PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Fernanda Forbici |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Engenharia de Software |
0-20282 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos da ES. Processos e modelos de desenvolvimento de software. Análise e projeto de sistemas. Qualidade de software. Ferramentas CASE. |
OBJETIVO GERAL |
Conscientizar o aluno da necessidade de empregar técnicas de Engenharia de Software ao processo de desenvolvimento, como: especificação de requisitos, análise, projeto de sistemas e ferramentas que auxiliam nas atividades inerentes ao processo, bem como atividades voltadas à garantia de qualidade, como inspeção e testes de software. Assim, será possível compreender a importância do uso efetivo de técnicas que permitem alcançar a qualidade no processo e produto. Com isto, o produto de software poderá ser confiável, seguro e menos dispendioso, minimizando o tempo e os recursos hoje direcionados para sua manutenção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer o efeito da disciplina de Engenharia de Software no processo de desenvolvimento de software e o aumento da qualidade dos produtos desenvolvidos e a importância da engenharia de requisitos neste processo; Identificar os modelos de ciclo de vida e reconhecer sua importância no processo de desenvolvimento de software; Fornecer uma visão geral das atividades, técnicas, métodos e ferramentas que auxiliam no processo de desenvolvimento de software; Entender a aplicação de métodos de controle da qualidade do processo de desenvolvimento de software, bem como do produto de software; Proporcionar ao aluno conhecimento sobre atividades agregadas à garantia de qualidade de software, como inspeção, gerência de configuração e testes de software; Fornecer conceitos básicos e práticas sobre métricas de software, seus diferentes tipos e aplicações, bem como, estimativas, medições, plano de métricas; Proporcionar ao aluno conhecimento sobre testes de software, bem como, a prática desta atividade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina |
10 |
2 |
2. Ciclo de Vida do Software |
8 |
3 |
3. Engenharia de Requisitos |
10 |
4 |
4. Verificação, Validação e Teste de Software |
18 |
5 |
5.1 SCRUM |
10 |
6 |
6. Engenharia de Projeto |
10 |
7 |
7. Gerenciamento de Projetos |
10 |
8 |
8. Mercado, Trabalho e Oportunidades |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR |
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Testes de conhecimento e atividades propostas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
|||||||||||
OUTRAS |
Não aplica |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Prova teórica |
Todas |
x |
x |
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Atividades individuais |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 – Trabalho em grupo |
Todas |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 05 – Habilidades e Atitudes |
Todas |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Editora Addison-Wesley, 2011. 592 p. ISBN 858863907-6 |
|||||||||||
2 |
PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2004. 535 p. ISBN 8587918311 |
|||||||||||
3 |
REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de software e sistemas de informação. 3.ed.revis. e ampl. Rio de Janeiro: Brasport Livros E Nultimídia Ltda, 2005. 316 p. ISBN 8574522155 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BECK, Kent. Programação extrema (XP) explicada: acolha as mudanças. Porto Alegre: Bookman, 2004. 182 p. ISBN 8536303875 |
|||||||||||
2 |
MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary; WEST, David. Use a cabeça: análise e projeto orientado ao objeto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 442 p. ISBN 9788576081456 |
|||||||||||
3 |
VAZQUEZ, Carlos Eduardo; SIMÕES, Guilherme Siqueira; ALBERT, Renato Machado. Análise dos pontos de função: medição, estimativas e gerenciamento de projetos de software. 5.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2006. 230 p. ISBN 8571948992 |
|||||||||||
4 |
MOLINARI, Leonardo. Gerência de configuração: técnicas e práticas no desenvolvimento do software. Florianópolis: Visual Books, 2007. 207 p. ISBN 9788575022105 |
|||||||||||
5 |
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 7. ISBN 9788563308337 |
|||||||||||
6 |
PRESSMAN, Roger S; MAXIM, Bruce R. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 9. Porto Alegre: AMGH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786558040118. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |