PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | ADMINISTRAÇÃO |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC3 |
REGULAMENTAÇÃO | Resolução Consuni -Par754/07 |
PROFESSOR | Kelli Aparecida Gotardo Armiliato |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Supervisionado | 0-11234 | 7 | 5 | 90 |
EMENTA |
Elaboração do projeto de estágio – parte 2. |
OBJETIVO GERAL |
Elaborar e apresentar projeto de estágio de acordo com os problemas e/ou oportunidades identificados durante o processo de observação e relato das atividades desenvolvidas na organização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Elaborar o projeto de estágio de acordo com estrutura apresentada pelo professor orientador; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | 1) Descrição do tema; 2) Definição do problema ou oportunidade (incluindo a caracterização da organização e seu ambiente, a situação problemática, o objetivo geral e objetivos específicos, a justificativa quanto a oportunidade, viabilidade e importância do projeto); 3) Revisão da literatura; 4) Metodologia (incluindo o plano ou delineamento da pesquisa, a definição da área ou população-alvo do estudo, o plano de amostragem quando aplicável, os planos e instrumentos de coleta de dados, o plano de análise de dados); 5) Cronograma e 6) Orçamento. | 90 | TI |
| TOTAL DE HORAS | 90 |
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*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. | ||||||||||
HABILIDADES | O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. | ||||||||||
ATITUDES | O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais, e por sua conduta nas relações interpessoal durante o processo de ensino-aprendizagem. | ||||||||||
OUTRAS | Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. | ||||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | ||||
Sim | Data | ||||||||||
Avaliação |
| X | X | X | 10,0 | X |
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¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. ³ Avaliação do Trabalho integrado entre as disciplinas: Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Mercados e Tendências Mundiais; e Teoria Geral da Administração I, com apresentação pelos grupos em datas e horários definidas pelos professores das respectivas disciplinas. | |||||||||||
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |||||||||||
1 | ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração : guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2005. | ||||||||||
2 | COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração : um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. | ||||||||||
3 | VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2007. | ||||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |||||||||||
1 | COOPER, Donald R. Métodos de pesquisa em administração. 7.ed. São Paulo: Bookman, 2004. | ||||||||||
2 | SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2002. | ||||||||||
3 | DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento : metodologia científica no caminho de Habermas. 3.ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. | ||||||||||
4 | KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 16.ed. Petrópolis: Vozes, 1999. | ||||||||||
5 | SANTOS, Antônio Raimundo. Metodologia científica : a construção do conhecimento. 5.ed.rev. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. | ||||||||||
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OBSERVAÇÕES | |||||||||||
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Para a atenticação do plano de ensino |