PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Juliana Aparecida Piccoli Branco |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-20284 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Oportunizar uma perspectiva da extensão universitária como processo acadêmico envolvendo aluno e professor, num constante intercâmbio com a sociedade, oportunizando uma relação multi, e interdisciplinares entre as partes, refletindo em ações articuladas interferindo na realidade local. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução a prática extensionista |
02 |
2 |
Diretrizes para elaboração de projetos, Modalidades de práticas extensionistas |
02 |
3 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
06 |
4 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
06 |
5 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
06 |
6 |
Desenvolvimento de prática extensionista |
06 |
7 |
Devolutiva |
04 |
8 |
Devolutiva |
04 |
9 |
Devolutiva |
02 |
10 |
Devolutiva |
02 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno deverá se apropriar do conhecimento necessário para desenvolver o projeto E para aplicação do projeto, avaliar os resultados os alcançados, os desafios enfrentados e as lições aprendidas, e entender o real impacto do projeto no seu campo de aplicação. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno deverá demonstrar comprometimento com o projeto e com o que preconiza a extensão universitária. Relacionamento interpessoal, motivação, ética, são desejáveis no aluno. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Comprometimento, colaboração e comunicação também serão itens de avaliação |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avalialçao 1 |
|
|
|
|
04 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
|
|
|
|
06 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 |
|||||||||||
2 |
CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2 |
|||||||||||
3 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073. |
|||||||||||
2 |
BRASIL Ministério Da Educação. Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed. 112 p. ISBN: 9788585002916. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Miriam Ferreira da. MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119-133. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao. |
|||||||||||
4 |
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1989. 207 p. 77 ISBN 85-224-1041-0 |
|||||||||||
5 |
HUNGER, Dagmar; NOZAKI, Joice Mayumi; PEREIRA, Juliana Martins; ROSSI, Fernanda. O dilema da extensão universitária. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.03, p.335-354, julho-setembro 2014. |
|||||||||||
6 |
Proposta de componente curricular específico de extensão para os cursos superior de tecnologia: introdução à prática extensionista |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |