PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
|
PROFESSOR | Danusia Apparecida Silva, Carlos Eduardo Canani, Vanessa Goulart Branco, Claudia Menezes da Cruz |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Portuguesa | 0-17435 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
|
OBJETIVO GERAL |
Ser capaz de ler, redigir e interpretar um texto em português culto, reconhecendo a importância da comunicação para manter-se em dia com o mercado de trabalho, utilizando os recursos gramaticais da língua portuguesa para a elaboração de textos variados, com ênfase na exposição e argumentação, com clareza, objetividade e pertinência. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Reconhecer a comunicação como processo constitutivo da evolução da humanidade. • Perceber a importância de desenvolver a habilidade comunicativa visando adentrar e permanecer no mundo do trabalho. • Aprimorar a habilidade de leitura e escrita dos estudantes. • Desenvolver a capacidade de explicitar as relações entre as partes que compõem o texto, compreendendo as peculiaridades de cada gênero textual. • Oportunizar conhecimentos mais aprimorados sobre os recursos gramaticais necessários à melhoria da expressão de ideias e argumentos por meio da escrita. • Dominar os mecanismos linguísticos que constituem um texto: a estrutura e a função dos elementos de coesão textual, a coerência textual e os fatores de textualidade. • Adquirir habilidade efetiva de leitura, compreensão e comunicação oral e escrita. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Introdução à comunicação 1. Elementos da comunicação 2. Funções da linguagem 3. Níveis da linguagem | 20 |
2 | O ato comunicativo 2.1. A noção de texto 2.2. Fatores da textualidade: intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, intertextualidade 2.3. Coesão e coerência textual | 20 |
3 | Níveis de leitura 3.1. O hipertexto 20h Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado; Fórum Temático; Produção3.2. Nível superficial: estrutura discursiva. 3.3. Nível intermediário: estrutura narrativa; 3.4. Nível mais profundo: estrutura profunda. 3.5. Denotação, conotação, | 20 |
4 | A estrutura frásica no texto 4.1. Qualidades da frase: clareza, harmonia e concisão 4.2. Regência 4.3. Concordância 4.4. Colocação | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado; Exercícios; Fórum Temático; Autoestudo; Interação no Ambiente Virtual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Os conhecimentos serão avaliados por meio da apreensão dos conceitos problematizados ao longo do semestre à medida que estiverem sendo trabalhados. | ||||||||
HABILIDADES | Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participar de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Identificação do nível adequado de linguagem em cada contexto e uso do mesmo; Aplicar os conceitos estudados em sua área de atuação, | ||||||||
ATITUDES | Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Demonstrar iniciativa, autonomia, criticidade e colaboração. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Final | Todas | x | x | x | 5.1 | 22/11/2024 | x | 29/11/2024 | |
Atividade Avaliativa | 1 | x | x | x | 0.8 | 25/08/2024 | x | 15/09/2024 | |
Fórum Avaliativo | 1 e 2 | x | x | x | 1.0 | 01/09/2024 |
|
| |
Atividade Avaliativa | 2 | x | x | x | 0.7 | 25/08/2024 | x | 15/09/2024 | |
Atividade Avaliativa | 3 | x | x | x | 0.7 | 29/09/2024 | x | 10/11/2024 | |
Fórum Avaliativo | 3 e 4 | x | x | x | 1.0 | 27/10/2024 |
|
| |
Atividade Avaliativa | 4 | x | x | x | 0.7 | 20/10/2024 | x | 10/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2012. 258p. ISBN 9788564574397 |
2 | KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2018. 220p. ISBN 978-85-72444-881-9. |
3 | MARTINO, Agnaldo. Português: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2023. 676 p. ISBN 978-65-5362-822-9. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | NORMA GOLDSTEIN. O texto sem mistério. Sâo Paulo ática 2009 ISBN 978-85-08-12684-2 |
2 | MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental. 30. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020113. |
3 | MASIP, Vicente. Fundamentos lógicos da interpretação de textos e da argumentação. Rio de Janeiro: Forense, 2012. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2074-7. |
4 | TERRA, Ernani. Práticas de leitura e escrita. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788571440074. |
5 | GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. 548 p. (Biblioteca de administração pública). ISBN 9788522508310. |
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |