PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Ciro Antonio Fernandes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teoria Geral da Administração I |
0-17479 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
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Introdução à Administração. Os primórdios da administração. Abordagens da administração: clássica; humanística, estruturalista; neoclássica. Administração por Objetivos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar uma ampla visão da administração em seu processo de formação, constituição e evolução, e apresentar os princípios, conceitos e definições das diversas correntes do pensamento administrativo no campo das organizações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Definir e destacar o papel da Administração nas organizações, e a sua relação como campo de estudo da TGA. 2. Apresentar as principais contribuições dos Filósofos, da Igreja Católica, da Organização Militar, da Revolução Industrial e dos Economistas Liberais à Administração. 3. Apresentar os fundamentos e princípios da Administração Científica e a sua preocupação com a 4. Apresentar as primeiras tentativas de aplicação de conceitos da Psicologia à Administração; de organização como um sistema social, cooperativo e racional. 5. Mostrar as origens do Modelo Burocrático de Organização, suas características, vantagens, disfunções e interação com o ambiente. 6. Mostrar o ecletismo da Teoria Neoclássica, sua preocupação com as pessoas, os objetivos e resultados. 7. Apresentar as origens da Administração por Objetivos; definir suas principais características e critérios para fixação de objetivos e relações destes com a Administração, caracterizando o planejamento estratégico e o planejamento tático; analisar o ciclo da Administração por Objetivos e descrever segundo ela, o desenvolvimento de executivos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação e discussão do plano de ensino. Questões para sondagem de conhecimentos de fundamentos teóricos da administração e para reflexões sobre contextos gerais. |
2 |
2 |
O papel da Administração nas organizações, e a sua relação como campo de estudo da TGA. Introdução à Teoria Geral da Administração. |
6 |
3 |
Primórdios da Administração: Antecedentes Históricos da Administração; A Influência dos Filósofos, da Organização da Igreja Católica, da Organização Militar, da Revolução Industrial, e dos Economistas Liberais. |
8 |
4 |
Abordagem Clássica da Administração. |
6 |
5 |
Abordagem Humanística da Administração. |
8 |
6 |
Abordagem Estruturalista da Administração. |
8 |
7 |
Teoria Estruturalista da Administração: Origens; A Sociedade de Organizações; Análise e Tipologia das Organizações; Objetivo, Ambiente e Conflitos Organizacionais; Sátiras à Organização. |
8 |
8 |
Abordagem Neoclássica da Administração. |
8 |
9 |
Administração por Objetivos. |
7 |
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TOTAL DE HORAS |
61 h |
Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. |
Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
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OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação de conteúdo 1 |
1 a 4 |
x |
x |
x |
5.00 |
16/09/2024 |
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Avaliação de conteúdo 2 |
5 a 9 |
x |
x |
x |
5.00 |
27/11/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788597012460. |
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2 |
FAYOL, Henri. Administração industrial e geral: previsão, organizacão, comando, coordenacao, controle. 9. ed. São Paulo: Atlas, 1986. 149 p. |
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3 |
TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de administração científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1995. 109 p. ISBN 85-224-0513-1. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. 654 p. ISBN 9788520436691. |
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2 |
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 633 p. ISBN 8535213481. |
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3 |
GIL, Antonio Carlos. Teoria geral da administração: dos clássicos à pós-modernidade. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597007862. |
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4 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Introdução à administração: edição compacta. São Paulo: Atlas, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788522473069. |
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5 |
ROBBINS, Stephen R. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. 524 p. 22435 ISBN 8502030094 |
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obs:Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão |
Para a atenticação do plano de ensino |