PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Engenharia Civil |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Civil Par772/17 |
PROFESSOR |
Volmir Pitton |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Concreto II |
0-18581 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Torção. Noções de estruturas (elementos, lançamento e seqüência de cálculos). Cálculos dos esforços, dimensionamento e detalhamento de lajes: pré-moldada, maciça e mista. Determinação dos esforços externos ativos em vigas. Cálculo dos esforços, dimensionamento e detalhamento de pilares. Projeto de edifício em estrutura de concreto armado. Noções de concreto protendido. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar o acadêmico ao exercício profissional no âmbito de estruturas em concreto armado utilizando métodos de cálculo para criação e resolução de sistemas estruturais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Capacitar o aluno para: - Identificar os esforços atuantes; - Interpretar normas técnicas de dimensionamento e segurança de estruturas em concreto armado; - Dimensionar estruturas em concreto armado; - Ler e interpretar os elementos gráficos de estruturas em concreto armado; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Torção |
16 |
2 |
Elementos de estruturas, lançamento e sequência de cálculos |
8 |
3 |
Lajes |
28 |
4 |
Pilares |
20 |
5 |
Etapas de projeto de edifício em estrutura de concreto armado |
4 |
6 |
Noções de concreto protendido |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada;; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Serão avaliados através de provas e trabalhos sobre os assuntos abordados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização adequada dos processos de dimensionamento de estruturas em concreto armado e desenvolver a capacidade de ler, interpretar e elaborar projetos. |
|||||||||||
ATITUDES |
O acadêmico deverá apresentar comportamento adequado durante o semestre. Serão observados, os seguintes quesitos: colaboração, iniciativa, disciplina, assiduidade, pontualidade, respeito e relacionamento ético com colegas e professor, participação nas atividades pedagógicas propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo estabelecido. Não serão aceitos trabalhos que não forem assessorados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
3 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
4, 5 e 6 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ADORNA, Diego da Luz et al. Concreto armado: vigas e lajes. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901930. |
|||||||||||
2 |
VENTURI, Denise Itajahy Sasaki Gomes et al. Concreto armado aplicado em vigas, lajes e escadas. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556901015. |
|||||||||||
3 |
FUSCO, Péricles Brasiliense; ONISHI, Minoru. Introdução à engenharia de estruturas de concreto. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788522127771. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
PILOTTO NETO, Egydio. Caderno de receitas de concreto armado, v.1: vigas. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521634690. |
|||||||||||
2 |
PILOTTO NETO, Egydio. Caderno de receitas de concreto armado, v. 2: pilares. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521634676. |
|||||||||||
3 |
PILOTTO NETO, Egydio. Caderno de receitas de concreto armado, v.3: lajes. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521634652. |
|||||||||||
4 |
CARVALHO, Roberto Chust; PINHEIRO, Libânio Miranda. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado. São Paulo: Pini, 2009. 589 p. ISBN 9788572661881. |
|||||||||||
5 |
FUSCO, Péricles Brasiliense. Estruturas de concreto: solicitações tangenciais. São Paulo: Pini, 2008. 329p. ISBN 9788572662086 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |