PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa Operacional |
0-18433 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Fundamentos. Problemas de Otimização. Modelagem de problemas. Teoria de grafos. Teoria de jogos. |
OBJETIVO GERAL |
Orientar o aluno de forma teórica e prática sobre as características da Pesquisa Operacional para resolução de problemas de otimização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Identificar método de técnicas para resolução de problemas de otimização. • Analisar e modelar problemas de pesquisa operacional. • Desenvolver aplicações baseada em Graph Database. • Aplicar ferramentas de pesquisa Operacional para tomada de decisão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos. |
04 |
2 |
Modelagem de Problemas – Algoritmos Genéticos |
18 |
3 |
Teoria de grafos – Graph Database |
18 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Relatórios técnicos, atividades práticas para verificar se o acadêmico atingiu os conhecimentos destacados nos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de assimilar novas tecnologias; Compreensão e interpretação de textos técnicos; Capacidade de comunicação; Capacidade de resolução de problemas; Criatividade e originalidade; Trabalho em equipe; Capacidade de expressar na linguagem correta em todas as apresentações, oral e escrita, de avaliações, atividades, trabalhos e propostas de estudos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
NSA. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 - Integrativa – Projeto Integrador |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes |
1-3 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Projeto Prático – Algoritmos Genéticos |
4 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa operacional: na tomada de decisões. 4.ed. São Paulo: Pearson Education, 2009. 223 p. ISBN 9788576050933 |
|||||||||||
2 |
ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional: método e modelos para análise de decisões. 5. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2967-2. |
|||||||||||
3 |
VIRGILLITO, Salvatore Benito. Pesquisa operacional: métodos de modelagem quantitativa para a tomada de decisões. São Paulo: Editora Saraiva, 2018. ISBN 9788547221164. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARENALES, Marcos et al. Pesquisa operacional: para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 524 p. ISBN 9788535214543. |
|||||||||||
2 |
BOAVENTURA NETTO, Paulo Oswaldo. Grafos: introdução e prática. São Paulo: Blucher, 2009. 151p. ISBN 9788521204732 |
|||||||||||
3 |
BEKMAN, Otto R; COSTA NETO, Pedro Luiz O. Análise estatistica da decisão. 2. São Paulo: Blucher, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788521215448. |
|||||||||||
4 |
RICARDO LINDEN. ALGORITMOS GENÉTICOS. 1. BRASPORT 2006 |
|||||||||||
5 |
MOREIRA, Daniel Augusto. Pesquisa operacional: curso introdutório. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522128068. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |