Uniplac - Graduação - Administração - Comportamento Organizacional - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Dejenane de Souza Monteiro


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Comportamento Organizacional

0-17476

ES

4

80


EMENTA

Novos paradigmas nas organizações. Processos de mudanças. Comportamento humano no ambiente de trabalho: motivação, comprometimento, cultura, clima, liderança, poder e controle. Trabalho em grupo e equipes. Equipes de alto desempenho. Administração de conflitos. Diversidade nas Organizações. Criatividade. Fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho. Bem-estar no trabalho.


OBJETIVO GERAL

Capacitar os alunos na identificação, análise e intervenção em situações e problemas associados ao comportamento humano nas organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Caracterizar o trabalho identificando seus componentes em relação à dimensão humana. - Identificar as características da atitude do trabalhador em relação ao trabalho, no que diz respeito às mudanças organizacionais e a nova morfologia do trabalho. - Analisar a cultura e clima organizacional. - Identificar aspectos que promovem e que obstaculizam a motivação e o comprometimento do contexto laboral. - Identificar como as organizações podem administrar com eficácia a diversidade no ambiente de trabalho. - Descrever as principais teorias da liderança estabelecendo relação com 'poder' e 'controle'. - Analisar aspectos associados à administração de conflitos e às suas principais técnicas. - Descrever as características do trabalho em equipe e em grupo e as especificidades e atributos do trabalho coletivo. - Analisar a criatividade no contexto organizacional. Identificar os fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho, através da compreensão dos fenômenos ocorridos no contexto organizacional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Comportamento pessoal versus comportamento organizacional
1.1 Novos paradigmas nas organizações
1.2 Atitude versus comportamento
1.3 Determinantes psicossociais
1.4 Ambiente e comportamento

8

2

2. Comportamento humano no ambiente de trabalho
2.1 Cultura e Clima
2.2 Motivação e reconhecimento
2.3 Comprometimento
2.4 Processos de mudança

10

3

3. Administração de Conflitos
3.1 Conflito nas organizações
3.2 Fatores geradores
3.3 Abordagens organizacionais para gerenciamento de conflitos

12

4

4. Trabalho em grupo, equipe e times
4.1 Tipos de grupos
4.2 Desenvolvimento dos grupos
4.3 Equipes de alto desempenho

8

5

5. Liderança, poder e controle
5.1 A natureza da liderança
5.2 Estilos de liderança
5.3 O poder e seu significado

12

 

TOTAL DE HORAS

50 h


Estratégias:AEX/ARM/TG/TI/EDAEX


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Estudo de caso sobre Teorias Comportamentais

1,2,3

x

x

x

4

26/09/2024

x

10/10/2024

Estudo de Caso Liderança

4 e 5

4

07/11/2024

x

21/11/2024

Atividade Cultura Organizacional

1,2,3,4 e 5

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 316 p. ISBN 978-85-7605-209-8.

2

ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246.

3

BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações: a aprendizagem da liderança e da inovação. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522477593.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. Rio de Janeiro Grupo GEN 2015 1 recurso online ISBN 9788522498475.

2

MOTTA, Fernando C. Prestes; CALDAS, Miguel. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2006. 325 p. ISBN 8522417679

3

MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento organizacional. 1. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. (Série A). ISBN 9788580551839.

4

PEREIRA, Orlindo Gouveia. Fundamentos de comportamento organizacional. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 406 p. ISBN 9723110857

5

DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia Constant (org.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2007. 313 p. ISBN 978-85-224-2894-6.

6

WOOD JÚNIOR, Thomaz. Mudança organizacional. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2004. 334 p. ISBN 8522438277

obs:

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