PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Lucia Ceccato de Lima, Ana Emilia Siegloch, Makhelly de Liz Pessoa, Cristina Keiko Yamaguchi |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Ambiente e Desenvolvimento Sustentável |
0-17517 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos uma compreensão dos principais impactos antropogênicos e seus reflexos no ambiente e na saúde, bem como fornecer subsídios teóricos sobre conceitos básicos de ecologia, políticas públicas, legislação e gestão ambiental e educação ambiental, os quais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
* Compreender conceitos básicos de ecologia relacionados a biodiversidade, dinâmica e funcionamento dos ecossistemas e serviços ambientais, associando a importância dos recursos naturais à sociedade contemporânea. *Conhecer as formas de tratamento de resíduos, água, esgoto, além de medidas de mitigação da poluição. *Compreender os diferentes conceitos, classificação e soluções da gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. *Descrever as principais políticas públicas e leis sobre meio ambiente e educação ambiental do país. *Compreender a complexidade ambiental e a importância da educação ambiental em todos os níveis de ensino formais e nos espaços não formais. *Discutir os problemas e soluções ambientais a partir dos 17 ODS propostos pela ONU - agenda 2030. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aspectos e principais impactos das atividades humanas |
20 |
2 |
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos 20h Fórum temático Atividade prática ecossistemas. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. |
20 |
3 |
Conceitos ambientais. Globalização e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. |
20 |
4 |
Políticas Públicas e Legislação ambiental. Educação Ambiental. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/ 2030. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Fórum temático Atividade prática |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. |
|||||||||||
ATITUDES |
Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Final |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
22/11/2024 |
x |
29/11/2024 |
||||
Fórum Avaliativo |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
01/09/2024 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa |
1 |
x |
x |
x |
0.8 |
25/08/2024 |
x |
15/09/2024 |
||||
Atividade Avaliativa |
2 |
x |
x |
x |
0.7 |
25/08/2024 |
x |
15/09/2024 |
||||
Fórum Avaliativo |
3 |
x |
x |
x |
1 |
27/10/2024 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa |
3 |
x |
x |
x |
0.7 |
29/09/2024 |
x |
10/11/2024 |
||||
Atividdae Avaliativa |
4 |
x |
x |
x |
0.7 |
20/10/2024 |
x |
10/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CORTESE, Tatiana Tucunduva P; KNIESS, Cláudia Terezinha; MACCARI, Emerson Antonio. Cidades inteligentes e sustentáveis. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788520455760. |
|||||||||||
2 |
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 240 p. ISBN 8524907681. |
|||||||||||
3 |
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012. 128 p. ISBN 9788524918667. |
|||||||||||
4 |
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. 95 p. ISBN 858643535-x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (Org.). Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. 184 p. ISBN 978524921865. |
|||||||||||
2 |
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 13. ed.rev. atual. e ampl. São Paulo: Malheiros, 2005. 1092 p. ISBN 8574206350. |
|||||||||||
3 |
MILARÉ, Édis. Direito do ambiente. 11. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters, 2018. 1824 p. ISBN 9788553210480. |
|||||||||||
4 |
Organização das Nações Unidas BRASIL - ONU/BR. 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-dedesenvolvimento-sustentavel-da-onu/ |
|||||||||||
5 |
ROSA, André Henrique; FRACETO, Leonardo F; CARLOS, Viviane Moschini (org.). Meio ambiente e sustentabilidade. Porto Alegre: Bookman, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788540701977. |
|||||||||||
obs: *O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central. |
Para a atenticação do plano de ensino |