PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Cristian Alves dos Santos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Governança de TI I |
0-20283 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Introdução à Governança de TI - Definições de Governança. Frameworks de Governança de TI. Normas de governança de TI. Modelos de melhores práticas de gestão de TI. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os princípios fundamentais e as boas práticas da Governança de TI. Desenvolver habilidades para compreender e aplicar a Governança de TI, incluindo a gestão de TI, frameworks e metodologias relacionadas à Tecnologia da Informação, para garantir a eficácia e a eficiência na utilização dos recursos de TI, alinhando-os com os objetivos estratégicos da empresa e assegurando a conformidade e segurança dos processos e dados da organização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Compreender os conceitos fundamentais de governança de TI; • Aprender como a governança de TI pode contribuir para alcançar os objetivos estratégicos; • Apresentar os principais frameworks para governança de TI: COBIT e ITIL; • Adquirir habilidade para implementar os frameworks COBIT e ITIL, aplicar a norma ISO/IEC 38500, modelos CMMI, MPS.BR e conceitos de TI Verde, compreendendo as etapas e desafios envolvidos no processo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução aos conceitos de Governança corporativa e de T.I |
24 |
2 |
2. Governança de TI e Objetivos Estratégicos |
12 |
3 |
3. Ferramentas |
8 |
4 |
4. COBIT e ITIL |
24 |
5 |
5. Principais normas, modelos e conceitos relacionados à Governança de TI |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR. |
Estratégias:AGC, AEX, APE, ARM, TI, TG, ED, EX, EC, LAB. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o aluno atingiu aos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de compreender, identificar, avaliar e aplicar as técnicas e conceitos estudados para envolver a tecnologia da informação nas estratégias organizacionais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 - Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 - Avaliação de conteúdo |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - Seminários |
1 a 5 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 - Atividades complementares |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 05 - Avaliação de conteúdo |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FERNANDES, Aguinaldo Aragon. Implantação a governança de TI/ da estratégia à gestão dos processos e serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. 630 p. ISBN 9788574526584. |
|||||||||||
2 |
AUDY, Jorge Luis Nicolas; BRODBECK, Ângela Freitag. Sistemas de informação: planejamento e alinhamento estratégico nas organizações. Porto Alegre: Bookman, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788577803972. |
|||||||||||
3 |
KNEBEL, Patricia. A reinvenção da TI: como a tecnologia está transformando as empresas. Porto Alegre: Edipucrs, 2013. ISBN 9788539703722. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
STATDLOBER, Juliano. Gestão do conhecimento em serviços de TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2016. 138 p. ISBN 9788574527635. |
|||||||||||
2 |
COUGO, Paulo Sérgio. ITIL: guia de implantação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. ISBN 9788535268546. |
|||||||||||
3 |
LAHTI, Chrisitian B.; PETERSON, Roderick. Sarbanes-Oxley: conformidade TI usando COBIT e ferramentas open source. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006. 272 p. ISBN 8576081148 |
|||||||||||
4 |
PROENÇA, Adriano et al. (org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN 978-85-8260-342-0. |
|||||||||||
5 |
MOLINARO, Carneiro Ramos. Gestão de tecnologia da informação: governança de TI, arquitetura e alinhamento entre sistemas de informação e o negócio. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-1972-7. |
|||||||||||
obs:A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). No caso de mudança de decreto ou cenário, as estratégias de ensino podem sofrer modificações. |
Para a atenticação do plano de ensino |