Uniplac - Graduação - Psicologia - Língua Portuguesa - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva, Carlos Eduardo Canani, Vanessa Goulart Branco, Claudia Menezes da Cruz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa

0-17435

4

80


EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.

 


OBJETIVO GERAL

Ser capaz de ler, redigir e interpretar um texto em português culto, reconhecendo a importância da comunicação para manter-se em dia com o mercado de trabalho, utilizando os recursos gramaticais da língua portuguesa para a elaboração de textos variados, com ênfase na exposição e argumentação, com clareza, objetividade e pertinência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reconhecer a comunicação como processo constitutivo da evolução da humanidade. • Perceber a importância de desenvolver a habilidade comunicativa visando adentrar e permanecer no mundo do trabalho. • Aprimorar a habilidade de leitura e escrita dos estudantes. • Desenvolver a capacidade de explicitar as relações entre as partes que compõem o texto, compreendendo as peculiaridades de cada gênero textual. • Oportunizar conhecimentos mais aprimorados sobre os recursos gramaticais necessários à melhoria da expressão de ideias e argumentos por meio da escrita. • Dominar os mecanismos linguísticos que constituem um texto: a estrutura e a função dos elementos de coesão textual, a coerência textual e os fatores de textualidade. • Adquirir habilidade efetiva de leitura, compreensão e comunicação oral e escrita.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução à comunicação 1. Elementos da comunicação 2. Funções da linguagem 3. Níveis da linguagem

20

2

O ato comunicativo 2.1. A noção de texto 2.2. Fatores da textualidade: intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, intertextualidade 2.3. Coesão e coerência textual

20

3

Níveis de leitura 3.1. O hipertexto 20h Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado; Fórum Temático; Produção3.2. Nível superficial: estrutura discursiva. 3.3. Nível intermediário: estrutura narrativa; 3.4. Nível mais profundo: estrutura profunda. 3.5. Denotação, conotação,

20

4

A estrutura frásica no texto 4.1. Qualidades da frase: clareza, harmonia e concisão 4.2. Regência 4.3. Concordância 4.4. Colocação

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado; Exercícios; Fórum Temático; Autoestudo; Interação no Ambiente Virtual


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio da apreensão dos conceitos problematizados ao longo do semestre à medida que estiverem sendo trabalhados.

HABILIDADES

Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participar de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Identificação do nível adequado de linguagem em cada contexto e uso do mesmo; Aplicar os conceitos estudados em sua área de atuação,

ATITUDES

Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Demonstrar iniciativa, autonomia, criticidade e colaboração.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Final

Todas

x

x

x

5.1

22/11/2024

x

29/11/2024

Atividade Avaliativa

1

x

x

x

0.8

25/08/2024

x

15/09/2024

Fórum Avaliativo

1 e 2

x

x

x

1.0

01/09/2024

Atividade Avaliativa

2

x

x

x

0.7

25/08/2024

x

15/09/2024

Atividade Avaliativa

3

x

x

x

0.7

29/09/2024

x

10/11/2024

Fórum Avaliativo

3 e 4

x

x

x

1.0

27/10/2024

Atividade Avaliativa

4

x

x

x

0.7

20/10/2024

x

10/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2012. 258p. ISBN 9788564574397

2

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2018. 220p. ISBN 978-85-72444-881-9.

3

MARTINO, Agnaldo. Português: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2023. 676 p. ISBN 978-65-5362-822-9.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

NORMA GOLDSTEIN. O texto sem mistério. Sâo Paulo ática 2009 ISBN 978-85-08-12684-2

2

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental. 30. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020113.

3

MASIP, Vicente. Fundamentos lógicos da interpretação de textos e da argumentação. Rio de Janeiro: Forense, 2012. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2074-7.

4

TERRA, Ernani. Práticas de leitura e escrita. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788571440074.

5

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. 548 p. (Biblioteca de administração pública). ISBN 9788522508310.

obs:.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática