Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Desenvolvimento de Sistemas II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Luciano Coelho


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Desenvolvimento de Sistemas II

0-20281

4

80


EMENTA

Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos com suporte a interface gráfica. Integração a

banco de dados. Internacionalização. Implantação. Arquitetura em camadas. Teste.


OBJETIVO GERAL

Capacitar os alunos a desenvolverem sistemas orientados a objetos com suporte a interface gráfica, integrar esses sistemas a bancos de dados, aplicar técnicas de internacionalização e implantação, compreender e implementar a arquitetura em camadas, e realizar testes de software de forma eficiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver aplicações orientadas a objetos com interfaces gráficas. Integrar aplicações a sistemas de banco de dados. Implementar técnicas de internacionalização em sistemas de software. Compreender e aplicar processos de implantação de software. Projetar e implementar sistemas utilizando arquitetura em camadas. Realizar testes de software para garantir a qualidade e funcionalidade dos sistemas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• Apresentação disciplina
• Apresentação plano de ensino

1

2

• Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com Interface Gráfica

• Revisão de Programação Orientada a Objetos
o Conceitos básicos: classes, objetos, herança, polimorfismo, encapsulamento.

• Ambiente de desenvolvimento

• Uso adequado das ferramentas de inteligência artificial.
o GitHub Copilot

• Introdução ao Desenvolvimento de Interfaces Gráficas
o Estrutura básica de uma interface gráfica.
o Tecnologias: Windows Forms, WPF, Swing, AWT etc.

• Componentes de Interface Gráfica e Manipulação de Eventos
o Botões, caixas de texto, painéis, etc.
o Manipulação de eventos.

• Definição do escopo e requisitos do projeto de estudo

15

3

• Integração a Banco de Dados

• Resgate Conceitos de Banco de Dados e SQL
o Introdução ao SQL.
o Estrutura e tipos de bancos de dados.

• Conexão com Banco de Dados
o Nativa ou via framework de persistência.
o Configuração de drivers de banco de dados.
o Estabelecimento de conexões.

• Operações de CRUD
o Inserção, leitura, atualização e exclusão de dados.

• Transações
o commit, rollback, autocommit.

16

4

• Internacionalização em Aplicações

• Conceitos de Internacionalização
o Importância da internacionalização.
o Estratégias e melhores práticas.

• Implementação de Internacionalização
o Utilização de arquivos de recursos.
o Adaptar interfaces e conteúdo para diferentes culturas.

8

5

• Implantação de Software

• Conceitos e Estratégias de Implantação
o Ciclo de vida de implantação.
o Tipos de implantação: local, cloud, híbrida.

• Prática de Implantação
o Empacotamento de aplicações
o Criação de programas instaladores
o Ferramentas e técnicas de implantação (ex.: Docker, Kubernetes, CI/CD).
o Implantação de uma aplicação prática.

8

6

• Arquitetura em Camadas

• Introdução à Arquitetura em Camadas
o Conceitos básicos e benefícios.
o Camadas típicas: apresentação, lógica de negócios, dados.

• Design e Implementação da Arquitetura em Camadas
o Separação de responsabilidades.
o Comunicação entre camadas.

• Ferramentas e Tecnologias para Arquitetura em Camadas
o Frameworks e padrões de projeto.

16

7

• Teste de Software

• Fundamentos de Teste de Software
o Tipos de testes: unitários, de integração, funcionais, etc.

• Ferramentas de Teste de Software
o NUnit, MSTest, Selenium, entre outros.

• Implementação de Testes Automatizados
o Escrever e executar testes automatizados.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AGC, AEX, APE, ARM, ED, EX, EC, LAB


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento de projeto completo ao longo do semestre. Avaliações intermediárias e finais sobre os conteúdos abordados.

HABILIDADES

Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. Articula saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 02

todas

x

x

x

4.5

A definir

x

A definir

Avaliação 03

todas

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEITEL, H. M. C#: como programar. São Paulo: Pearson Education, 2006.

2

DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: como programar. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2004.

3

MARTIN, Robert C. Princípios, padrões e práticas ágeis em C#. Porto Alegre: Bookman, 2011. 736p. ISBN 9788577808410


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARNES, David J.; KÖLLING, Michael. Programação orientada a objetos com Java. São Paulo: Pearson Education, Prentice Hall Regents, 2005.

2

MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 442 p. ISBN 9788576081456

3

STELLMAN, Andrew. Use a cabeça: C#. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 797p. ISBN 9788576085591

4

FURGERI, Sérgio. Java 8, ensino didático: desenvolvimento e implementação de aplicações. São Paulo: Erica, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788536519340.

5

FREEMAN, Eric. Use a cabeça: padrões de projetos (design patterns). 2.ed.rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 478p. ISBN 9788576081746

obs:A Avaliação 2 será processual e contínua, baseada nas entregas das atividades realizadas em todas as aulas. A recuperação dessa atividade ocorrerá automaticamente com uma nova entrega no prazo máximo de 7 dias após o prazo inicial estipulado. Aulas remotas síncronas poderão ser realizadas sempre que julgadas necessárias para o bom andamento da disciplina, sem exceder os 40% definidos no PPC. Os materiais da disciplina e as atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom, e o código da turma será compartilhado via grupo de WhatsApp. A frequência deverá ser registrada pelo(a) aluno(a) presencialmente, no momento da chamada durante a aula. A ausência do(a) aluno(a) deverá ser justificada e protocolada conforme as resoluções da universidade.

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