Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Governança de TI I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Cristian Alves dos Santos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Governança de TI I

0-20283

4

80


EMENTA

Introdução à Governança de TI - Definições de Governança. Frameworks de Governança de TI.

Normas de governança de TI. Modelos de melhores práticas de gestão de TI.


OBJETIVO GERAL

Compreender os princípios fundamentais e as boas práticas da Governança de TI. Desenvolver habilidades para compreender e aplicar a Governança de TI, incluindo a gestão de TI, frameworks e metodologias relacionadas à Tecnologia da Informação, para garantir a eficácia e a eficiência na utilização dos recursos de TI, alinhando-os com os objetivos estratégicos da empresa e assegurando a conformidade e segurança dos processos e dados da organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender os conceitos fundamentais de governança de TI; • Aprender como a governança de TI pode contribuir para alcançar os objetivos estratégicos; • Apresentar os principais frameworks para governança de TI: COBIT e ITIL; • Adquirir habilidade para implementar os frameworks COBIT e ITIL, aplicar a norma ISO/IEC 38500, modelos CMMI, MPS.BR e conceitos de TI Verde, compreendendo as etapas e desafios envolvidos no processo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução aos conceitos de Governança corporativa e de T.I
1.1 Conceitos de governança corporativa;
1.2 Conceitos de governança de T.I;
1.3 Cases sobre governança de T.I;

24

2

2. Governança de TI e Objetivos Estratégicos
2.1 Relacionamento entre Governança de T.I e Gestão de T.I;
2.2 Aplicabilidade de Governança de T.I nos diferentes tipos de organizações;

12

3

3. Ferramentas
3.1 Softwares disponíveis para Governança de T.I;
3.2 Softwares de service desk e help desk;
3.2 Implantação de software para Governança de T.I;

8

4

4. COBIT e ITIL
4.1 Introdução;
4.2 Principais aspectos abordados;
4.3 objetivos e técnicas de utilização, como implantarar@p0

24

5

5. Principais normas, modelos e conceitos relacionados à Governança de TI
5.1 BSC, CMMI e MPS.BR;
5.2 ISO/IEC 38500;
5.3 TI Verde;

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR.


Estratégias:AGC, AEX, APE, ARM, TI, TG, ED, EX, EC, LAB.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o aluno atingiu aos objetivos da disciplina.

HABILIDADES

Capacidade de compreender, identificar, avaliar e aplicar as técnicas e conceitos estudados para envolver a tecnologia da informação nas estratégias organizacionais.

ATITUDES

Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética.

OUTRAS

Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 - Integrativa

Todas

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação 02 - Avaliação de conteúdo

1 a 5

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03 - Seminários

1 a 5

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 04 - Atividades complementares

1 a 5

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 05 - Avaliação de conteúdo

1 a 5

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FERNANDES, Aguinaldo Aragon. Implantação a governança de TI/ da estratégia à gestão dos processos e serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. 630 p. ISBN 9788574526584.

2

AUDY, Jorge Luis Nicolas; BRODBECK, Ângela Freitag. Sistemas de informação: planejamento e alinhamento estratégico nas organizações. Porto Alegre: Bookman, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788577803972.

3

KNEBEL, Patricia. A reinvenção da TI: como a tecnologia está transformando as empresas. Porto Alegre: Edipucrs, 2013. ISBN 9788539703722.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

STATDLOBER, Juliano. Gestão do conhecimento em serviços de TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2016. 138 p. ISBN 9788574527635.

2

COUGO, Paulo Sérgio. ITIL: guia de implantação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. ISBN 9788535268546.

3

LAHTI, Chrisitian B.; PETERSON, Roderick. Sarbanes-Oxley: conformidade TI usando COBIT e ferramentas open source. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006. 272 p. ISBN 8576081148

4

PROENÇA, Adriano et al. (org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN 978-85-8260-342-0.

5

MOLINARO, Carneiro Ramos. Gestão de tecnologia da informação: governança de TI, arquitetura e alinhamento entre sistemas de informação e o negócio. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-1972-7.

obs:A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). No caso de mudança de decreto ou cenário, as estratégias de ensino podem sofrer modificações.

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