PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Patrick Alexander Giusti Naufel |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Marketing Digital |
0-18430 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Marketing tradicional e marketing digital. Estratégias de marketing e comunicação digital. Pesquisa de mercado. Posicionamento de mercado e definição de personas. Digital Branding. Funil de vendas. Produção de conteúdo. Mensuração de resultados. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar os principais conceitos e melhores práticas do marketing digital. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Mostrar as diferenças e a complementaridade do marketing tradicional com o marketing digital. Promover o entendimento da importância das empresas serem focadas em marketing. Apresentar estratégias, ferramentas e melhores práticas de mercado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceituação de marketing. Conceitos básicos relacionados ao processo de marketing. Necessidades, desejos e demanda. O composto de marketing. Relação entre o marketing tradicional e digital. Integração entre marketing tradicional e marketing digital. Passagem do marketing tradicional ao digital. |
8 |
2 |
Pesquisa de mercado. Métodos de pesquisa de mercado e forma de entender o consumidor. Culturas, comunidades e influenciadores digitais. O caminho de compra do consumidor. Assimilação, atração, arguição, ação e apologia. Definição de personas. |
20 |
3 |
Posicionamento de mercado. Definição de posicionamento de mercado e conceito de marca. Propósito da marca. Estratégias de posicionamento de mercado. Definição de estratégia de posicionamento. |
12 |
4 |
Branding. Conceito de marcas. A importância da marca para empresas em consumidores. Processo de criação de marcas. A marcas nos ambientes digitais. |
12 |
5 |
Estratégias de marketing e comunicação digital. Processo do marketing digital. Marketing centrado no ser humano. Marketing de conteúdo. Marketing onicanal. Marketing de engajamento. Funil de marketing e vendas. |
20 |
6 |
Mensuração de resultados. Métricas de produtividade do marketing. Coeficiente da ação de compra. Coeficiente de defesa da marca. |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares. |
Estratégias:Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
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HABILIDADES |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
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ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
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OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
4, 5, 6 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597025859. |
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2 |
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202458. |
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3 |
YANAZE, Mitsuru Higuchi; ALMEIDA, Edgar; YANAZE, Leandro Key Higuchi (org.). Marketing digital: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva Uni, 2022. 1 recurso online. ISBN 9788571441408. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
AAKER, David A. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603222. |
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2 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3. |
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3 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi (org.). Marketing digital. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786559771103. |
|||||||||||
4 |
RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki et al. Marketing digital. Rio de Janeiro: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492281. |
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5 |
ROSSI, Jéssica de Cássia et al. Gestão de conteúdos em canais sociais. Porto Alegre: SAGAH, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786556902142. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |