PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Engenharia Civil |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Civil Par772/17 |
PROFESSOR |
Mauricio Cesar Brun |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Mecânica dos Solos II |
0-18580 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Generalidades. Compactação dos solos. Índice de suporte Califórnia. Resistência ao Cisalhamento dos solos. Empuxos de terra. Muros de arrimo. Estabilidade de Taludes. Ensaios de laboratório de compactação, índice de suporte Califórnia, densidade, Cisalhamento Direto e Compressão simples. |
OBJETIVO GERAL |
A disciplina de mecânica dos solos II tem como objetivo geral, a prática de laboratório, baseado nas normas, investigar e checar os resultados práticos através dos ensaios de compactação e de CBR, cisalhamento direto e de compressão simples. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
A disciplina de mecânica dos solos II tem como objetivo específico, complementar os conhecimentos do aluno da disciplina de mecânica dos solos I, que propiciará, saber o controle tecnológico dos serviços de compactação, saber interpretar os componentes da resistência ao cisalhamento dos solos, dimensionar geotécnicamente um muro de arrimo baseando-se na magnitude dos empuxos de terra, e verificar a estabilidade de talude em solo natural ou compactado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Compactação e indice de suporte califórnia |
20 |
2 |
Resistência ao cisalhamento |
16 |
3 |
Empuxo de terra |
16 |
4 |
Estruturas de contenção |
16 |
5 |
Estabilidade de taludes |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Aulas presenciais com utilização de quadro e recursos multimidia |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno deverá saber ensaiar em laboratório o índice de suporte Califórnia e Proctor bem como calcular a resistência ao cisalhamento, os esforços no fenômeno da geração de empuxos de terra e da contenção destes empuxos através de muros de arrimo e o estudo da estabilidade de taludes em solo natural ou compactado. |
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HABILIDADES |
Produção científica, interpretação bibliográfica, execução de ensaios de compactação, coleta de amostras de solos para ensaios em laboratório e capacidade de interpretação dos resultados obtidos. Outras (não obrigatório) Confecção de ensaios em laboratório bem como a participação. |
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ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, interesse, criatividade, participação, postura ética, capacidade de trabalhar em equipe. |
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OUTRAS |
Atividades em laboratório |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
4.5 |
21/08/2024 |
x |
04/09/2024 |
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Avaliação 02 |
3,4 e 5 |
x |
x |
x |
4.5 |
06/11/2024 |
x |
20/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações: mecânica das rochas, fundações, obras de terra. 6.ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 498 p. ISBN 9788521605256 |
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2 |
PINTO, Carlos de Sousa. Curso básico de mecânica dos solos. 3. ed. São Paulo: Oficina de textos, 2009. 367 p. ISBN 9788586238512 |
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3 |
CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações: mecânica das rochas - fundações - obras de terra. 6. ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 498 p. ISBN 97858521605256 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações: mecânica das rochas, fundações, obras de terra. 6.ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 498 p. ISBN 9788521605256 |
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2 |
CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos: e suas aplicações. 3.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1976. 16573 |
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3 |
CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações: mecânica das rochas - fundações - obras de terra. 6. ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 498 p. ISBN 97858521605256 |
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4 |
Pinto,Carlos de Sousa. Curso básico de mecanica dos solos |
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5 |
ABNT. ABNT (NBR-6118) Projeto de execução de obras de concreto armado. , |
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6 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto e execução de fundações: ABNT NBR 6122:2010. Rio de Janeiro: ABNT, 2010. 91p. |
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obs:Normas da ABNT NBR disponíveis na biblioteca, |
Para a atenticação do plano de ensino |