PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Luciano Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenvolvimento de Sistemas II |
0-20281 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos com suporte a interface gráfica. Integração a banco de dados. Internacionalização. Implantação. Arquitetura em camadas. Teste. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar os alunos a desenvolverem sistemas orientados a objetos com suporte a interface gráfica, integrar esses sistemas a bancos de dados, aplicar técnicas de internacionalização e implantação, compreender e implementar a arquitetura em camadas, e realizar testes de software de forma eficiente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver aplicações orientadas a objetos com interfaces gráficas. Integrar aplicações a sistemas de banco de dados. Implementar técnicas de internacionalização em sistemas de software. Compreender e aplicar processos de implantação de software. Projetar e implementar sistemas utilizando arquitetura em camadas. Realizar testes de software para garantir a qualidade e funcionalidade dos sistemas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
• Apresentação disciplina |
1 |
2 |
• Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com Interface Gráfica |
15 |
3 |
• Integração a Banco de Dados |
16 |
4 |
• Internacionalização em Aplicações |
8 |
5 |
• Implantação de Software |
8 |
6 |
• Arquitetura em Camadas |
16 |
7 |
• Teste de Software |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AGC, AEX, APE, ARM, ED, EX, EC, LAB |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento de projeto completo ao longo do semestre. Avaliações intermediárias e finais sobre os conteúdos abordados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. Articula saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
todas |
x |
x |
x |
4.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
todas |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DEITEL, H. M. C#: como programar. São Paulo: Pearson Education, 2006. |
|||||||||||
2 |
DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Java: como programar. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2004. |
|||||||||||
3 |
MARTIN, Robert C. Princípios, padrões e práticas ágeis em C#. Porto Alegre: Bookman, 2011. 736p. ISBN 9788577808410 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARNES, David J.; KÖLLING, Michael. Programação orientada a objetos com Java. São Paulo: Pearson Education, Prentice Hall Regents, 2005. |
|||||||||||
2 |
MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 442 p. ISBN 9788576081456 |
|||||||||||
3 |
STELLMAN, Andrew. Use a cabeça: C#. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 797p. ISBN 9788576085591 |
|||||||||||
4 |
FURGERI, Sérgio. Java 8, ensino didático: desenvolvimento e implementação de aplicações. São Paulo: Erica, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788536519340. |
|||||||||||
5 |
FREEMAN, Eric. Use a cabeça: padrões de projetos (design patterns). 2.ed.rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 478p. ISBN 9788576081746 |
|||||||||||
obs:A Avaliação 2 será processual e contínua, baseada nas entregas das atividades realizadas em todas as aulas. A recuperação dessa atividade ocorrerá automaticamente com uma nova entrega no prazo máximo de 7 dias após o prazo inicial estipulado. Aulas remotas síncronas poderão ser realizadas sempre que julgadas necessárias para o bom andamento da disciplina, sem exceder os 40% definidos no PPC. Os materiais da disciplina e as atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom, e o código da turma será compartilhado via grupo de WhatsApp. A frequência deverá ser registrada pelo(a) aluno(a) presencialmente, no momento da chamada durante a aula. A ausência do(a) aluno(a) deverá ser justificada e protocolada conforme as resoluções da universidade. |
Para a atenticação do plano de ensino |