PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Danusia Apparecida Silva, Carlos Eduardo Canani, Vanessa Goulart Branco, Claudia Menezes da Cruz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Portuguesa |
0-17435 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação. |
OBJETIVO GERAL |
Ser capaz de ler, redigir e interpretar um texto em português culto, reconhecendo a importância da comunicação para manter-se em dia com o mercado de trabalho, utilizando os recursos gramaticais da língua portuguesa para a elaboração de textos variados, com ênfase na exposição e argumentação, com clareza, objetividade e pertinência. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Reconhecer a comunicação como processo constitutivo da evolução da humanidade. • Perceber a importância de desenvolver a habilidade comunicativa visando adentrar e permanecer no mundo do trabalho. • Aprimorar a habilidade de leitura e escrita dos estudantes. • Desenvolver a capacidade de explicitar as relações entre as partes que compõem o texto, compreendendo as peculiaridades de cada gênero textual. • Oportunizar conhecimentos mais aprimorados sobre os recursos gramaticais necessários à melhoria da expressão de ideias e argumentos por meio da escrita. • Dominar os mecanismos linguísticos que constituem um texto: a estrutura e a função dos elementos de coesão textual, a coerência textual e os fatores de textualidade. • Adquirir habilidade efetiva de leitura, compreensão e comunicação oral e escrita. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à comunicação 1. Elementos da comunicação 2. Funções da linguagem 3. Níveis da linguagem |
20 |
2 |
O ato comunicativo 2.1. A noção de texto 2.2. Fatores da textualidade: intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, intertextualidade 2.3. Coesão e coerência textual |
20 |
3 |
Níveis de leitura 3.1. O hipertexto 20h Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado; Fórum Temático; Produção3.2. Nível superficial: estrutura discursiva. 3.3. Nível intermediário: estrutura narrativa; 3.4. Nível mais profundo: estrutura profunda. 3.5. Denotação, conotação, |
20 |
4 |
A estrutura frásica no texto 4.1. Qualidades da frase: clareza, harmonia e concisão 4.2. Regência 4.3. Concordância 4.4. Colocação |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado; Exercícios; Fórum Temático; Autoestudo; Interação no Ambiente Virtual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da apreensão dos conceitos problematizados ao longo do semestre à medida que estiverem sendo trabalhados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participar de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Identificação do nível adequado de linguagem em cada contexto e uso do mesmo; Aplicar os conceitos estudados em sua área de atuação, |
|||||||||||
ATITUDES |
Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Demonstrar iniciativa, autonomia, criticidade e colaboração. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Final |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
22/11/2024 |
x |
29/11/2024 |
||||
Atividade Avaliativa |
1 |
x |
x |
x |
0.8 |
25/08/2024 |
x |
15/09/2024 |
||||
Fórum Avaliativo |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
01/09/2024 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa |
2 |
x |
x |
x |
0.7 |
25/08/2024 |
x |
15/09/2024 |
||||
Atividade Avaliativa |
3 |
x |
x |
x |
0.7 |
29/09/2024 |
x |
10/11/2024 |
||||
Fórum Avaliativo |
3 e 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
27/10/2024 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa |
4 |
x |
x |
x |
0.7 |
20/10/2024 |
x |
10/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2012. 258p. ISBN 9788564574397 |
|||||||||||
2 |
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2018. 220p. ISBN 978-85-72444-881-9. |
|||||||||||
3 |
MARTINO, Agnaldo. Português: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2023. 676 p. ISBN 978-65-5362-822-9. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
NORMA GOLDSTEIN. O texto sem mistério. Sâo Paulo ática 2009 ISBN 978-85-08-12684-2 |
|||||||||||
2 |
MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental. 30. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020113. |
|||||||||||
3 |
MASIP, Vicente. Fundamentos lógicos da interpretação de textos e da argumentação. Rio de Janeiro: Forense, 2012. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2074-7. |
|||||||||||
4 |
TERRA, Ernani. Práticas de leitura e escrita. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788571440074. |
|||||||||||
5 |
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. 548 p. (Biblioteca de administração pública). ISBN 9788522508310. |
|||||||||||
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |