PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Dejenane de Souza Monteiro |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Comportamento Organizacional |
0-17476 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
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Novos paradigmas nas organizações. Processos de mudanças. Comportamento humano no ambiente de trabalho: motivação, comprometimento, cultura, clima, liderança, poder e controle. Trabalho em grupo e equipes. Equipes de alto desempenho. Administração de conflitos. Diversidade nas Organizações. Criatividade. Fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho. Bem-estar no trabalho. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar os alunos na identificação, análise e intervenção em situações e problemas associados ao comportamento humano nas organizações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Caracterizar o trabalho identificando seus componentes em relação à dimensão humana. - Identificar as características da atitude do trabalhador em relação ao trabalho, no que diz respeito às mudanças organizacionais e a nova morfologia do trabalho. - Analisar a cultura e clima organizacional. - Identificar aspectos que promovem e que obstaculizam a motivação e o comprometimento do contexto laboral. - Identificar como as organizações podem administrar com eficácia a diversidade no ambiente de trabalho. - Descrever as principais teorias da liderança estabelecendo relação com 'poder' e 'controle'. - Analisar aspectos associados à administração de conflitos e às suas principais técnicas. - Descrever as características do trabalho em equipe e em grupo e as especificidades e atributos do trabalho coletivo. - Analisar a criatividade no contexto organizacional. Identificar os fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho, através da compreensão dos fenômenos ocorridos no contexto organizacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Comportamento pessoal versus comportamento organizacional |
8 |
2 |
2. Comportamento humano no ambiente de trabalho |
10 |
3 |
3. Administração de Conflitos |
12 |
4 |
4. Trabalho em grupo, equipe e times |
8 |
5 |
5. Liderança, poder e controle |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
50 h |
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Estratégias:AEX/ARM/TG/TI/EDAEX |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
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OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Estudo de caso sobre Teorias Comportamentais |
1,2,3 |
x |
x |
x |
4 |
26/09/2024 |
x |
10/10/2024 |
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Estudo de Caso Liderança |
4 e 5 |
|
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4 |
07/11/2024 |
x |
21/11/2024 |
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Atividade Cultura Organizacional |
1,2,3,4 e 5 |
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2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 316 p. ISBN 978-85-7605-209-8. |
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2 |
ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246. |
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3 |
BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações: a aprendizagem da liderança e da inovação. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522477593. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. Rio de Janeiro Grupo GEN 2015 1 recurso online ISBN 9788522498475. |
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2 |
MOTTA, Fernando C. Prestes; CALDAS, Miguel. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2006. 325 p. ISBN 8522417679 |
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3 |
MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento organizacional. 1. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. (Série A). ISBN 9788580551839. |
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4 |
PEREIRA, Orlindo Gouveia. Fundamentos de comportamento organizacional. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 406 p. ISBN 9723110857 |
|||||||||||
5 |
DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia Constant (org.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2007. 313 p. ISBN 978-85-224-2894-6. |
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6 |
WOOD JÚNIOR, Thomaz. Mudança organizacional. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2004. 334 p. ISBN 8522438277 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |