realizar e demonstrar atividades com eficácia por meio das soluções apresentadas. Articular saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, proatividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
|||||||||||
OUTRAS |
Outras |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
15/08/2024 |
x |
29/08/2024 |
||||
Avaliação 02 |
1, 2, 3, 4, 5 |
x |
x |
x |
2.5 |
10/10/2024 |
x |
24/10/2024 |
||||
Avaliação 03 |
1, 2, 3, 4, 5 |
x |
x |
x |
2.5 |
14/11/2024 |
x |
28/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BARBETTA, Pedro Alberto; REIS, Marcelo Menezes; BORNIA, Antonio Cezar. Estatística para cursos de engenharia e informática. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010. 410 p. |
|||||||||||
2 |
DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística aplicada. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 455 p. (Série essencial). ISBN 9788502104167. |
|||||||||||
3 |
STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 444p. ISBN 9788522107445 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARA, Amilton Braio; MUSETTI, Ana Villares; SCHNEIDERMAN, Boris. Introdução à estatística. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2003. 152 p. ISBN 852120320-9 |
|||||||||||
2 |
TOLEDO, Geraldo Luciano; OVALLE, Ivo Izidora. Estatística básica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 459 p. ISBN 978-85-224-1791-9. |
|||||||||||
3 |
LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 357 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440089-7. |
|||||||||||
4 |
ARA, Amilton Braio; MUSETTI, Ana Villares; SCHNEIDERMAN, Boris. Introdução à estatística. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2003. 152 p. ISBN 852120320-9 |
|||||||||||
5 |
Estatística: teoria e aplicações: usando microsoft excel em português |
|||||||||||
obs:A avaliação será Processual e Contínua, com base nas entregas das atividades realizadas em todas as aulas. A recuperação de cada atividade acontecerá automaticamente, com uma nova entrega da mesma atividade, no prazo máximo de 7 dias após a inicial. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas serão disponibilizadas no Google sala de aula e o código será disponibilizado no grupo do WhatsApp. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). No caso de mudança de decreto ou cenário, as estratégias de ensino podem sofrer modificações. |
Para a atenticação do plano de ensino |