PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Luciano Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Técnicas de Programação |
0-19358 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Metodologia de desenvolvimento de programas. Algoritmos em linguagem de alto nível. Conversão. Prática de programação. Estruturas de dados. Métodos e sobrecarga. Tratamento de erros e exceções. Depuração de código. Boas práticas. Versionamento. Pair programming. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar os alunos a desenvolverem programas utilizando metodologias de programação eficientes, implementar algoritmos em linguagens de alto nível, e adotar boas práticas de desenvolvimento. A disciplina também visa introduzir conceitos de estruturas de dados, métodos e sobrecarga, tratamento de erros e exceções, depuração de código, versionamento de software e pair programming. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender as metodologias de desenvolvimento de software e suas aplicações. Desenvolver algoritmos e traduzi-los para linguagens de programação de alto nível. Praticar a implementação de algoritmos e resolver problemas de programação. Entender e aplicar conceitos de métodos, sobrecarga e tratamento de erros. Utilizar técnicas de depuração e seguir boas práticas de programação. Implementar e colaborar em projetos de software usando sistemas de versionamento. Praticar pair programming como método de desenvolvimento colaborativo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
• Apresentação da disciplina |
1 |
2 |
• Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Programas |
7 |
3 |
• Algoritmos em Linguagem de Alto Nível e Prática de programação |
22 |
4 |
• Métodos, Sobrecarga, Conversões, Tratamento Exceções e Prática de Programação |
22 |
5 |
• Depuração de Código, Boas Práticas e Prática de programação |
12 |
6 |
• Versionamento de Código e Pair Programming |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:ARS, AGM, AGC, AEX, APE, ARM, ED, EX, EC |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento de pequenos programas ao longo do semestre. Avaliações intermediárias e finais sobre os conteúdos abordados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de resolução das atividades propostas e qualidade das implementações realizadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade e frequência em aula, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
todas |
x |
x |
x |
4.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
todas |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DEITEL, H. M. C#: como programar. São Paulo: Pearson Education, 2006. |
|||||||||||
2 |
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: como programar. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2004. |
|||||||||||
3 |
SCHILDT, Herbert. Java para iniciantes. 6. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603376. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FURGERI, Sérgio. Java 8, ensino didático: desenvolvimento e implementação de aplicações. São Paulo: Erica, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788536519340. |
|||||||||||
2 |
STELLMAN, Andrew. Use a cabeça: C#. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 797p. ISBN 9788576085591 |
|||||||||||
3 |
PREISS, Bruno R.; GOUVÊA, Elizabeth Ferreira. Estrutura de dados e algoritimos: Padrões de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 566 p. ISBN 853520693-0 |
|||||||||||
4 |
MARTIN, Robert C. Princípios, padrões e práticas ágeis em C#. Porto Alegre: Bookman, 2011. 736p. ISBN 9788577808410 |
|||||||||||
5 |
PUGA, Sandra; RISSETTI, Gerson. Lógica de programação e estruturas de dados: com aplicações em Java. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2004. 254 p. ISBN 8587918826 |
|||||||||||
obs:A Avaliação 2 será processual e contínua, baseada nas entregas das atividades realizadas em todas as aulas. A recuperação dessa atividade ocorrerá automaticamente com uma nova entrega no prazo máximo de 7 dias após o prazo inicial estipulado. Aulas remotas síncronas poderão ser realizadas sempre que julgadas necessárias para o bom andamento da disciplina, sem exceder os 40% definidos no PPC. Os materiais da disciplina e as atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom, e o código da turma será compartilhado via grupo de WhatsApp. A frequência deverá ser registrada pelo(a) aluno(a) presencialmente, no momento da chamada durante a aula. A ausência do(a) aluno(a) deverá ser justificada e protocolada conforme as resoluções da universidade. |
Para a atenticação do plano de ensino |