Uniplac - Graduação - Administração - Estágio Curricular Supervisionado - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA CURRICULAR

EC3

REGULAMENTAÇÃO

Resolução Consuni -Par754/07

PROFESSOR

Kelli Aparecida Gotardo Armiliato

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Supervisionado

0-11227

6

5

90

 

EMENTA

Elaboração do projeto de estágio – parte 1.

OBJETIVO GERAL

Elaborar e apresentar projeto de estágio de acordo com os problemas e/ou oportunidades identificados durante o processo de observação e relato das atividades desenvolvidas na organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.  Elaborar o projeto de estágio de acordo com estrutura apresentada pelo professor orientador;
2.  Apresentar o relatório com o projeto para submeter a uma banca de qualificação.

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

1) Descrição do tema;  2) Definição  do  problema ou  oportunidade  (incluindo a caracterização da organização e seu ambiente, a situação problemática, o objetivo geral e objetivos específicos, a justificativa quanto a oportunidade, viabilidade e importância do projeto); 3)  Revisão da literatura; 4) Metodologia (incluindo o plano ou delineamento da pesquisa, a definição da área ou população-alvo do estudo, o plano de amostragem quando aplicável, os planos e instrumentos de coleta de dados, o plano  de análise de dados); 5)  Cronograma e 6) Orçamento.

90

TI

 

TOTAL DE HORAS

90

 

 

*Descrição das Estratégias:

AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais, e por sua conduta nas relações interpessoal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação

 

X

X

X

10,0

X

 

 

 

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

³ Avaliação do Trabalho integrado entre as disciplinas: Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Mercados e Tendências Mundiais; e Teoria Geral da Administração I, com apresentação pelos grupos em datas e horários definidas pelos professores das respectivas disciplinas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração : guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso.   3.ed. São Paulo: Atlas, 2005. 

2

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração : um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação.   2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

3

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração.   8.ed. São Paulo: Atlas, 2007. 

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COOPER, Donald R. Métodos de pesquisa em administração.   7.ed. São Paulo: Bookman, 2004.

2

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico.   22.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2002.

3

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento : metodologia científica no caminho de Habermas.   3.ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

4

KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica.   16.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

5

SANTOS, Antônio Raimundo. Metodologia científica : a construção do conhecimento.   5.ed.rev. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

 

 

OBSERVAÇÕES

 

 

 

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática