PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Giovani Letti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Sociedade da Informação |
0-19359 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Sociedade da informação e do conhecimento. Impactos das inovações tecnológicas na sociedade. Globalização e novas tecnologias. Mercado, trabalho e oportunidades na sociedade da informação. Economia da informação e do conhecimento. Tecnologia e serviços para a cidadania. Tecnologia e política. Tecnologia e educação. Ética na sociedade da informação. |
OBJETIVO GERAL |
Criar no acadêmico uma visão crítica sobre a função da tecnologia da informação e comunicação na sociedade, nas organizações e no desenvolvimento do conhecimento. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver no acadêmico a percepção do seu papel na sociedade, como cidadão e profissional. Proporcionar o entendimento da relação homem x tecnologia. Criar um ambiente de debate, com relação ao papel que a tecnologia deve exercer na sociedade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Sociedade da informação e do conhecimento. Relação entre a inteligência humana e as tecnologias da informação. Impacto das inovações tecnológicas na sociedade. Novas interações sociais mediadas pela tecnologia. Mudanças culturais provocadas pela tecnologia. |
16 |
2 |
Globalização e novas tecnologias. O papel da tecnologia da informação no processo de aumento da velocidade da globalização. A diminuição das fronteiras, através da Internet. |
8 |
3 |
Mercado, trabalho e oportunidades na sociedade da informação. Economia da informação e do conhecimento. Tecnologias da informação e comunicação como meio de geração de novos negócios. Novas formas de trabalho. Perfil do novo profissional. Futuro do trabalho e do mercado de tecnologia. |
20 |
4 |
Tecnologia e educação. Tecnologia como mediadora da aprendizagem. Possibilidades de usos da tecnologia na geração e democratização do aprendizado. |
20 |
5 |
Tecnologia e serviços para a cidadania. Tecnologia como disseminadora de informações ao cidadão. Tecnologia como facilitadora de processos públicos. Governo Eletrônico. |
4 |
6 |
Tecnologia e política. Novo papel da tecnologia no debate político. Tecnologia como ferramenta de campanha. Tecnologia, criação e mobilização de grupos políticos. Fake news. |
8 |
7 |
Ética na sociedade da informação. Conceitos de ética. Princípios e funções da ética. Prática da ética. Ética pessoal e profissional. |
2 |
|
TOTAL DE HORAS |
78 h |
*Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
Estratégias:AEX, ARS, AGM, AGC, DS, EC, SAI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Debates. Produção de textos. Provas. Trabalhos de aplicação da teoria à prática. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Debates. Produção de textos. Provas. Trabalhos de aplicação da teoria à prática. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
|||||||||||
OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1, 2,3, 4 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
5, 6, 7 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BATISTA, Sueli Soares dos Santos; FREIRE, Emerson. Sociedade e tecnologia na era digital. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536522531. |
|||||||||||
2 |
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2012 428p. ISBN 9788576570844. |
|||||||||||
3 |
PIERRE LEVY. As tecnologias da inteligência : o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro 34 1997 ISBN 85-85490-15-2 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 8571105987 |
|||||||||||
2 |
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1999. 145 p. 20815 ISBN 857110495-6 |
|||||||||||
3 |
BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2011. 275 p. ISBN 8573023473 |
|||||||||||
4 |
CASTELLS, Manuel. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 325p ISBN 9723110652. |
|||||||||||
5 |
MARTINI, Renato. Sociedade da informação: para onde vamos. São Paulo: Trevisan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595470196. |
|||||||||||
obs:Nenhuma. |
Para a atenticação do plano de ensino |